Social Sciences Education

Science and Education Research

Description

This cluster of papers focuses on science education in schools and universities, covering topics such as teaching methodologies, didactic models, active learning, health education, HIV/AIDS prevention, youth knowledge, educational games, curriculum development, and teacher training.

Keywords

Science Education; Teaching Methodologies; Didactic Models; Active Learning; Health Education; HIV/AIDS Prevention; Youth Knowledge; Educational Games; Curriculum Development; Teacher Training

Resumo: A contribuição do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização dos alunos é analisada. Um resgate bibliográfico dos trabalhos desenvolvidos no … Resumo: A contribuição do ensino de Ciências Naturais nas Séries Iniciais do ensino fundamental para o processo de alfabetização dos alunos é analisada. Um resgate bibliográfico dos trabalhos desenvolvidos no Brasil, nas duas últimas décadas, sobre o assunto, bem como, daqueles produzidos em vários países e que giram em torno do tema alfabetização científica propiciaram o estabelecimento de uma compreensão para o processo de alfabetização científica a ser trabalhado nas Séries Iniciais. Enfatiza-se que a alfabetização científica é uma atividade vitalícia, sendo sistematizada no espaço escolar, mas transcendendo suas dimensões para os espaços educativos não formais, permeados pelas diferentes mídias e linguagens. É apresentada uma estrutura de programação na qual se destacam algumas iniciativas didático- metodológicas que, aliadas à apropriação do código escrito pelos alunos, podem contribuir ao processo de alfabetização científica que precisa ocorrer no âmbito da educação fundamental.
Este trabalho discute o papel das atividades praticas no ensino de ciencias e reve como o laboratorio escolar de ciencias tem sido usado. Discute os pressupostos sobre a natureza do … Este trabalho discute o papel das atividades praticas no ensino de ciencias e reve como o laboratorio escolar de ciencias tem sido usado. Discute os pressupostos sobre a natureza do conhecimento que suportam esses usos e os equivocos a que conduzem. Descreve algumas alternativas potencialmente mais relevantes e pedagogicamente interessantes que temos estudado, em contraste com os tipos de atividades fortemente estruturadas tradicionalmente utilizadas pelos professores. Em particular, defende a adocao de uma ampla gama de atividades pratico-experimentais − nao necessariamente dirigidas como os tradicionais roteiros experimentais − e uma mudanca de foco do trabalho no laboratorio, com o objetivo de deslocar o nucleo das atividades dos estudantes da exclusiva manipulacao de equipamentos, preparacao de montagens e realizacao de medidas, para outras atividades que se aproximam mais do fazer ciencia. Essas atividades mais envolvem a manipulacao de interpretacoes e ideias sobre observacoes e fenomenos que objetos, com o proposito de produzir conhecimento. Entre elas: a analise e interpretacao dos resultados, a reflexao sobre as implicacoes destes e a avaliacao da qualidade das evidencias que suportam as conclusoes obtidas.
A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não … A crescente discussão sobre a qualidade dos livros didáticos tem provocado sensíveis alterações na produção editorial nos últimos anos. Apesar dos significativos avanços, uma considerável quantidade de professores anda não tem acesso a instrumentos de análise de livros didáticos. Neste contexto, nós propomos uma série de critérios a serem utilizados por professores de ensino fundamental (6a. série) na escolha de seu livro de Ciências, tendo como modelo o conteúdo zoológico. Os seguintes tópicos foram considerados: conteúdo teórico, recursos visuais, atividades práticas e informações complementares. Pretende-se, com este trabalho, contribuir para o debate sobre a necessidade de um maior envolvimento dos professores no processo de escolha do livro.
O presente artigo pretende evidenciar a importância de (re)conhecer as visões deformadas dos professores sobre o trabalho científico, para a partir daí poderem consciencializar e modificar as suas próprias concepções … O presente artigo pretende evidenciar a importância de (re)conhecer as visões deformadas dos professores sobre o trabalho científico, para a partir daí poderem consciencializar e modificar as suas próprias concepções epistemológicas acerca da natureza da ciência e da construção do conhecimento científico. Afirma-se que o trabalho colaborativo de grupos de docentes, quando da realização de workshops, é bem mais produtivo e positivo do que o trabalho individual na detecção de tais visões. Enumeram-se sete visões deformadas; aliás, abundantemente referidas na literatura, aqui intencionalmente extensa. Caracterizam-se tais visões deformadas e desenvolvem-se sobre elas considerações que ajudam à reflexão. Por outro lado, referem-se as características do trabalho científico e tecem-se orientações epistemologicamente mais adequadas, por sua vez capazes de ajudar a (re)pensar e a qualificar o trabalho científico. Sugerem-se implicações para o ensino das ciências e, num contexto mais vasto, para a Nova Didática das Ciências.
A partir de visões sociológicas e filosóficas sobre ciência, apresenta-se como vêm sendo discutidas historicamente concepções sobre o papel da educação científica. Em seguida, apresenta-se uma revisão da literatura de … A partir de visões sociológicas e filosóficas sobre ciência, apresenta-se como vêm sendo discutidas historicamente concepções sobre o papel da educação científica. Em seguida, apresenta-se uma revisão da literatura de ensino de ciências sobre significados da educação científica que podem ser entendidos como processos diferenciados de alfabetização e letramento científico. Daí, discute-se como pode ser entendido o processo de letramento científico como prática social, contrapondo-se ao processo elementar de alfabetização científica que vem sendo desenvolvido no ensino atual de ciências. Apresentando contribuições do movimento ciência-tecnologia-sociedade e discutindo aspectos curriculares relativos à natureza e à linguagem científica e aos aspectos sociocientíficos, discutem-se princípios da educação científica voltada para a formação de cidadãos. Ao final, são levantados desafios para o resgate da função social do ensino de ciências, que tem sido visto por alguns como um mito inalcançável.
Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável a mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar … Para que a aprendizagem escolar seja uma experiência intelectualmente estimulante e socialmente relevante, é indispensável a mediação de professores com boa cultura geral e domínio dos conhecimentos que devem ensinar e dos meios para fazê-lo com eficácia. O artigo analisa o sistema brasileiro de formação de professores: apontando sua inadequação para colocar em prática o paradigma curricular requerido pela sociedade da informação e prescrito pela LDB; sugerindo caminhos e estratégias para a construção de modelos de formação; indicando condições mínimas para que os cursos de formação inicial de professores cumpram sua finalidade.
In this paper, the role of modelling in the teaching and learning of science is reviewed. In order to represent what is entailed in modelling, a 'model of modelling' framework … In this paper, the role of modelling in the teaching and learning of science is reviewed. In order to represent what is entailed in modelling, a 'model of modelling' framework is proposed. Five phases in moving towards a full capability in modelling are established by a review of the literature: learning models; learning to use models; learning how to revise models; learning to reconstruct models; learning to construct models de novo . In order to identify the knowledge and skills that science teachers think are needed to produce a model successfully, a semi-structured interview study was conducted with 39 Brazilian serving science teachers: 10 teaching at the 'fundamental' level (6-14 years); 10 teaching at the 'medium'-level (15-17 years); 10 undergraduate pre-service 'medium'-level teachers; 9 university teachers of chemistry. Their responses are used to establish what is entailed in implementing the 'model of modelling' framework. The implications for students, teachers, and for teacher education, of moving through the five phases of capability, are discussed.
No presente artigo, discute-se a construção epistemológica da Educação em Ciência como área interdisciplinar que integra, por apropriações e transposições educacionais, campos relevantes do saber, nomeadamente a Filosofia da Ciência, … No presente artigo, discute-se a construção epistemológica da Educação em Ciência como área interdisciplinar que integra, por apropriações e transposições educacionais, campos relevantes do saber, nomeadamente a Filosofia da Ciência, a História da Ciência, a Sociologia da Ciência e a Psicologia Educacional. Desenvolvem-se, em seguida, argumentos de natureza curricular e de política educativa4 que procuram clarificar, afinal, para quê e para quem a Educação em Ciência. Debruçamo-nos, necessariamente, por fim, sobre o ensino das Ciências e suas orientações preferenciais e que se perfilam como as mais congruentes com os referenciais teóricos enunciados. Note-se que esse percurso de pesquisa/teoria/prática exige reflexão, tempo, maturação de idéias, cumplicidade com a inovação e empenho na ação.
A semi-structured interview was used to enquire into the knowledge of models and modelling held by a total sample of 39 Brazilian science teachers working in 'fundamental' (ages 6-14 years) … A semi-structured interview was used to enquire into the knowledge of models and modelling held by a total sample of 39 Brazilian science teachers working in 'fundamental' (ages 6-14 years) and 'medium' (ages 15-17 years) schools, student teachers, and university teachers. This paper focuses on their perceptions of the role of models in science teaching. The teachers' ideas are organized in three groups: the status and value of models; the influences that inform the translation of these general ideas into classroom practice; and how they respond to the outcomes of students' modelling activities. The teachers interviewed generally showed an awareness of the value of models in the learning of science but not of their value in learning about science. They were also uncertain of the relationship that could exist in the classroom between various types of models. Modelling, as an activity by students, whilst praised in theory, would not seem to be widely practised. Where practised, the outcomes are by no means always treated with that integrity that learning about science would call for.
NONSPECIFIC ANTICANCER DNA-INTERACTIVE AGENTS: AN INTRODUCTION.The chemotherapy agents against cancer may be classified as "cell cycle-specific" or "cell cycle-nonspecific".Nevertheless, several of them have their biological activity related to any kind … NONSPECIFIC ANTICANCER DNA-INTERACTIVE AGENTS: AN INTRODUCTION.The chemotherapy agents against cancer may be classified as "cell cycle-specific" or "cell cycle-nonspecific".Nevertheless, several of them have their biological activity related to any kind of action on DNA such as: antimetabolic agents (DNA synthesis inhibition), inherently reactive agents (DNA alkylating electrophilic traps for macromolecular nucleophiles from DNA through inter-strand cross-linking -ISC -alkylation) and intercalating agents (drug-DNA interactions inherent to the binding made due to the agent penetration in to the minor groove of the double helix).The earliest and perhaps most extensively studied and most heavily employed clinical anticancer agents in use today are the DNA inter-strand cross-linking agents.
Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com o objetivo de apreender, por meio de entrevista, a experiência da criança e do adolescente com doença crônica, tal como ela é … Trata-se de um estudo descritivo e exploratório, com o objetivo de apreender, por meio de entrevista, a experiência da criança e do adolescente com doença crônica, tal como ela é vivenciada por eles. Os resultados revelam que as crianças e os adolescentes têm seu cotidiano modificado pelas freqüentes hospitalizações, pelos limites ditados pela doença e tratamento, ocasionando mudanças, especialmente no processo de escolarização. Considerando que a criança e o adolescente vivenciam sentimentos e situações complexas, no cotidiano da doença crônica, é importante que os profissionais de saúde conheçam essas demandas e as incorporem ao plano de cuidados, visando a uma intervenção efetiva, para a promoção do crescimento e desenvolvimento.
Trata-se de uma reflexao sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com … Trata-se de uma reflexao sobre as narrativas como instrumental educativo, tanto na pesquisa como no ensino . Recupera-se o sentido das narrativas e parte-se do pressuposto de que, trabalhar com elas na pesquisa e/ou no ensino e partir para construcao/desconstrucao das experiencias do professor. Defende-se a ideia que as narrativas provocam mudancas na forma como as pessoas compreendem a si proprias e aos outros e, por este motivo, sao, tambem importantes estrategias formadoras de consciencia numa perspectiva emancipadora. Explora-se a dupla vertente de possibilidades no campo: a investigacao da narrativa usada no ensino e na pesquisa que usa a narrativa.
PhET Interactive Simulations (sims) are now being widely used in teaching physics and chemistry. Sims can be used in many different educational settings, including lecture, individual or small group inquiry … PhET Interactive Simulations (sims) are now being widely used in teaching physics and chemistry. Sims can be used in many different educational settings, including lecture, individual or small group inquiry activities, homework, and lab. Here we will highlight a few ways to use them in teaching, based on our research1 and experiences using them in high school and college classes. On our website we have a more complete guide to using PhET sims in the classroom: phet.colorado.edu/teacher_ideas/classroom-use.php.
A semi‐structured interview was used in Brazil to enquire into the 'notion of model' held by a total sample of 39 science teachers who were: employed in 'fundamental' (6–14 years) … A semi‐structured interview was used in Brazil to enquire into the 'notion of model' held by a total sample of 39 science teachers who were: employed in 'fundamental' (6–14 years) and 'medium' (15–17 years) schools; student science teachers currently doing their practicum; and university science teachers. Seven 'aspects' of their notions of a model were identified: the nature of a model, the use to which it can be put, the entities of which it consists, its relative uniqueness, the time span over which it is used, its status in the making of predictions, and the basis for the accreditation of its existence and use. Categories of meaning were identified for each of these aspects. The profiles of teachers' notions of 'model' in terms of the aspects and categories were complex, providing no support for the notion of 'Levels' in understanding. Teachers with degrees in chemistry or physics had different views about the notion of 'model' to those with degrees in biology or with teacher training certificates.
This study evaluated health education, and particularly popular health education, as a methodological approach used in the Brazilian basic healthcare network and in the Family Health Strategy, a family health … This study evaluated health education, and particularly popular health education, as a methodological approach used in the Brazilian basic healthcare network and in the Family Health Strategy, a family health program of the Brazilian government. The literature on health education, educational practices in healthcare services, and popular health education was reviewed. We found that educational practices in healthcare services follow traditional methods and do not prioritize the establishment of links between healthcare workers and the population. To be consolidated as an educational practice, popular health education should be incorporated into the routine of health-care services. For this purpose, the preparation of healthcare workers should focus on actions to promote collective health and critical reflections on healthcare teaching and learning by all the individuals involved in these processes.
Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos … Analisa a temática do livro didático para o ensino de Ciências no Brasil e apresenta alternativas a este recurso, tendo em conta: as atuais características dos manuais didáticos; os usos dos compêndios escolares pelos professores; as novas propostas curriculares para o ensino de Ciências; os resultados da pesquisa educacional sobre ensino de Ciências e sobre os livros didáticos no Brasil.
Partindo de uma caracterização da escola - um cenário recentemente modificado - se analisa o ensino de ciência na mesma, generalizando-se as observações para os diferentes níveis da escolarização formal. … Partindo de uma caracterização da escola - um cenário recentemente modificado - se analisa o ensino de ciência na mesma, generalizando-se as observações para os diferentes níveis da escolarização formal. Apresenta-se a ciência como uma linguagem para a descrição e compreensão do mundo natural. Uma releitura de Barthes é apoio para essa definição de ciência. Defende-se que a alfabetização científica - um analfabeto científico é aquele que não sabe ler a linguagem em que está escrita a natureza - possa ser responsável não apenas pela facilitação do entendimento do mundo, mas por ajudar a transformá-lo em algo melhor. A alfabetização científica é vista também como possibilidade para fazer inclusão social, sendo óbice para isso o presenteísmo (vinculação exclusiva ao presente, sem enraizamento com o passado e sem perspectivas com o futuro) e o cientificismo (crença exagerada no poder da Ciência e/ou atribuição à mesma de fazeres apenas benéficos). O dogmatismo, marcado pelo positivismo, é apresentado como uma das marcas para uma não-alfabetização científica.
Este trabalho inclui uma revisão histórica das propostas de reforma do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos. O caso descrito ilustra alguns dos caminhos percorridos por vários projetos … Este trabalho inclui uma revisão histórica das propostas de reforma do ensino de Ciências ao longo dos últimos anos. O caso descrito ilustra alguns dos caminhos percorridos por vários projetos desde a sua elaboração nos órgãos normativos como parte de políticas públicas até o dia-a-dia das salas de aula. A análise do processo compreendendo aspectos legais, modalidades e recursos didáticos, temáticas dos programas, e processos de avaliação contribui para o estudo de propostas de inovação.
O estudo investigou os conflitos vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez. A pesquisa descritiva com 12 adolescentes grávidas foi realizada em Jucás-Ceará. Os achados foram analisados após agrupamento … O estudo investigou os conflitos vivenciados pelas adolescentes com a descoberta da gravidez. A pesquisa descritiva com 12 adolescentes grávidas foi realizada em Jucás-Ceará. Os achados foram analisados após agrupamento em categorias temáticas emergidas das falas das entrevistadas ao responderem à indagação: Como tem vivenciado a gravidez na adolescência? Verificou-se que a gravidez era vista como um problema indesejado e que as adolescentes tinham medo de partilhar sua descoberta com a família ou o companheiro. Foram observadas reações dos pais ou responsáveis e o baixo nível socioeconômico como determinantes da não aceitação da gestação. Concluiu-se que a gravidez na adolescência constitui-se um problema de Saúde Pública, que deve ser visualizado amplamente, percebendo-se a adolescente e seus problemas cotidianos.
This article summarizes the main achievements of the Brazilian research in chemistry education in these 25 years of existence of the Brazilian Chemical Society and raises some prospective questions for … This article summarizes the main achievements of the Brazilian research in chemistry education in these 25 years of existence of the Brazilian Chemical Society and raises some prospective questions for the field.Six main events are described as the responsible ones for the development of research in chemistry teaching in Brazil.Valuable contributions of Brazilian researches are discussed and related with international trends in science education.Some perspectives for improving research in chemistry teaching in Brazil are also presented.
RESUMO: O objetivo deste trabalho é discutir e buscar relações entre as ideias que circundam a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a Argumentação em situações de Ensino de … RESUMO: O objetivo deste trabalho é discutir e buscar relações entre as ideias que circundam a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a Argumentação em situações de Ensino de Ciências da natureza. Para tanto, optamos por trazer à tona discussões acerca da escola como um espaço em que culturas são apresentadas, produzidas e negociadas. Ao longo do texto, identificamos elementos que configuram a cultura escolar e a cultura científica. Nossa proposta discute movimentos para a concretização de uma cultura híbrida nas aulas de ciências da natureza: a cultura científica escolar. Finalizamos o texto destacando de que modo a Alfabetização Científica, o Ensino por Investigação e a Argumentação permitem a concretização do estabelecimento da cultura científica escolar.
The National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE) is a survey conducted with students from public and private schools, performed in a partnership between the Ministry of Health and the Brazilian … The National Adolescent School-based Health Survey (PeNSE) is a survey conducted with students from public and private schools, performed in a partnership between the Ministry of Health and the Brazilian Institute of Geography and Statistics, with support of the Ministry of Education. PeNSE is part of the Brazilian Surveillance of Risk and Protective Factors for Chronic Diseases. Three editions were held, with triennial periodicity (2009, 2012 and 2015), which included samples composed of 9th grade students. In 2015, a sample of 13 to 17 years old students was added, making PeNSE comparable to international surveys. Throughout the three editions, the sample has increased, in size and scope, and the questionnaire has changed. In addition to the risk and protective factors for chronic diseases, the survey covers other topics, such as sexual behavior and violence. PeNSE provides essential information to support public policies aimed at Brazilian adolescents.A Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE), inquérito com estudantes de escolas públicas e privadas, é realizada graças à parceria do Ministério da Saúde com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e o apoio do Ministério da Educação. A PeNSE é parte da Vigilância dos Fatores de Risco e Proteção das Doenças Crônicas do Brasil. Realizaram-se três edições da PeNSE, com periodicidade trienal (2009, 2012 e 2015), contando com amostras constituídas por estudantes do 9o ano do Ensino Fundamental. Em 2015, foi acrescentada amostra de estudantes de 13 a 17 anos, tornando a PeNSE comparável aos inquéritos internacionais. Ao longo das três edições, a amostra ampliou-se, em tamanho e abrangência, e houve mudanças no questionário. Além dos fatores de risco e proteção para doenças crônicas, a pesquisa contempla outros temas, como comportamento sexual e violências. A PeNSE disponibiliza informações fundamentais para subsidiar políticas voltadas aos adolescentes brasileiros.La Encuesta Nacional de Salud del Escolar (PeNSE) es la encuesta que incluye los estudiantes de escuelas públicas y privadas, realizado en colaboración entre el Ministerio de Salud y el Instituto Brasileño de Geografía y Estadística, con apoyo del Ministerio de Educación. Es parte de la Vigilancia de Factores de Riesgo y Protección para Enfermedades Crónicas de Brasil. Se han llevado a cabo tres ediciones trienales (2009, 2012 y 2015), que incluyeron muestras compuestas de estudiantes del 9 ° grado de la escuela primaria. En 2015, se añadió la muestra de estudiantes de 13 a 17 años, posibilitando comparación con estudios internacionales. Durante las tres ediciones, se ha ampliado la muestra en tamaño y alcance, y hubo cambios en el cuestionario. Además de los factores de riesgo y protección para las enfermedades crónicas, también aborda temas como comportamiento sexual y violencia. PeNSE proporciona información clave para las políticas destinadas a adolescentes brasileños.
Apesar do crescimento exponencial das pesquisas sobre gamificação, a sua aplicação em sala de aula como estratégia de aprendizagem ativa ainda é um grande desafio para a educação. Uma das … Apesar do crescimento exponencial das pesquisas sobre gamificação, a sua aplicação em sala de aula como estratégia de aprendizagem ativa ainda é um grande desafio para a educação. Uma das dificuldades encontradas é a falta de ferramentas adequadas que possam automatizar o sistema de feedbacks imediatos e que permitam experiências de aprendizagem gamificadas. Nesse sentido, o objetivo deste artigo é descrever as contribuições do Kahoot para facilitar o processo de gamificação da sala de aula. Para tanto, realizou-se um estudo de caso descritivo de natureza qualitativa com alunos do Ensino Médio. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram observação e questionários online (Quizzes). Os resultados apontaram que o kahoot potencializou o uso da gamificação em sala de aula por facilitar a utilização de elementos de games como feedback imediato, regras claras, diversão, inclusão do erro, prazer e motivação. Ademais, o Kahoot também poderá ser utilizado como instrumento de avaliação diagnóstica, formativa e/ou somativa, dependendo dos objetivos a serem alcançados. Por fim, acredita-se na relevância da contribuição substancial de que esta pesquisa possa desencadear na área de gamificação aplicada ao ensino escolar.
O presente estudo se iniciou a partir de uma reflexão sobre o fazer científico dentro do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Como recorte perspectivo, … O presente estudo se iniciou a partir de uma reflexão sobre o fazer científico dentro do curso de Naturologia da Universidade do Sul de Santa Catarina (UNISUL). Como recorte perspectivo, buscou-se compreender a Transdisciplinaridade, conceito fundamental tanto para a pós-modernidade quanto na construção curricular da graduação em Naturologia da UNISUL. Como metodologia, observou-se de modo hermenêutico-fenomenológico a oralidade docente, levantada por meio de um encontro-pesquisa, em que foram averiguados a formação e o entendimento transdisciplinar dos docentes. A partir das entrevistas, foram construídas as Interpretações Essenciais Sintéticas (IES), que significaram a compreensão dos temas. Dessa maneira, os resultados foram organizados em: Educação, Naturologia e Transdisciplinaridade e suas subcategorias adjacentes. Sucessivamente, essas categorias seguiram uma dialética hermenêutica em espiral. Trazer à luz o entendimento da Transdisciplinaridade, implica no pensar sobre a não-hierarquização dos saberes, possibilitando um valor ético, humano e ecossistêmico, que garante a vida em sua diversidade essencial.
Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de … Estabelece novas diretrizes, novos parâmetros e critérios para o Programa de Fomento às Escolas de Ensino Médio em Tempo Integral - EMTI, em conformidade com a Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017.
O principal objetivo do herbário da Universidade Federal de São João del-Rei (HUFSJ) é a organização de uma coleção botânica representativa da flora da região fisionômica dos Campos das Vertentes, … O principal objetivo do herbário da Universidade Federal de São João del-Rei (HUFSJ) é a organização de uma coleção botânica representativa da flora da região fisionômica dos Campos das Vertentes, localizada no sudeste do estado de Minas Gerais. O acervo conta atualmente com cerca de 7700 espécimes
A asma crônica afeta milhões de pessoas no mundo. A gestão eficaz da asma é multifacetada e envolve a prevenção de fatores de riscos. Este artigo descreve os fatores de … A asma crônica afeta milhões de pessoas no mundo. A gestão eficaz da asma é multifacetada e envolve a prevenção de fatores de riscos. Este artigo descreve os fatores de risco associados à asma crônica. A revisão sistemática foi embasada em quatro critérios: abordagem concisa do impacto dos fatores de risco associados à asma crônica, artigos completos publicados entre os anos de 2019 e 2024 e artigos realizados em adultos. A busca nas bases de dados resultou na identificação de 1215 publicações. Destas, 511 foram excluídas por serem publicações duplicadas e 698 foram descartadas por não cumprirem os critérios pré-estabelecidos, restando 6 artigos. A análise aponta desde influências genéticas até exposições ambientais na etiologia da asma, destacando a complexidade multifatorial dessa condição de saúde. A identificação precoce dos fatores etiológicos pode ajudar na implementação de estratégias de prevenção, além de facilitar o desenvolvimento de abordagens terapêuticas mais eficazes para os indivíduos de risco. A gestão eficaz da asma envolve equipe interdisciplinar, como médicos, fisioterapeutas e farmacêuticos clínicos, atuando tanto no tratamento como na prevenção de fatores de riscos.
Este estudo analisa comparativamente as práticas pedagógicas no ensino de Geografia durante os estágios supervisionados em duas escolas públicas do sertão alagoano, nos contextos pré-pandêmico (2019) e pandêmico (2020-2021). Utilizando … Este estudo analisa comparativamente as práticas pedagógicas no ensino de Geografia durante os estágios supervisionados em duas escolas públicas do sertão alagoano, nos contextos pré-pandêmico (2019) e pandêmico (2020-2021). Utilizando uma abordagem qualitativa, combinou pesquisa bibliográfica sistemática com análise reflexiva de diários de campo, planos de aula e materiais didáticos. No período presencial, destacou-se a eficácia de técnicas como demonstração com amostras de solo e aulas expositivas dialogadas, que promoveram alto engajamento discente (85% de participação). Já no ensino remoto, as limitações de infraestrutura digital (apenas 38% dos domicílios rurais com internet) exigiram adaptações criativas, como videoaulas e materiais impressos, mas revelaram fragmentação no aprendizado. Os resultados evidenciam desigualdades regionais agravadas pela pandemia, mas também a resiliência docente na mediação pedagógica. Conclui-se que a formação de professores de Geografia deve integrar saberes locais, tecnologias críticas e políticas públicas para infraestrutura digital, visando uma educação contextualizada no semiárido. O estudo reforça o papel do estágio como espaço de reflexão sobre práticas adaptáveis a crises.
| EDITORA CRV eBooks
A finalidade deste artigo é trazer mais uma vez a discussão da importância do lúdico no e para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, já que a educação infantil necessita … A finalidade deste artigo é trazer mais uma vez a discussão da importância do lúdico no e para o desenvolvimento e aprendizagem da criança, já que a educação infantil necessita de um olhar mais atento, uma vez que trata de uma escolarização precoce das crianças. Sendo assim, os objetivos da pesquisa são: averiguar como as atividades lúdicas podem ser excelentes recursos pedagógicos no contexto da educação infantil; orientar o educador infantil, quanto à relevância da atividade lúdica para o desenvolvimento da criança; apontar alternativas de trabalho e, por final, elaborar uma proposta de atividades lúdicas para os educadores de Educação Infantil. Consideramos que a atividade lúdica é uma medida que renova e inova o trabalho na educação infantil, e que trabalhar a partir do lúdico requer entender o que a criança necessita para se desenvolver, enquanto um ser ativo, pensante e criativo.
O crescente número de casos de infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes no Brasil preocupa as autoridades de saúde, as famílias e as escolas. Agravante nesse cenário é a própria concepção … O crescente número de casos de infecções sexualmente transmissíveis entre adolescentes no Brasil preocupa as autoridades de saúde, as famílias e as escolas. Agravante nesse cenário é a própria concepção dos adolescentes sobre este tema, considerando-se seguros e imunes às infecções e também ao risco de uma gravidez em uma primeira relação sexual. A equipe do projeto de extensão Laboratório de Recursos Didáticos em Ciências Morfológicas desenvolve continuamente projetos voltados a essa faixa da população, concentrados no conhecimento da constituição e o funcionamento do corpo humano, com especial atenção aos temas reprodução, métodos contraceptivos e prevenção às ISTs. Nas avaliações realizadas pelos adolescentes, nota-se quão importante é este trabalho, que deve ser contínuo e mais abrangente a cada ano.
O campo da comunicação da ciência tem pautado a necessidade de uma prática mais inclusiva, com ênfase nos grupos sociais minorizados que sofrem diferentes opressões. Este artigo dialoga com essa … O campo da comunicação da ciência tem pautado a necessidade de uma prática mais inclusiva, com ênfase nos grupos sociais minorizados que sofrem diferentes opressões. Este artigo dialoga com essa perspectiva ao trazer o debate entre comunicação da ciência e interseccionalidade, ancorado na prática de divulgação científica dos resultados de pesquisa sobre mulheres quilombolas e acesso às tecnologias da informação e comunicação (TIC). Por meio de uma revisão de literatura, observou-se a necessidade de a comunicação da ciência ser desenvolvida de maneira inclusiva, dando ênfase aos grupos sociais que sofrem diferentes opressões. Foram analisados dois produtos midiáticos, um documentário e uma websérie, elaborados pelo grupo de pesquisa Meios, que contou com a participação de 11 mulheres quilombolas, com idade entre 25 e 94 anos, de Minas Gerais. Nos produtos, as participantes relatam suas experiências e suas vivências em comunidade, sendo elencadas para análise nove categorias (gênero, raça, trabalho, território, ancestralidade, educação, políticas públicas, liderança e resistência) que se relacionam e afetam a vida delas. Observou-se que os produtos podem exemplificar a realização de uma comunicação científica inclusiva, em prol da redução das desigualdades, através do diálogo entre pesquisadores e participantes.
| Editora Pasteur eBooks
O livro Gastroenterologia e Hepatologia visa estudar diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo e hepático, assim como as peculiaridades desses órgãos. Eles são fundamentais nas etapas digestivas, … O livro Gastroenterologia e Hepatologia visa estudar diagnóstico e tratamento clínico das doenças do aparelho digestivo e hepático, assim como as peculiaridades desses órgãos. Eles são fundamentais nas etapas digestivas, metabolismo e absorção de
Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em uma escola técnica de ensino médio, com estudantes dos cursos integrados de Técnico em Informática para a Internet e Técnico em Alimentos. … Este artigo apresenta uma experiência pedagógica desenvolvida em uma escola técnica de ensino médio, com estudantes dos cursos integrados de Técnico em Informática para a Internet e Técnico em Alimentos. A atividade foi baseada na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas (PBL - do inglês, Problem-Based Learning), com o objetivo de promover o protagonismo estudantil e desenvolver habilidades socioemocionais, técnicas e cognitivas, por meio da identificação e resolução de problemas reais vivenciados no ambiente escolar. Ao longo de um bimestre, os alunos foram organizados em grupos interdisciplinares e desafiados a observar criticamente o cotidiano escolar, identificar pontos de melhoria e propor soluções viáveis. Entre os problemas destacados estavam as longas filas no refeitório, a ausência de relógios nas salas de aula, especialmente relevantes após a proibição do uso de celulares, entre outros. Os resultados apontam para um engajamento significativo dos alunos e evidenciam o potencial transformador da PBL na formação crítica e prática dos estudantes.
O presente estudo objetiva analisar a evolução temporal dos indicadores de saúde sexual entre adolescentes escolares de Fortaleza, utilizando dados das edições de 2009, 2012, 2015 e 2019 da Pesquisa … O presente estudo objetiva analisar a evolução temporal dos indicadores de saúde sexual entre adolescentes escolares de Fortaleza, utilizando dados das edições de 2009, 2012, 2015 e 2019 da Pesquisa Nacional de Saúde do Escolar (PeNSE). A metodologia adotada foi quantitativa, descritiva e baseada em dados secundários. Foram analisados quatro indicadores-chave: iniciação sexual precoce, uso de preservativo na última relação sexual, uso da pílula do dia seguinte e gravidez na adolescência. Em Fortaleza, a iniciação sexual precoce apresentou redução de 33,1% em 2009 para 27,9% em 2019. O uso de preservativo, por sua vez, caiu de 66,1% para 59,7% no mesmo período. Já o uso da pílula do dia seguinte teve aumento expressivo, de 25,4% em 2012 para 45,5% em 2019. A taxa de gravidez na adolescência reduziu-se ligeiramente de 8,2% para 7,4%. Todas essas variações foram estatisticamente significativas (p<0,05), conforme teste de regressão logística. Os resultados indicam avanços, especialmente na redução da iniciação sexual precoce e no aumento do acesso à contracepção emergencial, mas também apontam desafios, como a queda na adesão ao sexo seguro. As conclusões destacam a relevância de políticas públicas como o Programa Saúde na Escola (PSE), mas enfatizam a necessidade de fortalecimento da intersetorialidade, ampliação da educação sexual nas escolas e maior acesso a métodos contraceptivos regulares. A persistência de desigualdades regionais e culturais ainda limita a efetividade plena das ações de promoção da saúde sexual entre adolescentes.
Este trabalho investiga o uso de experimentos de física como ferramenta de popularização da ciência em diversas cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Pau dos Ferros, Mossoró, Upanema e … Este trabalho investiga o uso de experimentos de física como ferramenta de popularização da ciência em diversas cidades do Rio Grande do Norte, incluindo Pau dos Ferros, Mossoró, Upanema e Grossos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, baseada na observação direta das interações entre o público e os experimentos realizados em espaços formais e não formais de educação, como escolas, praças e parques municipais. Os eventos analisados apresentaram atividades experimentais simples, de baixo custo e interativas, com foco em conceitos físicos aplicados ao cotidiano. Essas atividades buscam despertar a curiosidade, motivar a aprendizagem e permitir que o conteúdo escolar ganhe novos significados, rompendo a percepção de que física é uma disciplina difícil ou distante da vida real. Além disso, observou-se o potencial formativo dessas ações tanto para o público geral quanto para os mediadores, reforçando a importância dos espaços não formais como complementares ao ensino tradicional de física. A diversidade de públicos presentes nestes eventos evidenciou o caráter inclusivo da popularização da ciência e a relevância de ações que tornem o conhecimento científico acessível à sociedade. Portanto, o uso de experimentos em ações de popularização da ciência contribui para a formação de uma cultura científica mais ampla e acessível.
O presente estudo teve como objetivo principal verificar a conformidade entre os resultados obtidos experimentalmente em um sistema de pêndulo simples e as previsões fornecidas pelo modelo matemático fundamentado em … O presente estudo teve como objetivo principal verificar a conformidade entre os resultados obtidos experimentalmente em um sistema de pêndulo simples e as previsões fornecidas pelo modelo matemático fundamentado em Equações Diferenciais Ordinárias (EDO). Para tal, foram conduzidos experimentos práticos utilizando pêndulos de seis diferentes comprimentos (20 cm, 30 cm, 40 cm, 50 cm, 60 cm e 70 cm). As oscilações foram registradas por meio de gravações em vídeo, e os dados extraídos foram analisados com o auxílio do software Tracker, o qual possibilitou a obtenção de gráficos e a análise precisa do comportamento do sistema. Os resultados empíricos apresentaram uma boa concordância com o modelo teórico proposto, validando, assim, a abordagem matemática adotada. Ademais, destaca-se a relevância pedagógica da realização de atividades experimentais no processo de ensino-aprendizagem, uma vez que estas favorecem a contextualização dos conteúdos teóricos, promovem o desenvolvimento do pensamento científico e fortalecem a compreensão dos fenômenos físicos observados.
This study aimed to investigate the main difficulties faced by high school students in the Chemistry subject at a public school for Youth and Adult Education (EJA) in Fortaleza, considering … This study aimed to investigate the main difficulties faced by high school students in the Chemistry subject at a public school for Youth and Adult Education (EJA) in Fortaleza, considering the context of the blended learning modality. The research was conducted through a questionnaire applied to 55 students, seeking to understand the challenges related to infrastructure, teaching resources, teaching methodologies and educational gaps accumulated throughout the school trajectory of these students. The results reveal that factors such as the absence of practical classes, the predominance of expository methodologies, the lack of contextualization of the contents and the deficiencies in laboratory resources and teaching materials negatively impact the teaching-learning process of Chemistry in EJA. In addition, the data indicate that most students recognize the importance of Chemistry for their personal and professional lives, but face significant difficulties in understanding theoretical concepts, performing mathematical calculations and relating the contents to everyday life. The students' responses emphasize the need for practical classes, the use of interactive technologies, accessible teaching materials and greater contextualization of the topics covered. It is concluded that overcoming these challenges requires investments in infrastructure, ongoing teacher training, and the adoption of active and contextualized methodologies, promoting a more inclusive and meaningful chemical education that is aligned with the needs of the EJA public.
Vanderson Rafael Muller Dapper | Revista Brasileira de Educação em Geografia
Este relato de experiência descreve uma atividade desenvolvida em aulas de Geografia no 1º ano do Ensino Fundamental, em 2022, que utilizou a escrita de cartas ao Papai Noel como … Este relato de experiência descreve uma atividade desenvolvida em aulas de Geografia no 1º ano do Ensino Fundamental, em 2022, que utilizou a escrita de cartas ao Papai Noel como estratégia para ensinar Geografia de forma lúdica e interdisciplinar. A proposta surgiu das dúvidas das crianças sobre a existência do Papai Noel e aproveitou essa fantasia para introduzir a organização do espaço mundial e suas diferenças. Por meio de ferramentas como Google Earth e Street View, as crianças exploraram o trajeto da carta até o endereço fictício no Polo Norte, discutindo características dos lugares percorridos. A atividade permitiu a interpretação de produtos cartográficos por meio dos recursos tecnológicos, além de apresentar diferentes países, culturas e suas particularidades. Interdisciplinarmente, abordou-se o gênero textual "carta", promovendo escrita espontânea e incentivando o conhecimento sobre meios de comunicação. A fantasia natalina foi o elemento motivador que envolveu os alunos no uso de tecnologias para ampliar o entendimento do espaço geográfico, conectando-os a questões globais de forma acessível e divertida. As crianças foram instigadas a refletir sobre o mundo de maneira crítica e criativa, explorando a diversidade cultural e geográfica por meio de um recurso familiar e acessível. A atividade destacou-se como uma prática pedagógica que alia imaginação, tecnologia e Geografia, demonstrando como temas lúdicos podem ser transformados em oportunidades significativas de aprendizagem. Palavras-chave Ensino de Geografia; Ferramentas digitais na Educação; Interdisciplinaridade; Anos Iniciais do Ensino Fundamental; Natal. Geography in letters to Santa Claus Abstract This experiential report describes an educational activity implemented in 2022 within Geography lessons for 1st first-grade primary school students. The activity employed the writing of letters to Santa Claus as an innovative, playful, and interdisciplinary approach to teaching Geography. Inspired by children's curiosity about Santa Claus's existence, the activity leveraged this imaginative context to introduce concepts related to the spatial organization of the world and its diverse characteristics. Utilizing digital tools such as Google Earth and Street View, students explored the fictional journey of their letters to the North Pole, analyzing the features of the places encountered along the route. This activity fostered the interpretation of cartographic representations through technological resources while introducing students to various countries, cultures, and their unique traits. From an interdisciplinary perspective, the activity incorporated the textual genre of the "letter," encouraging spontaneous writing and enhancing students' understanding of communication methods. The Christmas fantasy served as a motivating framework, engaging students in the use of technology to deepen their comprehension of geographic space and connect them to global issues in an accessible and engaging manner. Students were prompted to critically and creatively reflect on the world, exploring cultural and geographical diversity through a familiar and relatable medium. This pedagogical practice exemplifies how the integration of imagination, technology, and Geography can transform playful themes into profound learning experiences. Keywords Geography education; Digital tools in pedagogy; Interdisciplinarity; Early primary education; Christmas. La Geografía en las cartas para Papá Noel Resumen Este relato de experiencia describe una actividad desenvuelta en clases de Geografía en el primer año de la escuela primaria, en 2022, que consistía en escribir cartas al Papá Noel como estrategia para enseñar Geografía de manera lúdica e interdisciplinar. La propuesta surgió de las dudas de los niños sobre la existencia do Papá Noel y se aprovechó esa fantasía para introducir la organización del espacio mundial y sus diferencias. Por medio de herramientas como Google Earth y Street View, los niños explotaron el trayecto de las cartas hasta la dirección ficticia en Polo Norte, discutiendo características de los lugares viajados. La actividad permitió la interpretación de productos cartográficos por medio de recursos tecnológicos, además de presentar diferentes países, culturas y sus particularidades. Interdisciplinarmente, se trabajó con el género textual “carta”, promoviendo la escrita espontánea e incentivando el conocimiento sobre los medios de comunicación. La fantasía navideña fue el elemento motivador que envolvió los alumnos en el uso de tecnologías para ampliar la comprensión del espacio geográfico, conectándolos a cuestiones globales de manera accesible y divertida. Los niños fueron instigados a reflexionar sobre el mundo de manera crítica y creativa, explotando la diversidad cultural y geográfica por medio de un recurso familiar y accesible. La actividad se destacó como una práctica pedagógica que une imaginación, tecnología y Geografía, apuntando como temas lúdicos que se pueden transformar en oportunidades significativas de aprendizaje. Palabras clave Enseñanza de Geografía; Herramientas digitales en la Educación; Interdisciplinaridad; Primeros años de escuela primaria; Navidad.
Neste artigo, a partir de uma perspectiva do ensino de Ciências da Natureza, temos o objetivo de discutir aspectos que sustentam concepções de alfabetização científica e sua relação com elementos … Neste artigo, a partir de uma perspectiva do ensino de Ciências da Natureza, temos o objetivo de discutir aspectos que sustentam concepções de alfabetização científica e sua relação com elementos do histórico das pesquisas em Educação em Ciências, bem como propor elementos que podem ser considerados para o planejamento de aulas que tenham como intuito o desenvolvimento da alfabetização científica de estudantes. Por isso, trazemos ao centro da discussão os domínios do conhecimento científico para apontar relações entre tais domínios em ações didático-pedagógicas e anunciam considerações para a progressão da mobilização dos domínios em diferentes etapas da educação básica. Entendemos que as ideias expostas neste texto podem trazer contribuições tanto para pesquisas em ensino quanto para a prática de sala de aula. Palavras-chave Alfabetização científica; Ciência como prática social; Educação básica. Scientific literacy from the natural sciences perspective: discussions based on scientific knowledge domains Abstract In this article, from a perspective of teaching Natural Sciences, we aim to discuss aspects that support concepts of scientific literacy and their relationship with elements of the history of research in Science Education, as well as to propose elements that can be considered for planning lessons that aim to develop students' scientific literacy. Therefore, we center the discussion in science domains to point out relationships between such domains in didactic-pedagogical actions and announce considerations for the progression of the mobilization of the domains along K-12 education. We understand that the ideas presented in this text can bring contributions both to research in teaching and to classroom practice. Keywords Scientific literacy; Science as social practice; K-12 education. La alfabetización científica desde la perspectiva de las Ciencias Naturales: discusiones basadas en dominios del conocimiento científico Resumen En este artículo, desde una perspectiva de enseñanza de las Ciencias Naturales, pretendemos discutir aspectos que fundamentan los conceptos de alfabetización científica y su relación con elementos de la historia de la investigación en Educación en Ciencias, así como proponer elementos que puedan ser considerados para la planificación de clases que tengan como objetivo el desarrollo de la alfabetización científica de los estudiantes. Para ello, centramos la discusión en los dominios científicos para señalar las relaciones entre dichos dominios en las acciones didáctico-pedagógicas y anunciar consideraciones para la progresión de la movilización de los dominios a lo largo de la educación primaria y secundaria. Entendemos que las ideas presentadas en este texto pueden aportar contribuciones tanto a la investigación en la enseñanza como a la práctica en el aula. Palabras clave Alfabetización científica; Ciencia como práctica social; Educación primaria y secundária.
Jussara Fraga Portugal | Revista Brasileira de Educação em Geografia
Esta escrita versa sobre as experiências de formação, iniciação na docência e no ensino de Geografia, no âmbito do Programa Universidade para Todos (UPT), vinculado à Universidade do Estado da … Esta escrita versa sobre as experiências de formação, iniciação na docência e no ensino de Geografia, no âmbito do Programa Universidade para Todos (UPT), vinculado à Universidade do Estado da Bahia (UNEB). Trata-se de um recorte da pesquisa narrativa em desenvolvimento, intitulada “UpT/UNEB, ensino de Geografia e formação docente”, inserida na pesquisa-âncora “Geo(grafias) em múltiplos contextos territoriais: identidades, memórias e narrativas” (Portugal, 2021). Esta pesquisa de caráter qualitativo, cuja metodologia ancorou-se nos princípios teórico-metodológico da pesquisa (auto)biográfica, a partir dos dispositivos do memorial e da entrevista narrativa como fontes da investigação, intenciona, a partir da análise e interpretação de narrativas de dez monitores de Geografia que atuaram no UpT/UNEB, compreender como as situações formativas vinculados ao referido programa potencializaram a aprendizagem da docência em Geografia em um contexto singular de atuação profissional. As narrativas que compõem o enredo deste texto contemplam as dimensões temáticas da pesquisa, quais sejam: “Memórias e trajetórias de formação”; “UPT e ensino de Geografia: iniciação e aprendizagens da docência”; “Mosaico de experiências vividas na docência”. As narrativas abordam sobre o inventário das experiências vividas no devir das ações durante o período de 2019 a 2022, destacam os desafios da docência e revelam aprendizagens significativas ao descrever as atividades planejadas e realizadas, marcadas pelas singularidades da proposta do programa no formato presencial e remoto (no período da pandemia). Palavras-chave Aprendizagens da docência em Geografia; Experiências vividas; Programa Universidade para Todos; Narrativas. Lived and (Co)Shared Experiences: learning of teaching in Geography Abstract This paper deals with the experiences of training, initiation in teaching and teaching of Geography, within the University for All (UPT) Program, linked to the State University of Bahia (UNEB). This is a cut of the narrative research in development, entitled "UpT/ UNEB, teaching of Geography and teacher training", inserted in the anchor research "Geo(graphs) in multiple territorial contexts: identities, memories and narratives" (Portugal, 2021). This qualitative research, whose methodology was anchored in the theoretical-methodological principles of (auto)biographical research, from the devices of the memorial and narrative interview as sources of the investigation, intends, from the analysis and interpretation of narratives of ten Geography monitors who acted in UpT/UNEB, understand how the training situations linked to the program potentiated the learning of teaching in Geography in a unique context of professional performance. The narratives that make up the plot of this text contemplate the thematic dimensions of the research, namely: "Memories and trajectories of training"; "TPU and teaching of Geography: initiation and learning from teaching"; "Mosaic of experiences lived in teaching". The narratives address the inventory of experiences lived in the future actions during the period from 2019 to 2022, highlight the challenges of teaching and reveal significant learnings by describing the planned and carried out activities, marked by the singularities of the program proposal in face-to-face and remote format (during the pandemic). Keywords Learning to teach Geography; Lived experiences; University for All Program; Narratives. Experiencias vividas y (com)partatidas: aprendiendo a la enseñanza de la Geografía Resumen Este artículo trata de las experiencias de formación, iniciación a la docencia y enseñanza de la Geografía, en el ámbito del Programa Universidad para Todos (UPT), vinculado a la Universidad Estatal de Bahia (UNEB). Se trata de un extracto de la investigación narrativa en curso titulada “UpT/UNEB, enseñanza de la Geografía y formación de professores”, como parte de la investigación de anclaje “Geo(grafías) en múltiples contextos territoriales: identidades, memorias y narrativas” (Portugal, 2021). Esta investigación cualitativa, cuya metodología está anclada en los principios teórico-metodológicos de la investigación (auto)biográfica, utilizando los dispositivos de la memoria y de la entrevista narrativa como fuentes de investigación, tiene como objetivo analizar e interpretar las narrativas de diez monitores de Geografía que trabajaron en UpT/UNEB, para comprender cómo las situaciones de formación vinculadas a este programa potenciaron el aprendizaje de la enseñanza de la Geografía en un contexto singular de actuación profesional. Las narrativas que componen la trama de este texto abarcan las dimensiones temáticas de la investigación, que son: “Memorias y trayectorias formativas”; “UPT y enseñanza de la Geografía: iniciación y aprendizaje de la enseñanza”; “Mosaico de experiencias vividas en la enseñanza”. Las narrativas abordan el inventario de experiencias vividas en el transcurso de las acciones durante el período de 2019 a 2022, destacan los desafíos de la enseñanza y revelan aprendizajes significativos al describir las actividades planificadas y realizadas, marcadas por las singularidades de la propuesta del programa en el formato presencial y a distancia (durante el período pandémico). Palabras clave Enseñanza-aprendizaje en Geografía; Experiencias vividas; Programa Universidad para Todos; Narrativas.
Victor Hugo Nedel Oliveira | Revista Brasileira de Educação em Geografia
Este artigo propõe um diálogo sobre as juventudes a partir de uma perspectiva geográfica, iniciando com a definição e conceituação de 'jovens', 'juventudes' e 'culturas juvenis', com base em conceitos … Este artigo propõe um diálogo sobre as juventudes a partir de uma perspectiva geográfica, iniciando com a definição e conceituação de 'jovens', 'juventudes' e 'culturas juvenis', com base em conceitos e autores que fundamentam o campo. A primeira parte introduz o debate teórico, situando as discussões dentro das questões contemporâneas sobre a juventude. Em seguida, abordamos o campo das Geografias das Juventudes, destacando as ideias centrais que vêm sendo desenvolvidas, como a territorialização das práticas juvenis, as relações com o espaço e o papel da Geografia na compreensão das dinâmicas juvenis. Na sequência, apresentamos resultados de uma investigação sobre a produção de conhecimentos sobre juventudes na Geografia brasileira, destacando tendências e lacunas na produção acadêmica. Este panorama é ampliado com a discussão sobre as Geografias das Juventudes no Ensino de Geografia, a partir de pesquisas anteriores, como a realizada com jovens do Colégio de Aplicação da UFRGS, os TCCs orientados, o curso de extensão "Geografias das Juventudes" e o I Seminário de Pesquisa com Juventudes na Geografia, eventos que promoveram a interlocução entre ensino e pesquisa. O artigo também reflete sobre as contribuições das pesquisas com juventudes na Geografia para a prática docente, oferecendo uma análise sobre como os resultados dessas investigações podem enriquecer as abordagens pedagógicas no Ensino de Geografia. Por fim, a considerações finais apresentam alguns dos principais desafios para a prática docente com jovens no Ensino de Geografia, além das questões que ainda precisam ser enfrentadas na pesquisa sobre juventudes na Geografia. Palavras-chave Jovens; Juventudes; Ensino de Geografia; Educação geográfica; Geografias das Juventudes. Geographic education with youths: what do contemporary youths have to say to the Geography Abstract This article proposes a dialogue about youth from a geographical perspective, starting with the definition and conceptualization of 'young people,' 'youths,' and 'youth cultures,' based on concepts and authors that underpin the field. The first part introduces the theoretical debate, situating the discussions within contemporary issues about youth. Next, we address the field of Youth Geographies, highlighting the central ideas being developed, such as the territorialization of youth practices, the relationships with space, and the role of Geography in understanding youth dynamics. Following this, we present results from an investigation on the production of knowledge about youth in Brazilian Geography, highlighting trends and gaps in academic production. This panorama is expanded with a discussion on Youth Geographies in Geography Education, based on previous research, such as that conducted with students from the Colégio de Aplicação at UFRGS, supervised undergraduate theses, the extension course "Youth Geographies," and the First Seminar on Youth Research in Geography, events that promoted the interaction between teaching and research. The article also reflects on the contributions of youth research in Geography to teaching practice, offering an analysis of how the results of these investigations can enrich pedagogical approaches in Geography Education. Finally, the concluding remarks present some of the main challenges for teaching youth in Geography Education, as well as issues that still need to be addressed in youth research within Geography. Keywords Youngs; Youths; Geography teaching; Geographical education; Geographies of Youths. Educación geográfica con jóvenes: ¿qué dicen las juventudes contemporáneas a la enseñanza de Geografía? Resumen Este artículo propone un diálogo sobre la juventud desde una perspectiva geográfica, comenzando con la definición y conceptualización de 'jóvenes', 'juventud' y 'culturas juveniles', basándose en conceptos y autores que fundamentan el campo. La primera parte introduce el debate teórico, situando las discusiones dentro de los problemas contemporáneos sobre la juventud. A continuación, abordamos el campo de las Geografías de la Juventud, destacando las ideas centrales que se están desarrollando, como la territorialización de las prácticas juveniles, las relaciones con el espacio y el papel de la Geografía en la comprensión de las dinámicas juveniles. Posteriormente, presentamos los resultados de una investigación sobre la producción de conocimiento sobre la juventud en la Geografía brasileña, destacando las tendencias y vacíos en la producción académica. Este panorama se amplía con una discusión sobre las Geografías de la Juventud en la Educación en Geografía, basada en investigaciones previas, como las realizadas con estudiantes del Colegio de Aplicación de la UFRGS, tesis de pregrado supervisadas, el curso de extensión "Geografías de la Juventud" y el Primer Seminario de Investigación Juvenil en Geografía, eventos que promovieron la interacción entre la enseñanza y la investigación. El artículo también reflexiona sobre las contribuciones de la investigación juvenil en la Geografía a la práctica docente, ofreciendo un análisis de cómo los resultados de estas investigaciones pueden enriquecer los enfoques pedagógicos en la Educación en Geografía. Finalmente, las conclusiones presentan algunos de los principales desafíos para enseñar sobre la juventud en la Educación en Geografía, así como cuestiones que aún deben ser abordadas en la investigación juvenil dentro de la Geografía. Palabras clave Jóvenes; Juventudes; Enseñanza de Geografía; Educación geográfica; Geografías de las Juventudes.
Este trabalho visa propor uma prática pedagógica baseada nas narrativas de saberes de cura, integrando oralidade, leitura, escrita e escuta de receitas de uso de plantas medicinais. Esta abordagem une … Este trabalho visa propor uma prática pedagógica baseada nas narrativas de saberes de cura, integrando oralidade, leitura, escrita e escuta de receitas de uso de plantas medicinais. Esta abordagem une saberes populares e práticas de letramento, revelando identidade e memória no contexto escolar. Tomamos como ponto de partida a memória dos saberes geracionais transmitidos pelos familiares mais velhos, numa construção dialógica de saberes que se aglutinam dentro da escola e se manifestam em um currículo que prioriza vivências e memórias relevantes na contemporaneidade, reativando os saberes ancestrais. Esta proposta tem como objetivo reunir e associar os saberes tradicionais aos saberes formais abordados em sala de aula e revelados no âmbito familiar. De acordo com Tadeu (2013), a integração de saberes populares ao currículo escolar enriquece o processo educativo. Sousa (2000) argumenta que a oralidade é uma ferramenta poderosa na transmissão de conhecimentos tradicionais. Lima (2003) destaca a importância das práticas de letramento na valorização da identidade cultural dos estudantes. Marcuschi (2010) aponta a relevância da escrita e da leitura na construção de conhecimento significativo. Oliveira (2018) enfatiza a escuta como elemento fundamental na aprendizagem sobre plantas medicinais. Dolz (2011) salienta a necessidade de um currículo que valorize as memórias e vivências dos alunos.
Este artigo analisa e discute algumas das principais contribuições de John Dewey e William H. Kilpatrick para o ensino e aprendizagem da Geografia, com ênfase no desenvolvimento da alfabetização científica … Este artigo analisa e discute algumas das principais contribuições de John Dewey e William H. Kilpatrick para o ensino e aprendizagem da Geografia, com ênfase no desenvolvimento da alfabetização científica e do raciocínio geográfico por meio das metodologias ativas de aprendizagem. A pesquisa, baseada em uma revisão narrativa da literatura, está organizada em duas categorias principais: 1- as obras fundamentais de John Dewey (Experiência e Educação e Como Pensamos) e William H. Kilpatrick (The Project Method e Educação para uma Civilização em Mudança), 2- estudos sobre metodologias ativas no ensino de Geografia, com ênfase na Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas (ABRP) e Geo-Inquiry, selecionados em bases de dados como o Education Resources Information Center (ERIC) e na plataforma de periódico da CAPES, acesso via CAFe. Os estudos analisados indicam que metodologias focadas em estratégias investigativas, como a ABRP e Geo-Inquiry, contribuem para a promoção da alfabetização científica e do raciocínio geográfico. Palavras-chave Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas; Alfabetização científica; Ensino de Geografia; Metodologias ativas; Geo-Inquiry. The contributions of John Dewey and Willian Kilpatrick to the development of scientific literacy and geographical reasoning in school Geography Abstract This article analyzes and discusses some of the main contributions of John Dewey and William H. Kilpatrick to the teaching and learning of Geography, with an emphasis on the development of scientific literacy and geographic reasoning through active learning methodologies. The research, based on a narrative review of the literature, is organized into two main categories: 1- the fundamental works of John Dewey (Experience and Education and How We Think) and William H. Kilpatrick (The Project Method and Education for a Changing Civilization), 2- studies on active methodologies in the teaching of Geography, with an emphasis on Problem-Based Learning (ABRP) and Geo-Inquiry, selected from databases such as the Education Resources Information Center (ERIC) and the CAPES journal platform, accessed via CAFe. The studies analyzed indicate that methodologies focused on investigative strategies, such as ABRP and Geo-Inquiry, can contribute to the promotion of scientific literacy and geographic reasoning. Keywords Problem Based Learning; Geography teaching; Scientific literacy; Active methodologies; Geo-Inquiry. Las contribuciones de John Dewey y Willian Kilpatrick al desarrollo de la alfabetización científica y el razonamiento geográfico en la Geografía escolar Resumen Este artículo analiza y discute algunas de las principales contribuciones de John Dewey y William H. Kilpatrick a la enseñanza y aprendizaje de la Geografía, con énfasis en el desarrollo de la alfabetización científica y el razonamiento geográfico a través de metodologías de aprendizaje activo. La investigación, basada en una revisión narrativa de la literatura, se organiza en dos categorías principales: 1- las obras fundamentales de John Dewey (Experiencia y Educación y Cómo Pensamos) y William H. Kilpatrick (El Método de Proyectos y Educación para una Civilización Cambiante), 2- estudios sobre metodologías activas en la enseñanza de la Geografía, con énfasis en el Aprendizaje Basado en Problemas (ABRP) y el Geo-Inquiry, seleccionados de bases de datos como el Centro de Información de Recursos Educativos (ERIC) y la plataforma de revistas CAPES, a las que se accede vía CAFe. Los estudios analizados indican que las metodologías centradas en estrategias investigativas, como ABRP y Geo-Inquiry, pueden contribuir a la promoción de la alfabetización científica y el razonamiento geográfico. Palabras clave Aprendizaje Basado en Problemas; Alfabetización científica; Enseñanza de la Geografía; Metodologías activas; Geo-Inquiry.
A metodologia utilizada pelos professores de Química, em geral, ainda está bastante focada numa tendência de aula exclusivamente expositiva. Apesar desse tradicionalismo ainda perdurar, na maioria das nossas escolas, novas … A metodologia utilizada pelos professores de Química, em geral, ainda está bastante focada numa tendência de aula exclusivamente expositiva. Apesar desse tradicionalismo ainda perdurar, na maioria das nossas escolas, novas concepções metodológicas estão trazendo outros olhares sobre o Ensino de Química. Dentro desse contexto, podemos utilizar filmes nas aulas, pois além de ser um instrumento para o entretenimento, os filmes podem transmitir informações baseadas no conhecimento científico. Esta pesquisa teve como objetivo analisar as contribuições da utilização de filmes como recurso audiovisual nas aulas de Química. Para isso, os objetivos específicos foram: (a) Investigar as percepções do professor sobre o uso de filmes ao utilizá-los na disciplina da área de Química; (b) - Analisar as principais estratégias utilizadas pelo professor quando faz uso dessa ferramenta em suas aulas. Assim, essa pesquisa é de caráter qualitativo e o campo de pesquisa abrangeu a EREM Capitão Manoel Gomes D'Assunção, localizada na cidade de Pombos – PE. O sujeito da pesquisa foi o professor de Química da escola. Como instrumentos de construção de dados, foram utilizados a observação e registro das práticas do docente, entrevista semiestruturada com o professor. A partir dos resultados, verificamos que o uso de filmes é bem visto pelo professor, inclusive faz uso em algumas aulas como recurso introdutório, deixando as aulas mais agradáveis.
O livro didático é uma ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem, pois representa a principal, senão a única, fonte de trabalho como material impresso utilizado em sala de aula … O livro didático é uma ferramenta importante no processo de ensino aprendizagem, pois representa a principal, senão a única, fonte de trabalho como material impresso utilizado em sala de aula em várias escolas da rede pública de ensino, apresentando-se como um recurso básico para os estudantes e para os docentes. Em consideração a isso, com a Reforma do Novo Ensino Médio, projetos integradores passaram a ser obrigatórios na matriz curricular de algumas escolas do Ensino Médio e, logo, os livros didáticos sofreram mudanças na forma de abordagem dos conteúdos. Em 2021, o PNLD sofreu mais mudanças, tendo como objetivo principal levar até as escolas materiais didáticos que contribuam e viabilizem a implantação do Novo Ensino Médio. Os primeiros materiais escolhidos pelas escolas foram as obras de Projetos Integradores e de Projeto de Vida, um formato inédito, que promove o trabalho em sala de aula alinhado com a BNCC do Ensino Médio, visando o desenvolvimento integral do aluno e o desenvolvimento de perspectivas. O presente trabalho teve como objetivo geral analisar a abordagem dos conteúdos sobre a Química em livros didáticos de Projetos Integradores da área de Ciências da Natureza no novo PNLD-2021 (Programa Nacional do Livro e do Material Didático). A execução se deu pela análise de conteúdo em que se seguiram três etapas básicas, sendo elas pré-análise, inferência e interpretação. Portanto, constatou-se que, dos treze livros analisados, apenas dois continham um projeto ligado diretamente à Química e os temas integradores obrigatórios (STEAM (da sigla em Inglês Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics), Protagonismo juvenil, Mídiaeducação e Mediação de conflitos) estavam presentes nos projetos, mas não aplicados totalmente aos conteúdos de Química.
O presente estudo investiga a aplicabilidade de Metodologias Ativas (MAs) no ensino de Ciências da Natureza para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Anos Finais do Ensino Fundamental … O presente estudo investiga a aplicabilidade de Metodologias Ativas (MAs) no ensino de Ciências da Natureza para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) nos Anos Finais do Ensino Fundamental em escolas municipais de Valença do Piauí-PI. Considerando que as, MAs colocam o aluno como protagonista na construção do conhecimento, o estudo busca demonstrar sua importância na inclusão e no engajamento de estudantes com TEA, oferecendo ambientes mais dinâmicos e inclusivos. A pesquisa fundamenta-se em teorias sobre o ensino inclusivo, particularmente as de Silva (2022), Marin et al. (2010) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que enfatizam o papel ativo do aluno e a importância de práticas pedagógicas que respeitem as singularidades de cada estudante. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, envolvendo a produção de dados por meio de questionários aplicados a cinco professores de Ciências da Natureza e observações em sala de aula regular. Os resultados indicam que, embora os professores reconheçam a relevância das MAs, sua implementação ainda é limitada, com predominância de práticas tradicionais. Os docentes relataram a necessidade de formação continuada em Educação Especial, evidenciando a implementação de capacitação para a adoção de estratégias inclusivas. Os resultados desse estudo, sugerem que, as MAs sejam efetivas no contexto escolar, é crucial garantir formação contínua para os docentes e recursos adequados, além de um ambiente educacional que valorize as singularidades dos alunos com TEA. Assim, as MAs se mostram fundamentais para promover um ensino inclusivo e acessível, contribuindo para o desenvolvimento das habilidades sociais e cognitivas dos alunos, proporcionando um aprendizado que respeita as diferenças e valoriza a diversidade.
Esse artigo se trata de um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2023 no programa de mestrado em ensino das ciências e matemática da Universidade Federal Rural de … Esse artigo se trata de um recorte de uma dissertação defendida no ano de 2023 no programa de mestrado em ensino das ciências e matemática da Universidade Federal Rural de Pernambuco-UFRPE e tem como objetivo verificar concepções de licenciandos(as) em química sobre a utilização de recursos didáticos e a utilização das charges enquanto um recurso didático. Observamos que nos dias atuais, a formação inicial de professores de química enfrenta diversas fragilidades no que diz respeito à compreensão e ao uso eficaz de recursos didáticos, e um dos exemplos desses recursos é a charge que pode ser aliada ao ensino de química. Assim, essa pesquisa se caracteriza como uma pesquisa de abordagem qualitativa e participante, tendo como sujeitos da pesquisa os licenciandos em Química da UFRPE, mas precisamente que estavam cursando o estágio supervisionado IV e já estavam realizando regências em sala de aula. Foram realizadas inicialmente observações na aula, posteriormente foi aplicado um questionário inicial, e é válido ressaltar que a disciplina foi ministrada de forma remota no ano de 2021, o questionário apresentou perguntas relacionadas às concepções dos licenciandos em relação a utilização de recursos didáticos para o processo ensino-aprendizagem da Química, e a utilização da charge como um recurso didático nas aulas de química. Foram categorizadas as respostas obtidas segundo Bardin (2016). Após a aplicação do questionário foi notório que as charges podem ser recursos didáticos interessantes para o ensino-aprendizagem, se utilizados com tal objetivo, a maioria dos licenciandos conhecem as charges, enxergam possibilidades de sua utilização, porém não se sentem habilitados para tal uso, isso foi observado a partir de fatores manifestados pelos professores em formação por meio de suas concepções em relação as respostas do questionário. Observou-se que a charge pode ser utilizada para diminuir a abstração e o tradicionalismo muitas vezes presente no ensino de química.
O estudo aborda a epistemologia da educação no século XXI, com foco nos desafios e nas possibilidades que emergem no contexto educacional contemporâneo. O objetivo principal é compreender como as … O estudo aborda a epistemologia da educação no século XXI, com foco nos desafios e nas possibilidades que emergem no contexto educacional contemporâneo. O objetivo principal é compreender como as novas abordagens epistemológicas podem influenciar a prática educativa e o desenvolvimento de competências nos alunos. A pesquisa utiliza uma abordagem qualitativa, com revisão de literatura e análise crítica de teorias educacionais atuais. A pesquisa conclui que a epistemologia da educação no século XXI enfrenta desafios significativos, como a necessidade de adaptação às tecnologias digitais e à diversidade cultural. Contudo, também apresenta oportunidades para inovar nas práticas pedagógicas, promovendo um ensino mais inclusivo e reflexivo. A intersecção entre teoria e prática é fundamental para formar cidadãos críticos e preparados para os complexos desafios do mundo atual. A formação contínua dos educadores e a colaboração entre diferentes áreas do conhecimento são essenciais para a construção de uma educação mais significativa e transformadora.
Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis são relevantes para a saúde individual e coletiva, dentre as quais estão o HIV as hepatites virais e a sífilis. A identificação destas infecções pode … Introdução: As infecções sexualmente transmissíveis são relevantes para a saúde individual e coletiva, dentre as quais estão o HIV as hepatites virais e a sífilis. A identificação destas infecções pode ocorrer por meio de testes rápidos ofertados na atenção primária à saúde, contudo o processo apresenta fragilidades o que reforça a importância do debate científico. Objetivo: Identificou-se as principais temáticas relacionadas ao teste rápido para infecções sexualmente transmissíveis na atenção primária à saúde conforme as publicações científicas mundiais. Métodos: Revisão narrativa através da escala SANRA (Scale for the Assement of Narrative Review Article). Os termos usados para busca foram: “Doenças Sexualmente Transmissíveis”, “Diagnóstico” e “Atenção Primária à Saúde” (DeCS); “Sexually Transmitted Diseases”, “Rapid Diagnostic Tests” e “Primary Health Care” (MeSH), a pesquisa se deu nas bases: Base de Dados em Enfermagem, Lilacs, MedLine/PubMed e Scopus (Elsevier) em maio de 2024. Utilizou-se artigos originais, disponíveis na íntegra, que abordavam a temática, publicados no período de 2012-2024. Resultados: Das 112 publicações identificadas, 20 foram selecionadas, predominaram publicações dos anos de 2022, 2018, 2017 e 2012. A Medline/Pubmed foi a base com maior número de artigos identificados (51) e selecionados (12), o Brasil foi o cenário de seis estudos, havendo representatividade de mais oito países. Para a análise, os dados foram organizados em uma tabela com ano de publicação, base de dados utilizada, local do estudo, objetivo principal e a categoria na qual o estudo se enquadrou, levando em consideração o seu eixo basal. Emergiram quatro categorias, sendo elas: Análise do serviço saúde; Percepções de usuários e profissionais; Desafios e estratégias para efetivação dos serviços. A palavra ativa predominante nos textos foi “HIV”. Conclusão: As temáticas centrais das publicações científicas mundiais se concentram na percepção de profissionais e usuários bem como na análise dos serviços de saúde, do processo de trabalho e efetividade de ações conjuntas, com ênfase no HIV.
Esta pesquisa apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura sobre evasão escolar em cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, objetivando mapear a abordagem da temática nas … Esta pesquisa apresenta uma Revisão Sistemática da Literatura sobre evasão escolar em cursos técnicos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, objetivando mapear a abordagem da temática nas dissertações e teses produzidas no período de 1996 a 2024. Foram realizadas buscas no Catálogo de Dissertações e Teses da CAPES, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações e no CAPES Open Data, obtendo-se 4.789 publicações, entre as quais 172 compuseram o panorama do estudo, após aplicados critérios de inclusão e exclusão. As dissertações e teses selecionadas foram tabuladas e disponibilizadas no Mendeley Data (DOI: 10.17632/2w7d988yst.1), incluindo dados extraídos dos textos, índices de citação, links de validação, bem como a consolidação analítica, em 3 classificações definidas a partir de agrupamentos temáticos, a saber: Determinantes (45 trabalhos – 26%), Políticas Públicas (37 trabalhos – 22%) e Projetos de Intervenção (90 trabalhos – 52%). A pesquisa encontrou um número significativo de estudos sobre propostas de combate à evasão, comumente direcionadas a um campus ou instituição específica, tornando-se pertinente o compartilhamento de experiências. O resultado desta RSL contribui para a compreensão do objeto de estudo e para a identificação de possíveis lacunas a serem pesquisadas.
A tuberculose (TB) trata-se de uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, … A tuberculose (TB) trata-se de uma doença infectocontagiosa, de notificação compulsória, causada por qualquer uma das sete espécies que integram o complexo Mycobacterium tuberculosis: M. tuberculosis, M. bovis, M. africanum, M. canetti, M. microti,M. pinnipedi e M. caprae. A TB pode tem prevenção, tratamento e cura, mas ainda prevalece dentre a população mais carente e contribui para perpetuação da desigualdade social. O Brasil registrou 1.020.108 casos de tuberculose nos últimos dez anos, sendo que 26,27% dos diagnósticos são da Região Nordeste, e 6,28% são do Estado da Pernambuco. O município de Petrolina, localizado no sertão pernambucano, notificou um total de 1.146 casos de tuberculose no período de 2013 a 2023. A presente pesquisa tem o objetivo de estabelecer o perfilepidemiológico da tuberculose no município de Petrolina-PE, no período de 2013 a 2023. Foi realizado um estudo ecológicomediante coleta de dados no SINAN (Sistema de Informação de Agravos de Notificações), vinculado ao DATASUS, referente aoperfil epidemiológico da tuberculose no município em comento, no período de 2013 a 2023. A cidade de Petrolina apresentounúmero de casos de tuberculose acima da média nacional e estadual, revelando-se um grande desafio para a saúde públicano que diz respeito à detecção, notificação e tratamento da doença.
Aprender matemática, na maioria das vezes, é um desafio para os estudantes, pois exige raciocínio lógico e atenção e, os métodos de ensino tradicionais, quase sempre não conseguem despertar os … Aprender matemática, na maioria das vezes, é um desafio para os estudantes, pois exige raciocínio lógico e atenção e, os métodos de ensino tradicionais, quase sempre não conseguem despertar os seus interesses. Assim, é preciso o professor recorrer a práticas pedagógicas que auxiliem no processo de ensino e aprendizagem dos acadêmicos. Neste sentido, os jogos alinhados aos princípios norteadores do Desenho Universal para Aprendizagem se tornam fortes aliados neste caminhar. Frente ao exposto, este estudo tem por objetivo descrever como os jogos contribuem na construção do conhecimento dos estudantes de uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Paranaguá (PR). Como metodologia adotou-se a pesquisa bibliográfica e realizou-se uma busca nas bases de dados do Portal de Periódicos da Capes e na Biblioteca Digital de Teses de Dissertações (BDTD), a fim de levantar a literatura pertinente que discutem sobre o assunto. O instrumento de coleta de dados foi a observação e a construção de jogos matemáticos na perspectiva do DUA. Os resultados obtidos evidenciam a importância das atividades lúdicas no ensino da matemática e por meio da fundamentação teórica e da aplicação dos jogos, conclui-se se que a implementação de práticas pedagógicas planejadas a partir das estratégias metodológicas apoiadas no DUA, além de garantir para a inclusão, por meio da participação de todos estudantes nas atividades contribuiu, significativamente, para o aprendizado dos conceitos matemáticos.
ABSTRACT This article aims to study the book O Veado e a Onça by Ana Maria Machado, highlighting its relevance as an indigenous allegory or fable or an animal story … ABSTRACT This article aims to study the book O Veado e a Onça by Ana Maria Machado, highlighting its relevance as an indigenous allegory or fable or an animal story about coexistence and mutual respect. Through a bibliographical methodological approach, based on scientific articles dialoguing with different authors on the theme in question such as: Andrade (2007), Aesop (2020); Fedro (2008), Farencena (2010), Freire (1996), Krenak (2020, 2022), La Fontaine (2007), Magalhães (1940), Munduruku (2004). The aim is to understand the messages conveyed by the author and her contributions to education, in addition to analyzing the themes explained and the possible applications in the classroom and in the social context. The work is presented as a literary resource that can provide important reflections on values, behavior and social coexistence, values ​​that are increasingly important in today’s societies. The results obtained can be used in the classroom, as a pedagogical tool to address the mentioned themes, and may also be relevant for researchers and those interested in children’s literature, indigenous culture and education. KEYWORDS: animal history, Ana Maria Machado, reflections, behavior, social coexistence.