Social Sciences Demography

Education and Work Dynamics

Description

This cluster of papers explores the meaning and significance of work in various contexts, including identity, globalization, education, health, and technology. It delves into the impact of work on individuals, societies, and industries, with a focus on motivation, innovation, and the challenges posed by contemporary technological advancements. The cluster also examines the intersection of work with issues such as socioeconomic paradoxes, local responses to epidemiological overlap, and the dual burden of disease.

Keywords

Work Meaning; Significance; Identity; Globalization; Education; Health; Ecuador; Technology; Motivation; Innovation

Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmacao e a negacao do trabalho constitui um aprofundamento das varias dimensoes ja exploradas pelo autor na obra Adeus ao trabalho, publicada em … Os sentidos do trabalho: ensaio sobre a afirmacao e a negacao do trabalho constitui um aprofundamento das varias dimensoes ja exploradas pelo autor na obra Adeus ao trabalho, publicada em 1995. Com vigor e transparencia Ricardo Antunes analisa o mundo do trabalho de hoje, nas formas contemporâneas de vigencia da centralidade do trabalho ou na multiplicidade de seus sentidos.
Frente a los cambios en el “mundo del trabajo” contemporáneo cuestiones como globalización, desreglamentación, (des)empleo, precarización, entre otras, hacen parte de las preocupaciones de investigadores y profesionales. En ese contexto … Frente a los cambios en el “mundo del trabajo” contemporáneo cuestiones como globalización, desreglamentación, (des)empleo, precarización, entre otras, hacen parte de las preocupaciones de investigadores y profesionales. En ese contexto emergen cuestionamientos sobre la centralidad del trabajo en sus dimensiones social y psicológica, así como los procesos de significación a él asociados. Este artículo presenta y analiza los principales abordajes teóricos identificados en las literaturas internacional y brasileña en el campo de la Psicología que tratan de los significados y de los sentidos, en particular aquellos atribuidos al trabajo. Entre las diferentes bases epistemológicas que dan soporte a los estudios actuales fueron identificadas las siguientes: cognitivista, construccionista, socio-histórica, existencialista y estudios culturales. Las conclusiones explicitan que los conceptos todavía carecen de mayor precisión, de modo que diferentes autores muchas veces adoptan significados y sentidos del trabajo como si ambos fueran el mismo fenómeno.
Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de … Vinte anos de práticas de reflexão, sobre e nos procedimentos de "histórias de vida em formação", permitem fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos de utilização de perspectivas biográficas. O artigo oferece, desse modo, um amplo panorama europeu e internacional de autores que publicaram suas pesquisas nesse âmbito e distingue as histórias de vida como projeto de conhecimento das perspectivas biográficas temáticas a serviço de projetos específicos. Nessa diversidade, porém, depreende-se uma unidade: a preocupação de construir um saber a partir de um trabalho intersubjetivo dos autores dos relatos com os pesquisadores e, por conseguinte, a preocupação de dar ao trabalho sobre e com a subjetividade um estatuto hermenêutico produzindo, no mesmo movimento, um conhecimento do processo de construção de si (self) e dos conhecimentos generalizáveis pelo seu valor de uso.
A classe trabalhadora no século XXI, em plena era da globalização, é mais fragmentada, mais heterogênea e ainda mais diversificada. Pode-se constatar, neste processo, uma perda significativa de direitos e … A classe trabalhadora no século XXI, em plena era da globalização, é mais fragmentada, mais heterogênea e ainda mais diversificada. Pode-se constatar, neste processo, uma perda significativa de direitos e de sentidos, em sintonia com o caráter destrutivo do capital vigente. O sistema de metabolismo, sob controle do capital, tornou o trabalho ainda mais precarizado, por meio das formas de subempregado, desempregado, intensificando os níveis de exploração para aqueles que trabalham. Esse processo é bastante distinto, entretanto, das teses que propugnam o fim do trabalho. Este texto explora alguns dos significados e das dimensões das mudanças que vêm ocorrendo no mundo do trabalho.
Os debates sobre racionalidade e seus conceitos são clássicos em administração. Em contrapartida, os estudos sobre os significados e os sentidos atribuídos ao trabalho, na psicologia, são da década de … Os debates sobre racionalidade e seus conceitos são clássicos em administração. Em contrapartida, os estudos sobre os significados e os sentidos atribuídos ao trabalho, na psicologia, são da década de 1970. Ao estudar os sentidos do trabalho, os autores não têm se remetido à questão das racionalidades instrumental e substantiva, mas priorizado a identificação daquilo que caracteriza um trabalho com sentido. Neste ensaio teórico, tem-se como pressuposto que os sentidos atribuídos ao trabalho estão relacionados aos tipos de racionalidades presentes na sociedade e nas organizações de trabalho. Pretende-se, assim, identificar aproximações entre os traços que caracterizam os sentidos atribuídos ao trabalho e as racionalidades instrumental e substantiva. Apresentam-se elementos que caracterizam os sentidos do trabalho com base em referências da psicologia, enfocando as pesquisas de Morin (1996, 2001), bem como estudos que caracterizam os traços constitutivos das racionalidades em questão, tradicionalmente estudados na administração, com ênfase em Serva (1993, 1996, 1997a, 1997b). Essa tentativa de articulação possibilitou também o desenvolvimento da concepção de sentidos do trabalho do tipo instrumental e do trabalho do tipo substantivo; destacando-se que há uma imbricação entre ambos os tipos de sentidos nas organizações.
Ao longo do processo civilizatório, o trabalho adquiriu significados diversos para a humanidade, assumindo formas peculiares de organização e materialidade de acordo com o contexto histórico. Na sociedade contemporânea, o … Ao longo do processo civilizatório, o trabalho adquiriu significados diversos para a humanidade, assumindo formas peculiares de organização e materialidade de acordo com o contexto histórico. Na sociedade contemporânea, o trabalho tende a ocupar um lugar central na vida das pessoas. Com base no pressuposto de que os estudos sobre o trabalho fundamentam-se na atual concepção do trabalho moderno associado ao âmbito das empresas, propôs-se, na presente pesquisa, investigar qual(is) o(s) sentido(s) que indivíduos atuantes em organizações fora do enclave do mercado - mais especificamente em organizações de cultura popular - atribuem ao trabalho. Para responder ao problema posto, utilizou-se o método qualitativo, mais propriamente a história oral, mediante entrevista narrativa com a dirigente de uma organização de cultura popular afro-brasileira. Encontraram-se indícios de que há uma possibilidade de trabalho distinta do modelo empresarial e de que categorias como espiritualidade, resistência, cidadania podem explicar seu sentido. O trabalho, para a protagonista da história pesquisada, é uma atividade autodeterminada, externa à relação dinheiro-mercadoria, que gera realização pessoal e da comunidade onde mora/trabalha.
O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente … O objetivo deste trabalho foi comparar as representações sociais de dois grupos de estudantes adolescentes, respectivamente dos períodos diurno e noturno, sobre o trabalho, a associação trabalho-estudo e o adolescente trabalhador. Participaram da pesquisa 724 estudantes do ensino médio público de São Paulo, de ambos os sexos, entre 14 e 18 anos, trabalhadores e não trabalhadores. A coleta de dados consistiu na técnica de evocações livres, que utilizou os termos indutores "trabalho", "trabalhar e estudar" e "adolescente trabalhador". Foi realizada uma análise estrutural das representações, a partir da qual foram formuladas hipóteses de centralidade dos conteúdos das representações. Entre os principais resultados destacaram-se: a ancoragem do termo "trabalho" em significados concretos do dia-a-dia, entre os estudantes do período noturno; e em conteúdos morais nos dois grupos; o predomínio de elementos centrais negativos associados à relação trabalho-estudo entre os estudantes do período noturno; e a imagem positiva do adolescente trabalhador em ambos os grupos.
Neste estudo, apresentam-se abordagens de grandes estudiosos da educação dos últimos anos, discutindo-se os pressupostos da docência reflexiva neste novo século. Com ênfase na área profissional da enfermagem, são mostradas … Neste estudo, apresentam-se abordagens de grandes estudiosos da educação dos últimos anos, discutindo-se os pressupostos da docência reflexiva neste novo século. Com ênfase na área profissional da enfermagem, são mostradas as tendências de formação, atuação e desenvolvimento de professores, quanto aos saberes e competências exigidos, a prática docente e aspectos da educação reflexiva do professor de enfermagem no Brasil. A análise da literatura, além do aprofundamento dos conhecimentos sobre a temática, permitiu desvelar a necessidade urgente de revitalização da docência universitária no enfoque reflexivo, com vistas a tornar os professores mais comprometidos e competentes para o exercício da sua profissão.
http://dx.doi.org/10.5902/198464448998 O artigo discute a tendência do trabalho da sociedade capitalista no contexto da reestruturação produtiva contemporânea, argumentando a favor da perspectiva que sustenta a tendência de aumento e consolidação … http://dx.doi.org/10.5902/198464448998 O artigo discute a tendência do trabalho da sociedade capitalista no contexto da reestruturação produtiva contemporânea, argumentando a favor da perspectiva que sustenta a tendência de aumento e consolidação da forma de trabalho imaterial como modo hegemônico na sociedade do conhecimento. Discorre sobre as formas do trabalho no setor de serviços e discute as diversas formas do trabalho imaterial na sociedade atual. Por fim discute o trabalho docente como uma forma de trabalho imaterial que está relacionada com aspectos subjetivos e emocionais da identidade docente. É um texto de discussão teórica sobre o trabalho docente no contexto atual do capitalismo.
The present study was designed to ascertain the effect of a sabbatical year on teachers' professional identity, feelings of job burnout and intentions to leave either their workplace or the … The present study was designed to ascertain the effect of a sabbatical year on teachers' professional identity, feelings of job burnout and intentions to leave either their workplace or the profession. The sample was drawn from those members of the Israel primary school teacher population who were eligible to be on a sabbatical during the 1991‐92 school year. The subjects filled out survey questionnaires before and after taking their sabbaticals. The findings indicate that a sabbatical in conjunction with a professional training programme had great impact on strengthening the teachers' professional image, and reducing their feelings of job burnout and intentions to leave their workplace or profession.
Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de … Este estudo objetivou conhecer a experiência de adolescentes em processo de inserção laboral. Participaram 10 adolescentes, de ambos os sexos, com idades entre 15 e 16 anos, em contrato de aprendizagem em empresa pública. Foi utilizada uma abordagem qualitativa, com aplicação de questionário biosociodemográfico e grupos focais. Criaram-se quatro categorias temáticas: ser adolescente, aprendiz versus trabalhador, significado do trabalho e futuro profissional. Constatou-se indiferenciação entre os papéis de trabalhador e aprendiz. A experiência de aprendizagem foi percebida como situação privilegiada para a formação profissional. Expectativas acerca do futuro laboral revelaram insegurança e desinformação quanto ao mercado de trabalho. Evidenciou-se a importância da experiência para a construção da identidade de trabalhador e da realização de programas de acompanhamento junto a adolescentes aprendizes.
En Chile, según lo establecido en el Código Sanitario en 1997 y en la Norma General Administrativa N° 19 del año 2007, la enfermera es la responsable de la gestión … En Chile, según lo establecido en el Código Sanitario en 1997 y en la Norma General Administrativa N° 19 del año 2007, la enfermera es la responsable de la gestión del cuidado, es decir, debe asumir el rol de gestora de los cuidados y como tal se le atribuye una serie de funciones y atribuciones.El objetivo de este artículo es destacar la importancia de algunos aspectos necesarios para ejercer el rol de
Abstract Students tend to comprehend little and lose focus of classroom instruction when their teachers fail to use instructional strategies that match students’ learning styles. Differentiated instruction can alleviate or … Abstract Students tend to comprehend little and lose focus of classroom instruction when their teachers fail to use instructional strategies that match students’ learning styles. Differentiated instruction can alleviate or eliminate this disengagement. This article describes a case involving a child having difficulty learning and shows how differentiated instruction was used to help this student learn. The author describes the theories on which differentiated instruction is based and provides practical strategies teachers can use to implement this method of teaching.
Neste trabalho se discute como os docentes têm sido vistos e posicionados especialmente pelos discursos educacionais das últimas décadas, analisando-se como têm sido definidas a sua situação ocupacional e a … Neste trabalho se discute como os docentes têm sido vistos e posicionados especialmente pelos discursos educacionais das últimas décadas, analisando-se como têm sido definidas a sua situação ocupacional e a profissionalização do ponto de vista dos estudos do campo educacional. Discute-se a identidade em relação às posições de sujeito, que são atribuídas aos professores e às professoras no exercício de suas funções em contextos laborais concretos, e, ainda, em relação ao conjunto das representações postas em circulação pelos discursos relativos aos modos de ser e agir dos professores e professoras no exercício de suas funções. Exploram-se os argumentos quanto aos modelos de profissionalismo que transitam como mais ou menos adequados e debatem-se possíveis implicações desses modelos na construção das identidades docentes. Busca-se, também, mostrar como as reestruturações educativas das últimas décadas, ao estimular certos modelos de profissionalismo, constroem identidades docentes mais ou menos articuladas aos objetivos últimos das reformas, e assim procurar revelar contradições, avanços, limites e possibilidades em cada um deles. Por fim, discutem-se alguns aspectos teórico-metodológicos para investigações sobre a identidade docente, indicando que um dos caminhos produtivos para a pesquisa nesse campo pode ser a busca das diferenças, das descontinuidades, das divisões dessa categoria, privilegiando as narrativas dos professores e das professoras acerca de si mesmos e de seus contextos de trabalho.
We conducted a survey-based study on the meaning of work of some 1500 mid-level professional employees in private and public organizations in eight countries. Using the country clustering described in … We conducted a survey-based study on the meaning of work of some 1500 mid-level professional employees in private and public organizations in eight countries. Using the country clustering described in the GLOBE series of studies and the theoretical framework of the Meaning of Work study, five hypotheses were tested. The study found support for the universal valuation of work and family as major life domains and the relative importance of leisure, religion, and community involvement. Work centrality was related in differentiated ways to performance orientation, assertiveness, and humane orientation indices. Extrinsic and intrinsic work goals differed and were related to country clustering. The report concludes with implications for the theory and practice of human resource development and offers suggestions for further research.
O artigo apresenta uma breve revisão da literatura sobre sentidos e significados que trabalhadores atribuem aos seus trabalhos e identifica perspectivas teóricas que diferenciam sentidos e significados, em contrapartida a … O artigo apresenta uma breve revisão da literatura sobre sentidos e significados que trabalhadores atribuem aos seus trabalhos e identifica perspectivas teóricas que diferenciam sentidos e significados, em contrapartida a outras que os tratam como um único fenômeno. Foi possível demonstrar que trata-se de temática ainda pouco explorada e cuja maioria dos estudos está baseada nas investigações desenvolvidas pelo Meaning of Work International Research Team ([MOW], 1987) e, mais recentemente, por Morin (2001). As variáveis adotadas nas pesquisas do fenômeno no Brasil advêm, predominantemente, dos trabalhos do MOW e são a centralidade do trabalho, as normas sociais do trabalho e os resultados valorizados do trabalho. Verifica-se a importância da multidisciplinaridade para a compreensão da atribuição de sentidos e significados do trabalho pelos sujeitos dado que se trata de um construto psicológico multidimensional e dinâmico, e que resulta da interação entre variáveis pessoais e ambientais relacionadas ao trabalho.
This article explores the impact of the World Trade Center disaster on the meanings that people attach to their work. In the wake of the attacks, several examples of people … This article explores the impact of the World Trade Center disaster on the meanings that people attach to their work. In the wake of the attacks, several examples of people changing occupations appeared in the media. An analysis of people’s need for increased meaning in their work, and their exodus into work that they view as a calling, is given. It appears that for many, the disaster served to focus attention on what their work was contributing to the wider world. As a result, thousands of people in the United States have decided to pursue different careers.
Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o sentido do trabalho para as pessoas com deficiência (PcD). Optou-se por adotar a perspectiva da psicologia social para compreender a produção de … Esta pesquisa tem o objetivo de analisar o sentido do trabalho para as pessoas com deficiência (PcD). Optou-se por adotar a perspectiva da psicologia social para compreender a produção de sentidos relacionados ao trabalho devido à sua relação com a produção da subjetividade dos sujeitos. A dimensão do trabalho como realidade social, como bem afirma Dejours (2004), é essencial à atividade humana, contribuindo para a satisfação de necessidades não apenas econômicas, mas também psicológicas e sociais. Para as PcD, o estudo dessa atribuição de sentidos se torna instigante, visto que o trabalho tem sido considerado uma importante via de inclusão social dessas pessoas na sociedade. Para o desenvolvimento da pesquisa qualitativa que deu origem a este artigo, optou-se pela aplicação do método de análise das práticas discursivas, cujos pressupostos ontológicos e epistemológicos estão ancorados na abordagem sociocontrucionista descrita por Spink (2004). Adotou-se a pesquisa qualitativa para a compreensão da produção de sentidos, com a análise das práticas discursas. O construcionismo social foi utilizado como método da pesquisa. Foram realizadas entrevistas em profundidade com pessoas com deficiência inseridas no mercado de trabalho escolhidas por meio da técnica bola de neve. Para o procedimento, realizou-se uma adaptação do recurso dos mapas de associação de ideias utilizados por Spink (1999). A análise dos resultados permitiu a elaboração das categorias que revelam os sentidos do trabalho para as pessoas com deficiência, entre as quais se destacam o trabalho como meio de sobrevivência, a necessidade de ser útil à sociedade, de garantia da independência financeira e pessoal. Observou-se, nas produções discursivas, a centralidade do trabalho na vida de todos eles, estando, para alguns, mais relacionado à sobrevivência e, para outros, à inserção social. As vivências no trabalho estão relacionadas ao sentimento de capacidade e utilidade para com a sociedade. Este trabalho permitiu compreender que as regularidades encontradas nos repertórios discursivos remetem o sentido do trabalho para o exercício pleno de cidadania.
The extent of role conflict, role ambiguity, and role overload reported by middle managers from 21 nations was related to national scores on power distance, individualism, uncertainty avoidance, an... The extent of role conflict, role ambiguity, and role overload reported by middle managers from 21 nations was related to national scores on power distance, individualism, uncertainty avoidance, an...
123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 NOTAS E INFORMACOES 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 123456789012345678901234567890121234567890123456789012345678901212 NOTAS E INFORMACOES
O artigo discute como a reestruturação produtiva do trabalho bancário afetou os modos de trabalhar e de ser dos trabalhadores de uma centenária instituição bancária pública que implementou Programas de … O artigo discute como a reestruturação produtiva do trabalho bancário afetou os modos de trabalhar e de ser dos trabalhadores de uma centenária instituição bancária pública que implementou Programas de Apoio à Demissão Voluntária como uma das novas ferramentas de gestão. Trata-se de um estudo de caso que investigou 104 trabalhadores dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina que aderiram à terceira edição de um desses Programas, ocorrido na empresa em 2001, além de cinco gestores e três funcionários da área de Recursos Humanos da empresa diretamente envolvidos com os Programas ou com os desligados. A coleta de dados deu-se através de questionário, entrevistas individuais semi-estruturadas e fontes documentais. Os dados coletados foram submetidos à análise de conteúdo. Os resultados da pesquisa indicam que a reestruturação produtiva do trabalho bancário demarca a passagem de uma cultura de estabilidade e segurança para uma cultura de instabilidade e insegurança que afeta os modos de trabalhar e de ser dos bancários. O investimento que a empresa deseja, por parte dos sujeitos do trabalho diz, portanto, de uma mobilização subjetiva total e incondicional ao seu projeto e aos objetivos de lucratividade.
Este artigo tem a intenção de refletir sobre o uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil como teoria e método, e como tal, o papel que vem desempenhando para a … Este artigo tem a intenção de refletir sobre o uso da psicodinâmica do trabalho no Brasil como teoria e método, e como tal, o papel que vem desempenhando para a compreensão das relações entre a saúde mental e o trabalho. Trata-se de uma abordagem preliminar e exploratória, que teve como base 79 artigos, dissertações, teses e outras publicações que apontam o modo como a psicodinâmica do trabalho vem sendo referenciada. Observa-se que, na grande maioria das vezes, a psicodinâmica é usada apenas como referencial teórico, sem terem sido seguidos os passos propostos no método para a investigação. Considera-se que, apesar de suas categorias teóricas serem amplamente utilizadas por pesquisadores brasileiros, ainda há um grande desconhecimento da potencialidade que oferece esse instrumento, enquanto método e possível prática, para o avanço do conhecimento neste campo de pesquisa e sua aplicação.
Este artigo traz algumas questões para o debate sobre as relações entre trabalho e subjetividade. Nessa perspectiva o trabalho é aquilo que implica, do ponto de vista humano, o fato … Este artigo traz algumas questões para o debate sobre as relações entre trabalho e subjetividade. Nessa perspectiva o trabalho é aquilo que implica, do ponto de vista humano, o fato de trabalhar: gestos, saber-fazer, um engajamento do corpo, a mobilização da inteligência, a capacidade de refletir, de interpretar e de reagir às situações; é o poder de sentir, de pensar e de inventar. O real do trabalho sempre se manifesta afetivamente para o sujeito, aí se estabelece uma relação primordial de sofrimento, experimentada pelo sujeito, corporificada. Trabalhar é preencher a lacuna entre o prescrito e o real. Por isto é que uma parte importante do trabalho efetivo permanece na sombra, não podendo, então, ser avaliado. Outra questão abordada é sobre os acordos firmados entre os trabalhadores no seio do coletivo, de uma equipe ou de um ofício, que têm sempre uma vetorização dupla: de uma parte, um objetivo de eficácia e de qualidade do trabalho; de outra parte, um objetivo social. É proposta também uma discussão entre a teoria psicodinâmica do trabalhar, onde a centralidade do trabalho é um dos seus alicerces e a teoria psicanalítica onde esta questão não é abordada diretamente.
Num primeiro momento, o artigo caracteriza, em suas linhas básicas, os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação que, nas suas origens, se manifestava na forma de plena identidade. Mostra, em seguida, … Num primeiro momento, o artigo caracteriza, em suas linhas básicas, os fundamentos histórico-ontológicos da relação trabalho-educação que, nas suas origens, se manifestava na forma de plena identidade. Mostra, em seguida, como, não obstante a indissolubilidade da referida relação, se manifestou na história o fenômeno da separação entre trabalho e educação. No terceiro momento aborda o tortuoso e difícil processo de questionamento da separação e restabelecimento dos vínculos entre trabalho e educação que vem marcando a sociedade moderna. Finalmente, esboça a conformação do sistema de ensino sob a égide do trabalho como princípio educativo, concluindo com a discussão do controvertido tema da educação politécnica.
O estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de formação acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, … O estudo tem como objetivo a compreensão do trabalho docente como um aprofundamento teórico-metodológico orientador da atividade de formação acadêmica e continuada de professores. Discute-se a natureza do trabalho docente, sustentando a sua particularidade, caracterizada por uma certa autonomia e denotando a importância da formação do professor para o exercício da prática pedagógica. A interpretação do trabalho docente foi empreendida através das categorias significado - finalidade dessa atividade fixada socialmente - e sentido do trabalho realizado pelo professor. A ruptura entre significado e sentido torna seu trabalho alienado, comprometendo ou descaracterizando a atividade docente.
Desde meados dos anos 1950, pesquisadores têm buscado, por diferentes metodologias, compreender o significado atribuído ao trabalho pelas pessoas em diferentes países. Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning … Desde meados dos anos 1950, pesquisadores têm buscado, por diferentes metodologias, compreender o significado atribuído ao trabalho pelas pessoas em diferentes países. Os resultados obtidos por pesquisadores do grupo Meaning of Work International Research Team ([MOW], 1987) mostraram que o trabalho pode assumir desde uma condição de neutralidade até de centralidade na identidade pessoal e social. O objetivo desta pesquisa é apresentar dados qualitativos sobre os sentidos do trabalho para jovens executivos brasileiros, a partir da abordagem desenvolvida por Morin (2002). Os resultados preliminares desta pesquisa indicam, para a amostra pesquisada, que o trabalho é essencial na vida das pessoas. O principal sentido apontado por este grupo é que o trabalho permite a sobrevivência. Além disso, os dados desta pesquisa indicam que valores como variedade na natureza das tarefas, aprendizagem, autonomia, reconhecimento e segurança também são fundamentais para que o trabalho tenha sentido.
Este artigo propõe uma reflexão sobre as transformações na formação profissional em saúde, tendo como referência as competências do setor da saúde e da educação no ordenamento dos profissionais em … Este artigo propõe uma reflexão sobre as transformações na formação profissional em saúde, tendo como referência as competências do setor da saúde e da educação no ordenamento dos profissionais em consonância com a construção do Sistema Único de Saúde e de suas políticas, na perspectiva da Estratégia Saúde da Família. O texto enfoca avanços na formulação da política de recursos humanos em saúde no Brasil, no que diz respeito à reorganização das instituições de ensino superior e às oportunidades de reorientação de novos modelos pedagógicos no desenvolvimento de profissionais de saúde conhecedores dos problemas sociais e de saúde da população, capazes de intervir na reorganização do setor. Neste sentido, contribui com discussões na área de recursos humanos em saúde, oferecendo subsídios à reflexão da formação profissional para o Sistema Único de Saúde/Estratégia Saúde da Família.
Este artigo focaliza uma pesquisa que teve por objetivo identificar as representações da identidade docente construídas por professores da rede pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro frente aos … Este artigo focaliza uma pesquisa que teve por objetivo identificar as representações da identidade docente construídas por professores da rede pública de ensino fundamental do Rio de Janeiro frente aos desafios postos à escola na contemporaneidade. Optou-se pela abordagem estrutural das representações proposta por Abric. Os dados foram coletados por meio de um teste de associação de palavras com justificativa e tratados utilizando o software EVOC. Participaram do estudo 248 professores, 123 de 1ª a 4ª série e 125 de 5ª a 8ª. Os resultados indicaram diferenças significativas entre as representações dos dois grupos, refletidas nas configurações de seus núcleos centrais: no 1º. grupo (1ª a 4ª série) o núcleo é constituído por um único elemento -dedicação -, embora na periferia próxima apareça o termo cansativo; e no 2º. (5ª a 8ª série), são destacados os termos dificuldades e luta. Concluiu-se que os professores de 1ª a 4ª série parecem atribuir à sua identidade um sentido tradicionalmente associado à função docente, enquanto para os de 5ª a 8ª, ser professor hoje é lutar cotidianamente contra as inúmeras dificuldades que se interpõem entre ele e seus alunos.
Teaching-learning is a never-ending journey of giving-receiving in coming-to-know. The purposes of this column are to distinguish among the traditional and human becoming paradigms of teaching-learning, and to set forth … Teaching-learning is a never-ending journey of giving-receiving in coming-to-know. The purposes of this column are to distinguish among the traditional and human becoming paradigms of teaching-learning, and to set forth the essences, paradoxes, and processes of a human becoming teaching-learning model.
O trabalho representa um valor importante nas sociedades ocidentais contemporâneas, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sobre sua satisfação e sua produtividade. Compreender os sentidos … O trabalho representa um valor importante nas sociedades ocidentais contemporâneas, exercendo uma influência considerável sobre a motivação dos trabalhadores, assim como sobre sua satisfação e sua produtividade. Compreender os sentidos do trabalho hoje é um desafio importante para os administradores, tendo em vista as múltiplas transformações que têm atingido as organizações e os "mundos do trabalho". O objetivo deste artigo é determinar, identificar e comentar as características que o trabalho deveria apresentar a fim de ter um sentido para aqueles que o realizam. Acreditamos que os momentos de transformação organizacional constituem, potencialmente, uma oportunidade para reorganizar o trabalho de tal forma que a qualidade de vida e a eficácia organizacional sejam melhoradas e que as características que se atribuem a um trabalho que tem um sentido possam orientar as decisões e as intervenções dos responsáveis pelos processos de transformação organizacional.
O contexto produtivo contemporâneo vem passando por transformações significativas, afetando tanto as relações concretas, como as formas de ser dos sujeitos aí incluídos/excluídos. Tais transformações apontam para a necessidade de … O contexto produtivo contemporâneo vem passando por transformações significativas, afetando tanto as relações concretas, como as formas de ser dos sujeitos aí incluídos/excluídos. Tais transformações apontam para a necessidade de buscar estratégias de investigação capazes de apreender as complexas relações entre as dimensões subjetivas e objetivas do trabalho contemporâneo, sendo este o objetivo do presente artigo. Inicialmente, discute-se teoricamente os sentidos do trabalho e, depois, suas articulações com os processos identitários contemporâneos. Logo são apresentadas quatro investigações com diferentes coletivos de trabalhadores, a primeira com operários industriais, as outras com trabalhadores em situações precárias: ex-trabalhadores públicos, trabalhadores informais e cooperados. As pesquisas tiveram seu foco nas trajetórias ocupacionais e nos sentidos atribuídos ao trabalho pelos entrevistados e utilizaram como principal instrumento para coleta das informações a entrevista semi-estruturada. A investigação das trajetórias dos trabalhadores privilegiou sua dimensão temporal (passado, presente e futuro), considerando sua inserção laboral e os sentidos do trabalho. A análise dessas experiências de pesquisa permitiu tecer algumas considerações sobre as trajetórias identitárias enquanto estratégia de investigação capaz de ressignificar instrumentos tradicionais de pesquisa de modo a captar o caráter processual da condição humana e as configurações do trabalho contemporâneo (flexível, rápido, precário etc.).
Este estudo inscreve-se na área saúde e sociedade, subárea processo de trabalho e conhecimento em saúde e como estudo da força de trabalho - o elemento humano do trabalho - … Este estudo inscreve-se na área saúde e sociedade, subárea processo de trabalho e conhecimento em saúde e como estudo da força de trabalho - o elemento humano do trabalho - em que se pretendeu compreender o processo de construção da identidade do enfermeiro, a partir do cotidiano de trabalho. Trata-se de pesquisa qualitativa. O referencial primário foi de Berger e Luckmann e Agnes Heller. Desenvolvemos este estudo num hospital da rede pública de serviços do município de Cuiabá, MT. Este estudo nos mostrou que o enfermeiro é um ser que se constrói no tempo, no espaço e nas relações do cotidiano, essencialmente. Ser enfermeiro é ser em percepções e expressões sensíveis mais ou menos materializáveis. O modo de ser enfermeiro indica suas formas materiais, sensitivas e expressivas, conformadas no tempo, no espaço, nas relações e representando a conjunção do ser e suas percepções/expressões.
For improving the quality of teaching in higher education, besides the organisational focus or the result-oriented and momentary evaluations, attention can be paid to teachers and their 'teaching processes'. With … For improving the quality of teaching in higher education, besides the organisational focus or the result-oriented and momentary evaluations, attention can be paid to teachers and their 'teaching processes'. With this in mind, the information systems quality (ISQ) laboratory developed a process-oriented model that offered teachers a systematic and incremental way for superior teaching excellence. The model, which is termed teaching capability maturity model (T-CMM), is an application of total quality management and the software CMM/CMMI. However, unlike the CMM/CMMI, which is for organisations, the ISQ's T-CMM is designed for individual teachers. Due to its novelty and interdisciplinary nature, the model is reviewed introductorily and its applied concepts and design examined, as well as evaluated in comparison with existing teaching methods. In summarising the roles of the T-CMM in teaching quality management, its value has been highlighted, for serving as a portable quality profile for teachers in pursuing their individual teaching careers.
Observamos o desaparecimento de empregos permanentes e o aparecimento de novas tecnologias e formas inovadoras de organização do trabalho. Ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta … Observamos o desaparecimento de empregos permanentes e o aparecimento de novas tecnologias e formas inovadoras de organização do trabalho. Ao mesmo tempo em que milhares de pessoas sofrem pela falta de uma vaga, outras sofrem pelo fato de terem que trabalhar excessivamente. Construir, ou reconstruir, os sentidos do trabalho é projeto de renovada importância, tanto para os profissionais como para as empresas.
Objective to synthesize the scientific literature about the Theory of Meaningful Learning in the process of teaching and learning in nursing. Method this is an integrative review conducted in the … Objective to synthesize the scientific literature about the Theory of Meaningful Learning in the process of teaching and learning in nursing. Method this is an integrative review conducted in the databases MEDLINE, LILACS, SciELO, BDENF and CINAHL with studies addressing the subject or aspects of the theory of meaningful learning of David Ausubel. Ten studies were included, from which six were written in Portuguese and four in English, published from 1998 to 2013. Results five studies used the theory of meaningful learning, four studies cited Ausubel as the author of this theory and only two studies followed the framework for the application of the theory completely. There are only a few studies on this subject and those which explore it are not correlated with Ausubel's theory. Conclusion it is necessary to break with the dichotomy between theory and practice and promote the articulation of content with action, introducing the student as the author of their own knowledge.
New global confi gurations produce different modifi cations on work, routine and information management procedures.The home-offi ce, work made from home, is among new work strategies that arose in 1970's, … New global confi gurations produce different modifi cations on work, routine and information management procedures.The home-offi ce, work made from home, is among new work strategies that arose in 1970's, which achieved greater prominence in recent years.This paper aims to understand aspects of work and psychosocial variables surrounding 74 professionals (M= 38.2 e SD= 8.8) that reported to work or have worked in home-offi ce.Participants answered an online questionnaire with open and closed questions, which responses were analyzed with content analysis and frequency.Results show that 62 participants worked from home-offi ce at the moment of the research, being the main advantage of this model of work the fl exibility of hours and the most recurrent disadvantage was the lack of socialization.Participants cited problems in professional and personal terms, such as implications for health and family life and
This article was written when, in the field of work studies, the tayloristic idea of work still dominated and the hypothesis of encountering the live presents of an individual- of … This article was written when, in the field of work studies, the tayloristic idea of work still dominated and the hypothesis of encountering the live presents of an individual- of subjectivity - in the work place could appear as a paradox. It focuses on work as place of debate, a space always possible to negociate where execution does not exist, but use and the individual in his totality is invited into the activity. As such, work always involves the use of onself. There is use of oneself by others since work is, in part, determined by norms, prescriptions and values historically constituted. Also, there is also use of oneself by oneself, because the workers renormalize the prescriptions and create singular strategies to confront the challenges of their surroundings. This contradictory tension can only be aprehended in research that articulates and requestions the knowledge of researchers with the experience of the workers.
Developments in medical education in Sub-Saharan Africa over the past 100 years have been characterized by the continent's unique history. During the first half of the 20th century, the Europeans … Developments in medical education in Sub-Saharan Africa over the past 100 years have been characterized by the continent's unique history. During the first half of the 20th century, the Europeans effectively installed medical education in their African colonies. The years 1950 to 1960 were distinguished by successful movements for independence, with new governments giving priority to medical education. By 1980, there were 51 medical schools in Sub-Saharan Africa. The period from 1975 to 1990 was problematic both politically and economically for Sub-Saharan Africa, and medical schools did not escape the general difficulties. War, corruption, mounting national debts, and political instability were characteristics of this period. In many countries, maintaining medical school assets—faculty members, buildings, laboratories, libraries—became difficult, and emigration became the goal of many health professionals. In contrast, the past 20 years have seen rapid growth in the number of medical schools in Sub-Saharan Africa. Economic growth and political stability in most Sub-Saharan African countries augur well for investment in health systems strengthening and in medical education. There are, nonetheless, major problem areas, including inadequate funding, challenges of sustainability, and the continuing brain drain. The 20th century was a time of colonialism and the struggle for independence during which medical education did not advance as quickly or broadly as it did in other regions of the world. The 21st century promises a different history, one of rapid growth in medical education, leading to better care and better health for the people of Africa.
Ongoing developments in educational technologies place increasing demands on teachers who have to make decisions on a daily basis concerning how, when, and where to make use of technologies in … Ongoing developments in educational technologies place increasing demands on teachers who have to make decisions on a daily basis concerning how, when, and where to make use of technologies in classrooms. Building on results from the Danish project Technucation, this paper argues that there is a marked need for a teacher-specific version of the technological literacy developed by the International Technology Education Association (ITEA). ITEA defines technological literacy as the ability to 'use, manage, assess, and understand technology'. The Technucation project found that teachers were not simply in need of knowledge about how to manage technical challenges, they would also benefit from awareness of how new technologies change relations, identities, and complex power structures. The paper explicitly addresses this issue of the new skills and analytic capabilities that teachers need in order to engage effectively with technological development. The type of enhanced technological literacy teachers may benefit from is represented in the paper through its presentation of the TECS-model, developed in the course of the Technucation project: hands-on skills in handling Technology (T); capability to analyse changes in Engaged relationships (E); capability to analyse Complex power-informed pathways (C); and capability to analyse long-term Shifts in professional identities (S). The paper argues that attention to all of these areas should be included in the education of technological literacy to pre-service teachers.
Nowadays, we have experienced the repercussions of a civilization that constantly undergoes significant changes in the personal and professional scope.Precarization and intensification in work has become a total social phenomenon, … Nowadays, we have experienced the repercussions of a civilization that constantly undergoes significant changes in the personal and professional scope.Precarization and intensification in work has become a total social phenomenon, as it affects society as a whole, affecting the meaning of work in several dimensions.This bibliographic research presents a discussion about the intensification and precarization of the labor activity and its effects on the population.The objective of the research was to analyze bibliographically and understand the characteristics of the work in contemporaneity (precariousness and intensification), as well as the repercussions on employees' lives.The data collected are of a qualitative nature, following the methodological outlines of the bibliographic research.Results show that it is notorious that stress, depression, physical and mental exhaustion, bullying and even suicide are expressions related to intense and precarious work.The intensification and precariousness of labor is a characteristic feature of capitalism and has led to excessive consumption of the physical and mental energies of employees, so it can be seen that the insecurity generated by the fear of unemployment causes people to submit to regimes and contracts of Working low, receiving low wages, risking their life and health in unhealthy and high risk environments, that is, making work a generator of stress and suffering.
Resumo As concepções de trabalho resultam de um processo de criação histórica, no qual seu desenvolvimento e propagação são concomitantes à evolução dos modos e relações de produção, da organização … Resumo As concepções de trabalho resultam de um processo de criação histórica, no qual seu desenvolvimento e propagação são concomitantes à evolução dos modos e relações de produção, da organização da sociedade como um todo e das formas de conhecimento humano. Nesse sentido, considerando as mudanças associadas ao trabalho ao longo da história, este artigo tem por objetivo analisar como estudos atuais de pesquisadores brasileiros enfocam os temas sentido e significado do trabalho, por meio da análise de artigos relacionados aos temas em periódicos da área de Administração do país. Foram selecionados 15 artigos que abordam o tema trabalho, publicados em periódicos associados à base Scientific Periodicals Electronic Library (SPELL), no período de 2008 a 2015. Esses estudos foram submetidos ao método da análise de conteúdo. Os resultados sugerem que o trabalho continua sendo um tema relevante de investigação, dado que constitui um dos valores fundamentais do ser humano e que ainda exerce importante papel com vistas à sua autorrealização e sua subjetividade, bem como contribui para o desenvolvimento de sua identidade.
to analyze the process of professional identity construction in undergraduate nursing students during their education.qualitative research, anchored in the Historical-Cultural framework. Twenty-three undergraduate nursing students took part. Data were collected … to analyze the process of professional identity construction in undergraduate nursing students during their education.qualitative research, anchored in the Historical-Cultural framework. Twenty-three undergraduate nursing students took part. Data were collected through individual interviews, with a semi-structured script. Thematic Analysis was used to analyze the data.the following four themes were obtained, "The subject in movement to become a nurse: from previous experiences to entering the courses"; "The nursing professor in the construction of the undergraduate's professional identity: a two-way mirror"; "Pedagogical relationship: instrument for constructing the student's professional identity" and "Historical-cultural conditions: space for the construction of the student's professional identity".the construction of the students' professional identity is limited to the material conditions of existence, translating appropriation to the intrapsychic scope of elements that occur, first, in the inter-psychological space of interactions. Nursing professors can become a paradoxical mirror, with one face to be imitated and the other, which materializes meanings of a model not to be followed. This construction is also influenced by the conditions of professional practice and university education.
Este texto narra o encontro do autor com o sociólogo Zygmunt Bauman, ocorrido em 2012, e apresenta reflexões teóricas derivadas dessa experiência, especialmente no campo da educação. A partir do … Este texto narra o encontro do autor com o sociólogo Zygmunt Bauman, ocorrido em 2012, e apresenta reflexões teóricas derivadas dessa experiência, especialmente no campo da educação. A partir do conceito de modernidade líquida, são exploradas as tensões entre a educação formal e os saberes informais, os impactos das tecnologias digitais na formação subjetiva e a crise de relevância enfrentada pelas instituições escolares. Destaca-se a contribuição de Bauman ao propor uma educação crítica e sensível às transformações sociais, em diálogo com autores como Gramsci, Bourdieu e Foucault. O texto evidencia não apenas as ideias do pensador, mas também sua postura ética, humana e empática, configurando uma experiência formativa que extrapola os limites da academia.
O ostracismo no local de trabalho constitui uma forma subtil, mas profundamente impactante, de exclusão social, caracterizado pela omissão deliberada de interação e reconhecimento. Ao contrário de formas mais visíveis … O ostracismo no local de trabalho constitui uma forma subtil, mas profundamente impactante, de exclusão social, caracterizado pela omissão deliberada de interação e reconhecimento. Ao contrário de formas mais visíveis de abuso laboral, como o assédio moral, o ostracismo manifesta-se de forma silenciosa, muitas vezes invisível e de difícil identificação, mas com efeitos psicológicos e organizacionais significativos. Esta revisão da literatura, conduzida com recurso a métodos sistemáticos para seleção e análise crítica de artigos relevantes, visa explorar a conceptualização do fenómeno, os seus fundamentos teóricos, manifestações, impactos e estratégias de coping e intervenção. Os resultados apontam para consequências graves ao nível do bem-estar psicológico, desempenho individual e coesão organizacional, reforçando a importância de políticas inclusivas, liderança ética e intervenções culturalmente sensíveis. Conclui-se que a compreensão e combate ao ostracismo laboral exigem uma abordagem integrada, que una perspetivas psicológicas e estratégias organizacionais, com vista à construção de ambientes de trabalho mais humanos, saudáveis e produtivos.
O ostracismo no local de trabalho constitui uma forma subtil, mas profundamente impactante, de exclusão social, caracterizado pela omissão deliberada de interação e reconhecimento. Ao contrário de formas mais visíveis … O ostracismo no local de trabalho constitui uma forma subtil, mas profundamente impactante, de exclusão social, caracterizado pela omissão deliberada de interação e reconhecimento. Ao contrário de formas mais visíveis de abuso laboral, como o assédio moral, o ostracismo manifesta-se de forma silenciosa, muitas vezes invisível e de difícil identificação, mas com efeitos psicológicos e organizacionais significativos. Esta revisão da literatura, conduzida com recurso a métodos sistemáticos para seleção e análise crítica de artigos relevantes, visa explorar a conceptualização do fenómeno, os seus fundamentos teóricos, manifestações, impactos e estratégias de coping e intervenção. Os resultados apontam para consequências graves ao nível do bem-estar psicológico, desempenho individual e coesão organizacional, reforçando a importância de políticas inclusivas, liderança ética e intervenções culturalmente sensíveis. Conclui-se que a compreensão e combate ao ostracismo laboral exigem uma abordagem integrada, que una perspetivas psicológicas e estratégias organizacionais, com vista à construção de ambientes de trabalho mais humanos, saudáveis e produtivos.
The purpose of this research is to evaluate the core competence of Chinese vocational college students' innovation and entrepreneurship leadership. According to the evaluation results, the researchers analyzed the causes … The purpose of this research is to evaluate the core competence of Chinese vocational college students' innovation and entrepreneurship leadership. According to the evaluation results, the researchers analyzed the causes of the existing problems, and put forward some suggestions for the reform of the teaching model of innovation and entrepreneurship education in higher vocational colleges in China. In this research, 287 sophomores from Guangdong College of Hotel Management in the autumn semester of 2024 are taken as samples. The Self-assessment Scale of Chinese College Students' Innovation and Entrepreneurship Ability is used as an evaluation tool, and the evaluation methods such as mean value and standard difference are adopted to obtain the comprehensive evaluation results of Chinese vocational students. The research results show that many qualities of Chinese vocational college students are in line with their age characteristics, such as self-confidence, perseverance, and ideas, but their theoretical knowledge and ability of innovation and entrepreneurship leadership need to be improved. This further shows that the traditional teaching model is no longer suitable for innovation and entrepreneurship education. After analyzing the evaluation results, the researchers believe that Timmons' entrepreneurial process theory and integrated leadership theory should be used as the theoretical basis of innovation and entrepreneurship education teaching model, and put into practice in innovation and entrepreneurship projects and competitions, so as to improve students' innovation and entrepreneurship leadership.
Este artigo tem como objetivo analisar a evolução da legislação brasileira referente ao trabalho análogo à escravidão, identificando marcos normativos e políticas públicas que influenciaram o enfrentamento dessa violação de … Este artigo tem como objetivo analisar a evolução da legislação brasileira referente ao trabalho análogo à escravidão, identificando marcos normativos e políticas públicas que influenciaram o enfrentamento dessa violação de direitos humanos. Por meio de uma abordagem qualitativa e revisão bibliográfica, verifica-se que, embora o arcabouço jurídico tenha se tornado mais robusto ao longo das últimas décadas, desafios persistem quanto à efetivação e fiscalização. As reformas legislativas, como a inclusão do artigo 149 no Código Penal, a criação de mecanismos como a "Lista Suja" e a atuação dos Grupos Móveis de Fiscalização, demonstram avanços importantes, embora fragilidades institucionais e retrocessos normativos ainda limitem o alcance das ações preventivas e punitivas.
Embora o Ensino a Distância (EaD) seja frequentemente tratado como uma inovação recente, sua origem remonta ao século XIX, com o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação. No Brasil, … Embora o Ensino a Distância (EaD) seja frequentemente tratado como uma inovação recente, sua origem remonta ao século XIX, com o desenvolvimento dos meios de transporte e comunicação. No Brasil, a partir da década de 1990, o EaD foi implementado sob o discurso da democratização do ensino superior, sobretudo na formação docente. No entanto, essa modalidade também promoveu uma nova divisão social do trabalho docente, caracterizada pelo parcelamento das funções pedagógicas entre diferentes profissionais, o que intensifica a proletarização e a alienação do professor. Neste estudo, analisamos essa dinâmica tomando como referência o curso de Pedagogia da UNIVESP, destacando como a divisão entre planejamento, execução e acompanhamento das atividades pedagógicas esvazia a prática docente e compromete o processo formativo. Com base na Pedagogia Histórico-Crítica, defendemos a centralidade da ação docente como prática intencional de ensino. Ressaltamos que este trabalho não se opõe ao EaD como recurso pedagógico, reconhecendo seu potencial para ampliar o acesso à educação. No entanto, criticamos seu uso político como estratégia de massificação e precarização da formação de professores, que fragiliza o trabalho docente e compromete a qualidade da educação.
A pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre ansiedade e qualidade de vida no trabalho na contemporaneidade, identificando desafios enfrentados pelos profissionais e possíveis soluções para minimizar os impactos … A pesquisa teve como objetivo analisar a relação entre ansiedade e qualidade de vida no trabalho na contemporaneidade, identificando desafios enfrentados pelos profissionais e possíveis soluções para minimizar os impactos dessa condição. Foi realizada uma pesquisa descritiva e de campo, com a participação de 13 profissionais de diferentes áreas, por meio de questionários estruturados contendo questões objetivas e subjetivas. Os resultados apontaram que a sobrecarga de trabalho, a pressão por produtividade, a instabilidade no mercado e a dificuldade em equilibrar vida pessoal e profissional são fatores que contribuem para o aumento da ansiedade no ambiente laboral. Além disso, a falta de reconhecimento e um clima organizacional pouco acolhedor foram destacados como agravantes desse cenário. Identificou-se que algumas empresas já implementam estratégias para mitigar os efeitos da ansiedade, como suporte psicológico e programas de bem-estar, embora ainda sejam iniciativas limitadas. Conclui-se que a ansiedade no trabalho é um problema complexo que exige uma abordagem integrada, tanto por parte das organizações, que devem adotar medidas mais humanizadas, quanto dos próprios profissionais, que precisam buscar estratégias individuais para lidar com o estresse ocupacional. Dessa forma, espera-se que a pesquisa contribua para a reflexão sobre a importância da saúde mental no ambiente corporativo e para a promoção de práticas mais saudáveis no contexto profissional contemporâneo.
A formação universitária do pedagogo precisa contemplar não apenas conteúdos instrucionais, mas também aqueles que promovem o desenvolvimento da competência moral para constituição da identidade docente, e para ser cidadão … A formação universitária do pedagogo precisa contemplar não apenas conteúdos instrucionais, mas também aqueles que promovem o desenvolvimento da competência moral para constituição da identidade docente, e para ser cidadão competente. Nesse contexto, este artigo objetiva refletir sobre a importância da presença dos estudos sobre o desenvolvimento moral na formação universitária de professores, com ênfase na análise crítica do Projeto Político-Pedagógico (PPP) como instrumento de mediação ética, democrática e formativa. O trabalho, de cunho bibliográfico, pauta-se nos pressupostos da Epistemologia genética do pesquisador Jean Piaget e divide-se em três partes: inicialmente, justifica a necessidade de contemplar o desenvolvimento moral na formação do professor; na sequência, apresenta a teoria de desenvolvimento moral de Jean Piaget, bem como as ideias defendidas por Kohlberg e Lind, sobre a aplicabilidade dos conceitos piagetianos à educação. Por fim, conclui com reflexões críticas sobre a formação universitária do professor e oferece sugestões ao projeto político pedagógico.
A qualidade do sono tem papel fundamental na saúde e produtividade dos servidores universitários, profissionais frequentemente submetidos a jornadas extensas, alta carga cognitiva e pressão constante. Esta revisão sistemática buscou … A qualidade do sono tem papel fundamental na saúde e produtividade dos servidores universitários, profissionais frequentemente submetidos a jornadas extensas, alta carga cognitiva e pressão constante. Esta revisão sistemática buscou investigar, com base em literatura recente, a eficácia do sono nessa população, considerando os impactos fisiológicos, emocionais e comportamentais associados à privação ou má qualidade do sono. Foram analisadas publicações indexadas nas bases PubMed, Scopus, SciELO e Google Scholar, priorizando estudos dos últimos quinze anos e que abordassem servidores públicos no contexto acadêmico. Os resultados evidenciam a alta prevalência de distúrbios como a insônia, afetando até 72% dos trabalhadores brasileiros, com consequências diretas sobre a saúde mental, desempenho profissional e relações interpessoais. O ambiente universitário, caracterizado por múltiplas demandas e escasso suporte institucional ao bem-estar, agrava esse cenário. Estudos apontam prejuízos na memória, tomada de decisão, concentração e motivação entre os afetados. A revisão também destaca o papel das intervenções baseadas na higiene do sono, como a regularidade nos horários, redução de estímulos noturnos e práticas de relaxamento, como estratégias eficazes na mitigação dos impactos negativos. Conclui-se que o enfrentamento da ineficiência do sono entre servidores universitários demanda ações integradas, que vão além da esfera individual, envolvendo políticas institucionais de saúde ocupacional, campanhas de educação e mudanças culturais nas universidades. Dormir bem deve ser reconhecido como um direito e uma condição essencial ao desempenho e à saúde coletiva no ambiente acadêmico.
O presente estudo trata-se de recorte da pesquisa realizada para o Mestrado do Programa de Pós-graduação de Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT) que buscou refletir sobre a necessidade de mudanças e … O presente estudo trata-se de recorte da pesquisa realizada para o Mestrado do Programa de Pós-graduação de Educação Profissional Tecnológica (PROFEPT) que buscou refletir sobre a necessidade de mudanças e conceitos no setor responsável por concursos públicos e processos seletivos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em função da incorporação de conceitos que sustentam a Educação Profissional e Tecnológica (EPT) como base na organização do setor. A pesquisa bibliográfica e documental realizada apontou como eixo norteador os fundamentos do materialismo histórico-dialético, que expressam o intuito dessa reflexão utilizando os conceitos que sustentam a educação profissional e tecnológica como base para o trabalho dos/as servidores/as desse setor como formação integral e omnilateral. Os resultados da análise mostram que o setor de processos seletivos e concursos públicos apontam para condições que venham contribuir com melhores infraestruturas, maior autonomia e aperfeiçoamento visando a construção de uma nova história na vida de cada discente, servidor e do próprio IFRJ.
O trabalho do professor da educação infantil ao ensino superior cotidianamente implica em sofrimentos emocionais, que se prolongados pode desencadear patologias psicológicas e/ou físicas. Assim, considerando esta problemática este artigo … O trabalho do professor da educação infantil ao ensino superior cotidianamente implica em sofrimentos emocionais, que se prolongados pode desencadear patologias psicológicas e/ou físicas. Assim, considerando esta problemática este artigo teve como objetivo mapear na literatura científica os sofrimentos emocionais implicados no trabalho docente manifestados por professores. Trata-se de uma revisão bibliográfica narrativa realizada na Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) por meio de dois Descritores em Ciências da Saúde (DeCS). A busca localizou 86 artigos científicos e após a leitura do título e do resumo, foram incluídos oito como corpus de análise. Para análise, foi realizada a leitura minuciosa bem como, a análise crítica dos textos, com a extração dos seguintes dados: autores e ano, título do artigo e os sofrimentos emocionais manifestados pelos professores. Os resultados apontaram que os professores manifestaram com frequência sofrimentos emocionais, independentemente do grau de escolaridade que lecionavam, abarcando a educação infantil, o ensino fundamental e superior. De modo geral, os sofrimentos perpassaram por estresse, frustação, esgotamento, sobrecarga e desgaste emocional. Em conclusão os professores da educação infantil, do ensino fundamental e ainda, do ensino superior manifestaram sofrimentos emocionais implicados ao trabalho docente. E ao considerar que o sofrimento emocional causa riscos para a saúde do sujeito, esses resultados, que destacaram sofrimentos expostos pelos profissionais da educação, poderão ser utilizados como indicadores de vulnerabilidade e adoecimento, devido ao potencial que possuem de evoluir para sintomas físicos e psicológicos patológicos, como ocorre, por exemplo, na Síndrome de Burnout.
Neste artigo ensaístico propomos conectar o trabalho publicitário à teoria da plataformização. Analisamos o trabalho publicitário, organismo vivo do campo da publicidade que adere às constantes atualizações de fenômenos advindos … Neste artigo ensaístico propomos conectar o trabalho publicitário à teoria da plataformização. Analisamos o trabalho publicitário, organismo vivo do campo da publicidade que adere às constantes atualizações de fenômenos advindos do cenário tecnológico, e o associamos às três dimensões da plataformização: infraestrutura de dados, mercados multilaterais e governança, que atuam como operadores metodológicos. Faremos, de primeiro momento, uma revisão de literatura sobre os conceitos aqui tratados e em seguida apresentamos as três dimensões da plataformização enquanto operadores teórico-metodológicos, definidos da seguinte forma: a. Desenvolvimento de infraestrutura de dados aplicada à atividade publicitária; b. Reorganização das práticas publicitárias e do habitus profissional a partir dos mercados multilaterais; e c. Atualizações nos papéis de agentes da publicidade a partir da governança. Este ensaio contribui para o campo da comunicação com um framework metodológico que permite a análise crítica das transformações induzidas pela plataformização no trabalho publicitário.
Przedstawiono historyczne i współczesne aspekty edukacji obywatelsko-etycznej w meksykańskich szkołach technicznych poprzez studium dokumentalno-bibliograficzne. Odkryto, że historyczny rozwój edukacji obywatelsko-etycznej w Meksyku ma długą historię, począwszy od XVI wieku w … Przedstawiono historyczne i współczesne aspekty edukacji obywatelsko-etycznej w meksykańskich szkołach technicznych poprzez studium dokumentalno-bibliograficzne. Odkryto, że historyczny rozwój edukacji obywatelsko-etycznej w Meksyku ma długą historię, począwszy od XVI wieku w czasach podboju, kiedy opierała się na edukacji religijnej i katechizacji, przechodząc przez okresy oświecenia i liberalizmu w Nowej Hiszpanii, kiedy stała się obowiązkowym przedmiotem w systemie edukacyjnym i konsolidując się w XX wieku. Głównym celem współczesnej edukacji obywatelsko-etycznej jako części zorientowanego na społeczność szkoleniaw meksykańskich szkołach technicznych (średnich) jest promowanie działań, poprzez które nastolatkowie, w różnych obszarach kształcenia (szkoła, rodzina, społeczność itp.), uczą się być zdolnymi i odpowiedzialnymi obywatelami i przyjmować zestaw postaw, aby funkcjonować jako tacy.
A precarização do trabalho é caracterizada pela redução de direitos trabalhistas, instabilidade nas relações empregatícias e deterioração das condições laborais. Este artigo analisa os impactos negativos desse fenômeno nas organizações … A precarização do trabalho é caracterizada pela redução de direitos trabalhistas, instabilidade nas relações empregatícias e deterioração das condições laborais. Este artigo analisa os impactos negativos desse fenômeno nas organizações brasileiras, especialmente após a Reforma Trabalhista de 2017, que intensificou a informalidade, flexibilizou contratos e enfraqueceu os sindicatos. A precarização resulta em absenteísmo, turnover elevado, conflitos trabalhistas e desmotivação, comprometendo a produtividade e a competitividade organizacional. Por outro lado, soluções como o fortalecimento de políticas inclusivas, investimento em capacitação e promoção de condições de trabalho dignas podem reverter esses impactos. A pesquisa baseia-se em dados da PNAD e IBGE e contribui para a compreensão das dinâmicas da precarização e seus desdobramentos econômicos e sociais.
This study aimed to identify the specific needs of students in e-commerce courses in vocational colleges, focusing on digital marketing competencies, team spirit, learning methods, and course content to support … This study aimed to identify the specific needs of students in e-commerce courses in vocational colleges, focusing on digital marketing competencies, team spirit, learning methods, and course content to support curriculum development and the construction of innovative teaching models. The researcher of this study conducted a needs assessment survey with a sample size of 400 current vocational students. The collected data were analyzed using descriptive statistics to determine the means of 12 items. The results showed that the mean value of items ranged from 3.44 to 4.29, and all items reached at least the need level. Furthermore, respondents perceived a strong need to enhance digital marketing competencies and adopt new learning methods in e-commerce courses. Respondents also showed a need to integrate project-based learning and blended learning compared to other learning methods. A comprehensive student needs assessment analysis towards e-commerce courses has been provided in this study; it could serve as basic information for educators to develop a better teaching model and curriculum in the field of e-commerce education in vocational colleges.
In recent years, the significance of Management Information Systems (MIS) has been called into question, sparking widespread concern about the need for innovation and reform in its course content. This … In recent years, the significance of Management Information Systems (MIS) has been called into question, sparking widespread concern about the need for innovation and reform in its course content. This paper begins by examining the current status and role of the MIS course, followed by a survey conducted to gather student feedback. Through the analysis of the survey results, it was discovered that students’ engagement with the course is relatively moderate. The majority of students do not have a habit of previewing lessons, rarely approach teachers for guidance, and seldom participate in classroom discussions. These findings suggest that the quality of the course needs significant improvement. In light of these challenges, the paper concludes with recommendations aimed at enhancing the overall teaching quality of the MIS course.
Este trabalho é uma revisão acadêmica e crítica baseada em um artigo científico publicado pela Plataforma ScienceDirect, pertencente à base de dados científica Elsevier. A obra resenhada foi: Career Management: … Este trabalho é uma revisão acadêmica e crítica baseada em um artigo científico publicado pela Plataforma ScienceDirect, pertencente à base de dados científica Elsevier. A obra resenhada foi: Career Management: a predictor of the performance of civil servants in Osun State, dos autores Rosemary Danesi, James Ishola e Nuha Aremu, publicado no periódico científico internacional Ilorin Journal of Administration and Development. A partir da consideração da obra pode-se gerar a reflexão de que o aconselhamento de carreira poderá ser utilizado como um instrumento para fomentar o desempenho laboral e cooperativo dos colaboradores, tanto no setor privado de atuação organizacional, quanto no público. Processos de orientação profissional, como mentoria e coaching, quando incentivados e disponibilizados aos colaboradores estimulam o aumento da produtividade laboral. Especialmente, se promovidos pela própria instituição.
Based on extensive literature research both domestically and internationally, this study found a certain correlation between work pressure and turnover intention among college instructors. We used Partial Least Squares Structural … Based on extensive literature research both domestically and internationally, this study found a certain correlation between work pressure and turnover intention among college instructors. We used Partial Least Squares Structural Equation Modeling (PLS-SEM) to analyze data collected from 1,310 college instructors in Sichuan Province, China, and validate the developed model. The results showed that work pressure among college instructors in Sichuan Province was significantly positively correlated with turnover intention. Job satisfaction played a mediating role in the relationship between work pressure and turnover intention, while perceived organizational support did not mediate this relationship. These findings offer insights for teachers and researchers regarding work pressure.
Os recursos audiovisuais são ferramentas importantes para abordar técnicas de primeiros socorros e facilitam a construção do conhecimento em saúde para profissionais, como os do Consultório na Rua, a fim … Os recursos audiovisuais são ferramentas importantes para abordar técnicas de primeiros socorros e facilitam a construção do conhecimento em saúde para profissionais, como os do Consultório na Rua, a fim de atender com qualidade Pessoas em Situação de Rua. Diante disto, objetivou-se produzir e validar um recurso audiovisual sobre primeiros socorros como tecnologia educacional para profissionais que atendem pessoas vivendo em situação de rua. Foi realizada uma ampla revisão narrativa acerca da temática e o diagnóstico situacional em uma unidade referência, objetivando identificar as principais situações que envolvem a necessidade de primeiros socorros. O desenvolvimento da tecnologia ocorreu em três etapas: pré-produção, produção e pós-produção. Após a finalização do material, foi submetido a avaliação de cinco especialistas com expertise na área. A versão finalizada do recurso audiovisual possui 8 minutos e 38 segundos e foi validado, de acordo com o Índice de Validade de Conteúdo mínimo de 0,8, sendo: objetivos (0,97), estrutura e apresentação (0,96), relevância (0,98), audiovisual (0,97). Com isso, o recurso pode ser considerado no contexto das atividades educativas como um instrumento capaz de favorecer as ações de primeiros socorros para a População em Situação de Rua.
O workaholism, ou adição ao trabalho, tem se mostrado prejudicial à saúde biopsicossocial dos indivíduos, estando frequentemente associada à baixa satisfação com o trabalho, à pouca qualidade de vida. Objetivo: … O workaholism, ou adição ao trabalho, tem se mostrado prejudicial à saúde biopsicossocial dos indivíduos, estando frequentemente associada à baixa satisfação com o trabalho, à pouca qualidade de vida. Objetivo: analisar na literatura a relação existente entre a adição ao trabalho em profissionais de enfermagem, observando seus antecedentes e consequentes e as principais variáveis analisadas em paralelo. Método: trata-se de uma revisão integrativa. A coleta de dados ocorreu no mês de setembro de 2024. Foram incluídos artigos originais publicados nos idiomas português, inglês e espanhol, entre janeiro de 2014 a setembro de 2024, disponibilizados on-line e com texto completo. Foram excluídos artigos duplicados e que não abordaram a adição ao trabalho em profissionais de enfermagem como temática central. Os resumos dos artigos foram analisados no software Iramuteq. Resultados: Foram incluídos 22 artigos, 16 deles (72,75%) foram publicados nos últimos cinco anos. Doze estudos (54,55 %) investigaram a qualidade do sono, a qualidade de vida e os conflitos trabalho-família relatados pelos profissionais de enfermagem com burnout. Um maior percentual de estudos (90,60%) adotou a abordagem quantitativa. O Iramuteq reconheceu um corpus de 22 textos, decomposto em 101 segmentos de texto. A análise realizada trouxe a retenção de 79,28 % do corpus e um gráfico composto por quatro classes. Conclusão: Evidenciou-se que a adição ao trabalho resulta em prejuízos biopsicossociais prejudicando, dentre outros aspectos, a qualidade do sono, a qualidade de vida e a relação trabalho-família.
O trabalho e o estudo são atividades diferentes que ocupam grande parcela do tempo de uma pessoa. Essa realidade tem sido vivenciada frequentemente por trabalhadores que, além de trabalhar, também … O trabalho e o estudo são atividades diferentes que ocupam grande parcela do tempo de uma pessoa. Essa realidade tem sido vivenciada frequentemente por trabalhadores que, além de trabalhar, também são estudantes, denominados como “trabalhador-estudante”. Desse modo, este estudo objetivou-se a identificar quais são as dificuldades dos trabalhadores-estudantes para conciliar os estudos com o trabalho, por uma pesquisa descritiva e exploratória de abordagem qualitativa, em que os dados foram coletados por entrevistas, realizadas no período de outubro a novembro de 2020, com 7 trabalhadores-estudantes. As dificuldades encontradas em conciliar o trabalho com o estudo foram: Falta de tempo; Deslocamento do Trabalho à Universidade; Exigências Acadêmicas fora dos horários de aula e falta de diálogo com a Gestão do Trabalho. Apesar das dificuldades encontradas nessa jornada, os trabalhadores- estudantes são motivados pela ideia de um futuro melhor. Assim, enfatiza-se a importância da discussão do assunto pela instituição de ensino, departamento e coordenação do curso, visto que esses discentes representam uma população expressiva no ensino superior, sendo necessário a reflexão das instituições de ensino sobre os instrumentos de apoio, acompanhamento e orientação acadêmica e psicológica ao trabalhadores-estudantes.
A trajetória do bailarino é marcada por constante aperfeiçoamento e postura submissa. Os objetivos do estudo foram identificar os repertórios de habilidades sociais (HS) e autoeficácia em bailarinos amadores, identificar … A trajetória do bailarino é marcada por constante aperfeiçoamento e postura submissa. Os objetivos do estudo foram identificar os repertórios de habilidades sociais (HS) e autoeficácia em bailarinos amadores, identificar HS, autoeficácia e satisfação no trabalho em bailarinos profissionais; comparar HS e autoeficácia entre bailarinos profissionais e amadores e comparar HS, autoeficácia e satisfação profissional entre bailarinos homens ou mulheres e atuantes no exterior ou no Brasil. Participaram 209 bailarinos com média de idade de 24 (DP = 6,6). Foram utilizadas a Escala de Satisfação no Trabalho, o Questionário de Habilidades Sociais e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida. Realizou-se Correlação de Pearson para avaliar correlação e teste-t de Student para comparação de grupos. Os resultados apontaram correlação positiva entre autoeficácia, HS e satisfação no trabalho e seus fatores. Notou-se maiores escores das variáveis em profissionais, homens e atuantes no exterior. A partir das relações e diferenças observadas, enfatiza-se a importância de estudos que possam desenvolver habilidades e aumentar a satisfação dessa população.
Este artigo tem como objetivo desvelar como a experiência dos servidores do INSS no atendimento às comunidades remotas da Amazônia, por meio do programa PrevBarco, influencia suas percepções sobre o … Este artigo tem como objetivo desvelar como a experiência dos servidores do INSS no atendimento às comunidades remotas da Amazônia, por meio do programa PrevBarco, influencia suas percepções sobre o sentido do trabalho e o engajamento com a organização e a sociedade. A pesquisa, de abordagem qualitativa e etnográfica, envolveu 35 dias de imersão do pesquisador nas atividades do programa, utilizando observação participante, diário de campo e entrevistas semiestruturadas com 22 servidores. Foi realizada ainda análise de discurso das entrevistas e análise de conteúdo de relatórios internos do INSS. Os resultados revelaram que o atendimento humanizado às populações vulneráveis fortalece o sentido do trabalho e o engajamento dos servidores. Surgiram também duas novas categorias: "trabalho como indutor de equipes sinérgicas" e "conexões transformadoras", que evidenciam o impacto profundo e duradouro da experiência no PrevBarco na vida dos servidores. A pesquisa se limitou ao contexto específico da Amazônia e à percepção dos servidores participantes, o que pode não refletir a totalidade do INSS. A pesquisa pode contribuir para políticas de gestão de pessoas, ressaltando a importância do contato direto entre servidores e cidadãos para fortalecer o engajamento. Contribui também para a reflexão sobre a inclusão social e a redução das desigualdades no acesso a serviços previdenciários.
Nos últimos anos, impulsionado pelo rápido avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, o trabalho remoto tornou-se uma realidade predominante para organizações em todo o mundo. Esse fenômeno tem provocado … Nos últimos anos, impulsionado pelo rápido avanço das Tecnologias de Informação e Comunicação, o trabalho remoto tornou-se uma realidade predominante para organizações em todo o mundo. Esse fenômeno tem provocado a proliferação de termos na literatura, o que pode gerar ambiguidades, dificultar a comunicação e comprometer a comparabilidade entre estudos. Para abordar essa questão, este estudo tem como objetivo identificar e categorizar os termos utilizados para descrever os arranjos organizacionais do trabalho remoto, possibilitando análises mais precisas e comparáveis, bem como a padronização terminológica. Foi realizada uma análise documental exploratória nas bases de dados CAPES, Web of Science, BRAPCI, Scopus, SciELO, EBSCO e SPELL, considerando artigos científicos publicados nos últimos cinco anos. Os 245 artigos recuperados passaram por uma análise qualitativa de conteúdo, resultando na seleção de 21 publicações. Foram identificados 12 termos relacionados ao trabalho remoto, que foram caracterizados e agrupados em dois grupos com base em suas similaridades. Os resultados confirmam a eficácia da metodologia adotada e fornecem subsídios para pesquisas futuras sobre o tema.
A inserção de estagiários no ambiente de trabalho requer habilidades sociais eficazes para garantir uma adaptação bem-sucedida. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por sua vez, desempenha um papel fundamental … A inserção de estagiários no ambiente de trabalho requer habilidades sociais eficazes para garantir uma adaptação bem-sucedida. A Educação Profissional e Tecnológica (EPT), por sua vez, desempenha um papel fundamental nesse processo ao desenvolver competências essenciais como, por exemplo: comunicação, trabalho em equipe, resolução de conflitos, adaptabilidade, empatia e liderança. Nesse sentido, a abordagem da EPT aponta habilidades sociais e técnicas, por meio de aprendizado baseado em problemas, simulações de situações reais e mentoramento personalizado. Sendo assim, o feedback contínuo e a integração com tecnologias digitais também são fundamentais para preparar os estagiários para desafios futuros. Assim sendo, para superar esses desafios, é essencial investir em metodologias inovadoras, como: Aprendizado híbrido (presencial e on-line); Realidade virtual e simuladores; Gamificação e desafios; Mentoria; Avaliação contínua e feedback. Além disso, é fundamental promover uma cultura organizacional inclusiva que valorize a diversidade e incentive o desenvolvimento de habilidades sociais. Isso posto, a EPT é fundamental para desenvolver habilidades sociais em/com estagiários, garantindo uma adaptação eficaz ao ambiente de trabalho – pois é fundamental superar desafios e investir em metodologias inovadoras para potencializar o sucesso profissional em suas inúmeras possibilidades sociais.
The present study deals with the work category, with the aim of tracing some of the historical paths surrounding work in the West, and addressing some of the social transformations … The present study deals with the work category, with the aim of tracing some of the historical paths surrounding work in the West, and addressing some of the social transformations over time. As for the research problem, the relationship between work, society, the precariousness of this work activity over recent years and Social Psychology of Work, its contributions, paths, some paths, new possibilities for intervention and research are reflected. As a crucial objective, we highlight main questions about work in History and the importance of work as a category of study and multifaceted object studied by different disciplines such as: Sociology, History, Economics, Administration, Anthropology, Psychology, among others. The importance of studies and research in the Social Psychology of Work stands out as a perspective, practice and intervention that involves the reality of workers and presents visibility to work and work activities made invisible in the country for some years, with the possibility of redemocratization making new ones possible. studies and possibilities in the area of Work Psychology, which is already gaining strength with Social Psychology. In this sense, the study hopes to contribute to studies in the area of work and as a tool for studies, readings and possibilities in the field of Social Psychology of Work.
With the rapid development of higher education, industry-university cooperation has emerged as a crucial approach to enhancing the practical and innovative abilities of college students. However, the current practical teaching … With the rapid development of higher education, industry-university cooperation has emerged as a crucial approach to enhancing the practical and innovative abilities of college students. However, the current practical teaching model for college students faces significant challenges and problems in the context of industry-university collaboration. On one hand, the teaching model suffers from fundamental deficiencies, including a disconnect between theory and practice, low levels of enterprise participation, and insufficient cultivation of students’ practical abilities. On the other hand, specific issues such as a single cooperation model, mismatched teaching content with enterprise requirements, and a lack of practical platforms further constrain the effective enhancement of students’ practical skills. Experimental testing conducted in this study revealed that the measures applied to the experimental group positively impacted students’ practical and innovative abilities, leading to higher innovation scores in the experimental group compared to the control group.
Job insecurity acts as an immediate response to the scarcity of opportunities in the labor market as a result of the intense crisis of capitalism, which leads young workers to … Job insecurity acts as an immediate response to the scarcity of opportunities in the labor market as a result of the intense crisis of capitalism, which leads young workers to join application companies in a new model of labor management. In this article, an integrative review was carried out to understand the subjective experiences of cyclist and motorcyclist workers, delivery people mediated by applications. The results indicate different angles of perception regarding the delivery activity of motorcyclists and bicycle couriers, who use delivery applications as a work tool. The findings show eminently precarious working conditions, as well as pointing out that the work context is marked by demand for results, certain physical effort, accentuated use of memory and attention, especially due to traffic and in specific cases, workers falling ill with occupational risks. It turns out that the relationship between delivery platforms and workers can be seen as a form of neocolonialism, in which peripheral economies provide cheap labor and central economies extract profits. Furthermore, the search for uberized work arises from unemployment and an economic crisis. The precariousness of labor relations includes the loss of labor rights, lack of access to social security, mediation through platforms, management via algorithms.
O texto resulta de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar implicações da precarização do trabalho docente entre professores em início de carreira. Com a contribuição, especialmente, de Marx … O texto resulta de uma pesquisa desenvolvida com o objetivo de analisar implicações da precarização do trabalho docente entre professores em início de carreira. Com a contribuição, especialmente, de Marx e Antunes, o texto apresenta uma análise crítica dos efeitos da precarização do trabalho entre docentes nos inícios de carreira. Enfatiza-se que o contexto em que se desenvolve a carreira docente no setor público está profundamente contaminado pelos preceitos do setor privado, uma vez que a escola se insere na Nova Gestão Pública. Os resultados apontam para uma realidade bem complexa e difícil para quem está no início da carreira. Para além da intensificação do trabalho, há também as exigências que levam o professor a assumir tarefas para as quais não possui qualquer suporte.
Taking the demand for talent cultivation in applied universities as a starting point, this study explores the application and effects of the blended learning model of MOOC SPOC flipped classroom … Taking the demand for talent cultivation in applied universities as a starting point, this study explores the application and effects of the blended learning model of MOOC SPOC flipped classroom using “Computer Network Foundation” as an example. The course content is divided into units and provides online learning resources. Students engage in self-directed learning through the online platform, while teachers deepen understanding through discussions, case analysis, and other methods in the classroom. Practical experience has shown that this model significantly improves students’ academic performance, satisfaction, and self-directed learning abilities. Although there are challenges in implementation, such as the quality of online learning resources, teaching skills, and student self-discipline, overall, the blended learning model of MOOC SPOC flipped classroom holds immense potential and value in the “Computer Network Foundation” course.
As pesquisas na área de gestão e organizações costumam apresentar importantes orientações relacionadas à forma como o sentido e o significado do trabalho se manifestam em grupos específicos de trabalhadores. … As pesquisas na área de gestão e organizações costumam apresentar importantes orientações relacionadas à forma como o sentido e o significado do trabalho se manifestam em grupos específicos de trabalhadores. Contudo, ainda há uma lacuna de pesquisas na área relacionadas a grupos estigmatizados, como os dependentes químicos. Dessa forma, o presente artigo buscou compreender os sentidos e significados das atividades laborais para os dependentes químicos em tratamento. Para tanto, o artigo contou com uma abordagem metodológica qualitativa, em que foram entrevistados nove dependentes químicos e sete profissionais da área da saúde. A partir das entrevistas semiestruturadas foram aplicadas técnica de análise de conteúdo, emergindo quatro categorias analíticas: Afastamento do trabalho; trabalho como fator de reinserção social e cuidados no processo de retomada das atividades laborais; desenvolvimento de atividades laborais simples na recuperação; acolhimento no trabalho. Em cada uma das categorias foi possível destacar de que forma, no tratamento da dependência química, o significado do trabalho é atribuído pelos profissionais, e o sentido do trabalho é atribuído pelos dependentes químicos. Apesar das diferenças nas falas entre a atribuição de significado e sentido do trabalho, verifica-se certa consonância quanto à importância do afastamento do emprego, do desenvolvimento de atividades laborais simples e do acolhimento no trabalho
Este estudo explora os impactos da Sofotecnia no ambiente laboral, analisando 576 trabalhadores da Região Metropolitana do Recife. A Sofotecnia, definida como a internalização de padrões cognitivos mediados por inteligências … Este estudo explora os impactos da Sofotecnia no ambiente laboral, analisando 576 trabalhadores da Região Metropolitana do Recife. A Sofotecnia, definida como a internalização de padrões cognitivos mediados por inteligências artificiais generativas (GenAI), mostra-se crucial para a adaptação às novas dinâmicas de trabalho. Foram analisadas variáveis sociodemográficas, traços psicológicos e características organizacionais em relação à Sofotecnia, produtividade e flexibilidade laboral. Os resultados mostram que 80% dos participantes já interagiram com GenAI, principalmente para aquisição de conhecimento (75,7%) e manipulação textual (67,5%). No entanto, apenas 22,6% das empresas possuem projetos formais de GenAI, indicando uso predominantemente informal. A Sofotecnia correlacionou-se positivamente ao desempenho laboral, com 80% dos trabalhadores mais sofotécnicos superando expectativas organizacionais, contra 27,6% dos menos sofotécnicos. Traços psicológicos como Inteligência Geral (r = 0,34) e Abertura à Experiência (r = 0,17) foram associados à Sofotecnia, enquanto Neuroticismo teve correlação negativa. Trabalhadores sofotécnicos relataram maior satisfação com recompensas e maior propensão ao trabalho remoto. Esses achados destacam a necessidade de estratégias de capacitação e políticas inclusivas para maximizar os benefícios da Sofotecnia, ao mesmo tempo que enfrentam desigualdades no acesso e riscos éticos. Governança da IA deve priorizar transparência, equidade e proteção de direitos trabalhistas para assegurar uma transição tecnológica sustentável.
O texto apresenta acepções e perspectivas de Ensino Tecnológico, como parte da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia … O texto apresenta acepções e perspectivas de Ensino Tecnológico, como parte da pesquisa de doutorado no Programa de Pós-Graduação em Ensino Tecnológico do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – Campus Manaus Centro (PPGET IFAM). Tem como objetivo anunciar a compreensão de Ensino Tecnológico a partir das acepções e perspectivas a ele atribuídas, em percursos que evidenciam, sobre ele, sentidos e significados. Desdobra-se em caráter de pesquisa qualitativa, por meio de revisão da literatura, pesquisa documental e entrevista narrativa, tendo como suporte de análise a Análise Textual Discursiva (ATD). Os resultados obtidos apontam o conceito de Ensino Tecnológico como: dinâmico, por conta do fazer humano, situado sócio-historicamente, ultrapassando a mera compreensão de qualificação do termo ensino pelo adjetivo derivado de tecnologia; práxis, na qual o diálogo presente nas práticas sociais é mediador entre teoria e prática, para transformação de homens, mulheres e realidades; e ensino para a compreensão. Frente às descobertas, considera-se o Ensino Tecnológico campo fértil de pesquisa na área de formação de professores, o que ocorre, no PPGET IFAM, há uma década.
The This paper aims to explore educational management strategies for promoting the sustainable development of entrepreneurship among students in higher vocational colleges. The research subjects consist of 400 students from … The This paper aims to explore educational management strategies for promoting the sustainable development of entrepreneurship among students in higher vocational colleges. The research subjects consist of 400 students from 10 higher vocational colleges in Guangdong Province. Based on the data analysis results from a questionnaire survey of these 400 students and interviews with 12 experts, it is concluded that the factors influencing the sustainable development of entrepreneurship among students in higher vocational colleges include entrepreneurship knowledge, entrepreneurship teams, entrepreneurial experience, entrepreneurial capital, and entrepreneurial skills. Additionally, the influencing environmental factors encompass the market environment, educational management environment, policy and legal environment, and family environment. Combining SWOT, PEST, and TOWS matrix analyses, this paper proposes educational management strategies to foster the sustainable development of entrepreneurship among students in higher vocational colleges. These strategies aim to cultivate students' entrepreneurial spirit, provide more entrepreneurial talents to society, and promote the sustainable development of the social economy.
Este trabalho objetiva explorar o consentimento organizacional em trabalhadores terceirizados numa instituição federal de ensino superior. Para tanto, buscou-se compreender se o vínculo é, de fato, reflexo do comportamento humano … Este trabalho objetiva explorar o consentimento organizacional em trabalhadores terceirizados numa instituição federal de ensino superior. Para tanto, buscou-se compreender se o vínculo é, de fato, reflexo do comportamento humano dentro da organização ou confunde-se como estratégia de sobrevivência desses atores ante o cenário econômico de incertezas e precariedade. Por terem um duplo vínculo empregatício – com a empresa contratante e com a empresa contratada, questões ligadas aos vínculos organizacionais merecem maior atenção, destacando-se o consentimento organizacional, interesse deste artigo. De abordagem qualitativa, a pesquisa foi realizada por meio de entrevistas semiestruturadas. Os dados foram analisados por meio de Análise de Conteúdo associada à Análise Lexicométrica com o auxílio do software IRaMuTeQ, deixando evidente que a aceitação da regra (ou norma) se dá apenas enquanto norteadora da atividade. A submissão inerente ao consentimento não se mostra entre os participantes da pesquisa e, para a amostra utilizada, não se acredita ser possível falar em consentimento, ao menos nos termos do construto aceitos até aqui. A partir dos dados levantados pode-se depreender que quem cala não está consentindo, mas apenas se mantendo empregado diante da insegurança inerente à função produtiva que ocupa. De maneira geral, os trabalhadores entrevistados entendem que a obediência às regras e, por conseguinte, a quem as ordena, é uma salvaguarda ao seu emprego.
A satisfação na carreira docente é um aspecto fundamental para que os professores experimentem emoções e sentimentos de alegria e prazer em relação à profissão. Um fator que pode influenciar … A satisfação na carreira docente é um aspecto fundamental para que os professores experimentem emoções e sentimentos de alegria e prazer em relação à profissão. Um fator que pode influenciar na satisfação está relacionado à realidade que esses docentes vivenciam na sala de aula. Por essa razão, o presente estudo tem como objetivo investigar as emoções e os sentimentos de professores de Matemática emergentes de sua práxis pedagógica. Para tanto, foram conduzidas entrevistas com quatro professores de Matemática que lecionam na educação básica pública no extremo sul do país. A análise dessas entrevistas foi realizada através do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que é uma técnica qualitativa de pesquisa de análise de dados que representa de forma sintética e coerente as opiniões, percepções, sentimentos e discursos de um grupo de pessoas sobre um determinado tema. Por meio do operar da técnica emergiram quatro discursos, dos quais dois serão discutidos neste artigo. O primeiro aborda a satisfação dos professores em relação à docência, enquanto o segundo discute a realidade da prática na sala de aula. Os resultados suscitam que os professores entrevistados estão satisfeitos com sua escolha e práxis profissional, no entanto, compreendem que essa satisfação é influenciada por diversos fatores, incluindo a realidade enfrentada em seu ambiente de trabalho, a questão da remuneração, e a relação com os estudantes e seus pares. Compreender e abordar as emoções e sentimentos no contexto docente, não apenas qualifica a experiência educacional, mas também de ensino, além de ser uma forma de vislumbrar estratégias pedagógicas que estimulem o entusiasmo, a confiança, permanência na profissão e a satisfação docente, ao mesmo tempo que contribui para criar um ambiente laboral mais favorável e saudável.
Naifa Gong , Wei Lv , Haishan Chen +5 more | Atlantis highlights in social sciences, education and humanities/Atlantis Highlights in Social Sciences, Education and Humanities