Social Sciences Sociology and Political Science

Social and Economic Solidarity

Description

This cluster of papers explores the concepts of solidarity economy, social management, reciprocity, and autogestão, focusing on topics such as cooperatives, community development, ethical values, and qualitative research. It delves into the theoretical and practical aspects of building a more socially responsible and sustainable economic system.

Keywords

Solidarity Economy; Social Management; Reciprocity; Autogestão; Economia Solidária; Cooperatives; Community Development; Ethical Values; Qualitative Research; Cultural Analysis

No final do seculo XX o mundo se transforma novamente. Os desdobramentos do capitalismo em sua forma de acumular riquezas, desafiam a pratica e o pensamento social. Novas possibilidades trazidas … No final do seculo XX o mundo se transforma novamente. Os desdobramentos do capitalismo em sua forma de acumular riquezas, desafiam a pratica e o pensamento social. Novas possibilidades trazidas pela ciencia e pela tecnica transformam as condicoes de existencia social de individuos e coletividades, em todo o planeta. Os sistemas de comunicacao por satelite e por cabo, aliados as novas tecnologias de informacao e a microeletronica, possibilitam a conexao em tempo real, dos mercados, das financas eda producao. As transformacoes que estao ocorrendo no interior do capitalismo inauguram, de forma intensa ou mediatizada, uma nova forma de estar no mundo. Chesnais, ao tratar esse processo em curso, privilegia em sua analise o movimento do capital financeiro, que tem como cenario o mundo.
Departamento de Antropologia, Politica e Filosofia - Faculdade de Ciencias e Letras - UNESP - 14800-901 - Araraquara - SP Departamento de Antropologia, Politica e Filosofia - Faculdade de Ciencias e Letras - UNESP - 14800-901 - Araraquara - SP
The major conflicts between the north and the south can be expected to result from the confrontation of alternative conceptions of democracy, mainly between liberal or representative democracy and participatory … The major conflicts between the north and the south can be expected to result from the confrontation of alternative conceptions of democracy, mainly between liberal or representative democracy and participatory democracy. The liberal, representative model of democracy, while prevailing on a global scale, guarantees no more than a low-intensity democracy. In recent times, however, participatory democracy has exhibited a new dynamic, engaging mainly subaltern communities and social groups that fight against social exclusion and the suppression of citizenship. In this collection of reports from the global South - India, South Africa, Mozambique, Colombia and Brazil - De Sousa Santos and his colleagues show how, in some cases, a deepening of democracy results from the development of dual forms of participatory and representative systems, and points to the emergence of transnational networks of participatory democratic initiatives. Such networks pave the way to the reinvention of social emancipation.
O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. Ricardo Antunes Sao Paulo: Boitempo, 2005 O caracol e sua concha: ensaios sobre a nova morfologia do trabalho. Ricardo Antunes Sao Paulo: Boitempo, 2005
What makes organizations so similar? We contend that the engine of rationalization and bureaucratization has moved from the competitive marketplace to the state and the professions. Once a set of … What makes organizations so similar? We contend that the engine of rationalization and bureaucratization has moved from the competitive marketplace to the state and the professions. Once a set of organization emerges as a field, a paradox arises: rational actors make their organizations increasingly similar as they try to change them. We describe three isomorphic processes - coercive, mimetic, and normative - leading to this outcome. We then specify hypotheses about the impact of resource centralization and structuration on isomorphic change. Finally, we suggest implications for theories of organizations and social change.
ELIAS, Norbert; SCOTSON, Jhon L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relacoes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000. ELIAS, Norbert; SCOTSON, Jhon L. Os estabelecidos e os outsiders: sociologia das relacoes de poder a partir de uma pequena comunidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 2000.
Procede‑se a uma crítica do modelo de racionalidade ocidental – o modelo de uma razão indolente – propondo‑se os prolegómenos de um outro modelo, o de uma razão cosmopolita. Procura‑se … Procede‑se a uma crítica do modelo de racionalidade ocidental – o modelo de uma razão indolente – propondo‑se os prolegómenos de um outro modelo, o de uma razão cosmopolita. Procura‑se fundar três procedimentos sociológicos nesta razão cosmopolita: a sociologia das ausências, a sociologia das emergências e o trabalho de tradução.
List of tables and figures Preface Glossary of abbreviations and Portuguese terms 1. Introduction: traditional politics, new authoritarianism 2. Oligarchical power and traditional politics in Minas Gerais 3. The modern … List of tables and figures Preface Glossary of abbreviations and Portuguese terms 1. Introduction: traditional politics, new authoritarianism 2. Oligarchical power and traditional politics in Minas Gerais 3. The modern political economy of traditional politics 4. Bureaucratic authoritarianism and the state elite 5. Back to patronage: state clientelism in Minas Gerais 6. Authoritarian politics and traditional elites 7. The traditional political elite and the transition to democracy 8. Continuity in change: Brazilian authoritarianism and democratization in comparative perspective Appendix: the Minas elite References Index.
Nova edicao, revista e ampliada, do excelente livro de Scott. E texto obrigatorio na Teoria das Organizacoes, em nivel de pos-graduacao, no qual a densidade e privilegiada. O autor apresenta … Nova edicao, revista e ampliada, do excelente livro de Scott. E texto obrigatorio na Teoria das Organizacoes, em nivel de pos-graduacao, no qual a densidade e privilegiada. O autor apresenta e compara as mais relevantes perspectivas teoricas no campo dos estudos organizacionais, com enfase em abordagens sociologicas e nos niveis macro-analiticos. Trata os estudos organizacionais de maneira sistematica e abrangente, considerando, simultaneamente, mudancas no mundo 'real' e nas 'teorias' explicativas do mundo real.
A perda da razão social do trabalho tem como ressonância a perda do sentido do trabalho para aqueles que o realizam. O objetivo principal deste ensaio é analisar de que … A perda da razão social do trabalho tem como ressonância a perda do sentido do trabalho para aqueles que o realizam. O objetivo principal deste ensaio é analisar de que forma a saúde mental é prejudicada pelas atuais contradições entre modernização e expansão da precarização social e do trabalho. Na primeira parte, procura-se entender a questão através de uma visão sócio-histórica, expondo-se a seguir indicadores internacionais e brasileiros que demonstram essa precarização. Na sequência, as autoras apresentam uma análise crítica do modo pelo qual, a partir da busca de maximização da competitividade, surgiu um modelo social que, em nome de uma excelência cujo significado conjuga perfeição e superioridade, propicia discriminação ou exclusão para todos os que de alguma forma desvelam seus limites humanos. Os paradigmas deste modelo, atualmente dominante, são examinados para identificar os impactos psíquicos, destacando os adoecimentos relacionados à violência laboral. As autoras assinalam ainda o aumento de vulnerabilidade psíquica nos contextos de pobreza. A seguir, é apresentada uma reflexão sobre o despertencimento social e o desenraizamento humano e, na parte final, são discutidas perspectivas de reverter a degradação social, do trabalho e da natureza.
O ecologísmo tem colocado em cheque as leis capitalistas de mercado, principalmente na sua fase globalizada, devido à apropriação e exploração inconsequente dos recursos naturais. Ao mesmo tempo tem apontado … O ecologísmo tem colocado em cheque as leis capitalistas de mercado, principalmente na sua fase globalizada, devido à apropriação e exploração inconsequente dos recursos naturais. Ao mesmo tempo tem apontado que o meio ambiente não se reduz ao tratamento somente cientifico da natureza. O presente artigo ressalta aspectos importantes do ecologísmo como a participação das mulheres, o marxismo, o neo-narodnismo, etc. e é rico em exemplos de problemas ambientais decorrentes das relações de produção. O ecologísmo dos pobres é apontado como uma perspectiva necessária às lutas ambientais no Terceiro Mundo.
A Editora UFRJ lancou recentemente o livro intitulado mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Resultado do trabalho de uma antropologa e um economista trata-se de uma obra importante … A Editora UFRJ lancou recentemente o livro intitulado mundo dos bens: para uma antropologia do consumo. Resultado do trabalho de uma antropologa e um economista trata-se de uma obra importante para os administradores, especialmente por abordar as relacoes de consumo sob diferentes perspectivas, ensejando uma releitura dos valores socioculturais e dos sistemas simbolicos. O texto de leitura estimulante desperta interesse tanto sob o ponto de vista teorico quanto metodologico
Em Black Feminist Thought, Patricia Hill Collins contribui para a consolidacao do Pensamento Feminista Negro propondo uma teoria centrada na teoria critica na qual se privilegia o ponto de vista … Em Black Feminist Thought, Patricia Hill Collins contribui para a consolidacao do Pensamento Feminista Negro propondo uma teoria centrada na teoria critica na qual se privilegia o ponto de vista das mulheres negras. Para desenvolver o argumento e as estrategias da construcao do seu marco teorico, Collins busca na vivencia e na experiencia da mulher negra norte-americana o trama principal da teoria. Trata-se de um trabalho necessario para a construcao de uma sociedade plural e polifonica cujas diversas vozes podem e devem ser acomodadas no mundo do conhecimento e das ciencias. O trabalho de Collins articula diversas correntes teoricas como estudos de genero e etnia, classes sociais, sociologia da ciencia, pensamento social marxista, teoria critica. Ela se inspira na Perspectiva Feminista de Sandra Harding, dos estudos da sociologia da ciencia, nos trabalhos de Angela Davis, uma das principais referencias dos estudos de genero e etnia e nas historias de vida das mulheres negras que Collins coleta ao longo da pesquisa. O livro de 335 paginas e dividido em tres partes. E na primeira parte que ela constroi a base teorica do Pensamento Feminista Negro que inclui com parte da Teoria Social Critica. De acordo com a autora, a teoria social critica permite analisar a situacao da mulher negra, assim como entender a supressao e a desvalorizacao do Neide Mayumi Osada
Este texto argumenta que a “colonialidade” é o lado mais escuro da modernidade ocidental, uma matriz de poder que surgiu entre o Renascimento e o Iluminismo durante a colonização das … Este texto argumenta que a “colonialidade” é o lado mais escuro da modernidade ocidental, uma matriz de poder que surgiu entre o Renascimento e o Iluminismo durante a colonização das Américas, e que está culminando com o neoliberalismo capitalista dos tempos atuais. Primeiro, estabelece a tese de que a colonialidade, um conceito que foi introduzido pelo sociólogo Anibal Quijano, é a “pauta oculta” da modernidade. Em seguida, explica a origem desse “monstro de quatro cabeças e duas pernas” e analisa a formação e as transformações históricas dessa “matriz colonial do poder”. Para concluir, oferece uma prévia do livro The dark side of western modernity: global futures, decolonial options, que vislumbra certos “futuros globais” enquanto explora possíveis “opções descoloniais”.
E necessaria uma organizacao social e a prevalencia da moral e da etica, para um desenvolvimento da melhor forma possivel, a sociedade contra o estado, a ciencia e o poder. … E necessaria uma organizacao social e a prevalencia da moral e da etica, para um desenvolvimento da melhor forma possivel, a sociedade contra o estado, a ciencia e o poder. A sociedade procura organizar-se economicamente, criando diferencas profundas entre proprietarios e nao proprietarios, ricos e pobres, escravos e livres, homens e mulheres. Lutas internas sao produzidas que podem levar a destruicao de todo o grupo social. O antropologo frances Pierre Clastres, estudou por um prisma completamente diferente as sociedades, longe do padrao costumeiro europeu, mostrou que possuem uma escrita que nao e alfabetica nem ideografica ou hieroglifica (a escrita nao e conhecida por orientais e ocidentais), gravada no corpo das pessoas com sinais especificos e objetos determinados. Possuem memoria, mitos e narrativas transmitidas oralmente de geracao a geracao. Mostrou que tais sociedades sao contra o Estado, contra o mercado, porem nao sao sociedades sem Estado e sem mercado, e sim, sao contrarias a eles. Clastres, refutando o pensamento europeu do seculo XIX-XX, procurou demonstrar que o poder nao precisa estar centralizado em um unico individuo, mas pode ser encontrado na liberdade do mesmo, desmembrou e conceituou o Estado como ponto definitivo de evolucao e avanco, e concluiu que ele nao e necessario para a formacao social de um povo. A funcao de um representante e representar a comunidade diante de outras comunidades, o representante nao tem funcao de poder, pois pertence a comunidade e dela nao se separa. E, analisou: a sociedade pode se defender do poder coercivo e centralizado do Estado, desde que consciente de que o Estado se baseia em violencia e abuso de poder. Quando a politica se desligar do Estado e forco mandada pela sociedade, entao sera possivel construir uma sociedade fora de sua dependencia e longe de suas caracteristicas coercivas. Para Pierre Clastres o dualismo entre “individuo” e “sociedade” e um desafio paralisante e acaba se para Pierre Clastres o dualismo entre “individuo” e “sociedade” e um desafio paralisante e acaba se tornando uma fuga; e indaga: como construir modelos de intencionalidade sem sujeitos, como nao personificar a sociedade, e sair do individualismo metodologico. Pensando na relacao social sem sociedade, e em outras comunidades espalhadas pelo mundo que nao foram capazes de impedir o surgimento da propriedade privada e de todas as desigualdades sociais que resultaram na necessidade de criar um poder separado, onde o poder esta concentrado em apenas um governante, de maneira isolada e arbitraria ou a possibilidade coercitiva que o estado possui para obrigar a fazer ou nao fazer algo, tendo como objetivo o bem publico.
O último livro de André Gorz, O Imaterial traz reflexões importantes sobre o trabalho hoje e sintetiza uma longa discussão sobre a crise do processo de valorização do capital. O último livro de André Gorz, O Imaterial traz reflexões importantes sobre o trabalho hoje e sintetiza uma longa discussão sobre a crise do processo de valorização do capital.
Já é tarde para anunciar a importância desse novo livro de Ricardo Antunes: poucos meses após o lançamento, duas edições esgotaram-se e, tudo indica, novas deverão sair. Fato surpreendente num … Já é tarde para anunciar a importância desse novo livro de Ricardo Antunes: poucos meses após o lançamento, duas edições esgotaram-se e, tudo indica, novas deverão sair. Fato surpreendente num momento de baixa no mercado editorial, talvez explicável pela presença constante do autor nos debates acadêmicos e sindicais, pela linguagem jornalística acessível ao grande público e, principalmente, pela atualidade do tema.
Amanda Milke , Olavo de Salles | Aoristo - International Journal of Phenomenology Hermeneutics and Metaphysics
The cooperative act characterizes the legal qualification of the cooperative in Brazilian law and determines the operational rule’s systemic interpretation and the relations between partners and cooperative and vice versa. … The cooperative act characterizes the legal qualification of the cooperative in Brazilian law and determines the operational rule’s systemic interpretation and the relations between partners and cooperative and vice versa. However, it is observed that the theory of the cooperative act has not been sufficient to solve all complex economic issues, proposing in this study the understanding of the cooperative as an organization, with the evolution of the cooperative act to the cooperative activity.
O Mindful Eating, ou alimentação consciente, é uma prática baseada na atenção plena que incentiva a percepção dos sinais internos de fome, saciedade e emoções ligadas ao ato de comer. … O Mindful Eating, ou alimentação consciente, é uma prática baseada na atenção plena que incentiva a percepção dos sinais internos de fome, saciedade e emoções ligadas ao ato de comer. O Transtorno de Compulsão Alimentar (TCA), por sua vez, caracteriza-se por episódios recorrentes de ingestão alimentar excessiva, acompanhados de perda de controle e sofrimento emocional. Este estudo explora como o Mindful Eating pode ser uma abordagem eficaz no manejo do TCA, contribuindo para uma relação mais equilibrada com a comida. Os objetivos gerais foi analisar os efeitos do Mindful Eating na redução de episódios compulsivos, promovendo maior consciência sobre sinais internos de fome e saciedade, além de identificar fatores emocionais relacionados ao ato de comer. Foi realizada uma revisão integrativa da literatura, considerando artigos publicados entre 2014 e 2024, com enfoque nos benefícios do Mindful Eating para a saúde mental e comportamental de indivíduos com transtornos alimentares. Os estudos analisados demonstraram que o Mindful Eating é uma abordagem eficaz e não invasiva, favorecendo a autorregulação alimentar, a diminuição de comportamentos impulsivos e a adoção de hábitos mais saudáveis. A prática de Mindful Eating se mostrou promissora como ferramenta complementar no tratamento da compulsão alimentar, promovendo saúde e qualidade de vida. No entanto, é necessário ampliar as investigações sobre seus efeitos a longo prazo e sua eficácia em diferentes perfis de pacientes.
Este artigo tem como objetivo analisar a associação entre a percepção da corrupção na América Latina e o capital social. A hipótese de trabalho postula que aumento da percepção da … Este artigo tem como objetivo analisar a associação entre a percepção da corrupção na América Latina e o capital social. A hipótese de trabalho postula que aumento da percepção da corrupção está associada a diminuição do capital social, da confiança interpessoal, cooperação e solidariedade por parte dos cidadãos nos países da região, em um contexto de sociedades materialistas. A metodologia é quantitativa, do tipo survey, com base nos dados da 7ª onda da Pesquisa Mundial de Valores (WVS). Os resultados evidenciam uma associação entre a percepção da corrupção e a erosão da desconfiança interpessoal, num ciclo de retroalimentação deletério para a democracia e suas instituições na região.
A presente pesquisa investiga a influência da religiosidade na promoção da resiliência e da coesão social, a partir da atuação das Irmãs da Visitação na comunidade Campo Velho, em Quixadá–CE. … A presente pesquisa investiga a influência da religiosidade na promoção da resiliência e da coesão social, a partir da atuação das Irmãs da Visitação na comunidade Campo Velho, em Quixadá–CE. Justifica-se pela relevância de compreender o papel das práticas religiosas em contextos de vulnerabilidade social, especialmente em territórios marcados por carência material, fragilidade institucional e desafios comunitários. Tendo como problema norteador a relação entre fé vivida e reconstrução subjetiva, o estudo teve como objetivo geral analisar como as ações pastorais e educativas das irmãs contribuem para fortalecer os vínculos comunitários e auxiliar os moradores na superação de dificuldades cotidianas. Utilizou-se uma abordagem qualitativa, com base em entrevistas semiestruturadas aplicadas a quinze moradores da comunidade, analisadas à luz da técnica de análise de conteúdo de Bardin. Os resultados apontam que a religiosidade, quando integrada à ação concreta, funciona como instrumento terapêutico, educativo e ético, promovendo sentido, acolhimento e reconstrução de vínculos. Observou-se ainda que a atuação das irmãs reforça práticas de solidariedade, autoestima, alfabetização e cuidado emocional, articulando espiritualidade e cidadania. Conclui-se que a fé, enquanto experiência vivida em comunidade, pode se constituir em potente fator de transformação social e subjetiva.
Este artigo tem como intenção investigar o significado da “potência destituinte”, conceito desvelado na obra de Giorgio Agamben, especialmente em sua relação com o projeto Homo Sacer, iniciado em 1995. … Este artigo tem como intenção investigar o significado da “potência destituinte”, conceito desvelado na obra de Giorgio Agamben, especialmente em sua relação com o projeto Homo Sacer, iniciado em 1995. Para esse exercício, o texto percorrerá por uma breve análise das noções de “poder constituinte” e “poder constituído” a partir de Bruno Cava, Giuseppe Cocco, Michael Hardt e Antonio Negri. Numa segunda parte, o estudo se debruçará sobre a questão do ofício, presente na obra Opus Dei de Giorgio Agamben, e as tensões entre a ética do “dever ser” e a “potência-do-não”. Por fim, a partir dessa abordagem, o texto se encerra, como um ensaio do pensamento, na busca por novos usos da política e uma leitura sobre a paixão, com a referência no pensamento desse filósofo italiano e os seus usos conceituais realizados por Manuel Moyano.
Este artigo tem como objetivo criticar a categoria ‘determinantes’ em relação à ideia de ‘determinação’ recepcionadas e/ou apropriadas pelo campo da saúde coletiva latino-americana desde a tese de doutorado de … Este artigo tem como objetivo criticar a categoria ‘determinantes’ em relação à ideia de ‘determinação’ recepcionadas e/ou apropriadas pelo campo da saúde coletiva latino-americana desde a tese de doutorado de Marx intitulada: “Diferença entre a filosofia da natureza de Demócrito e a de Epicuro”. O intuito deste estudo foi demonstrar como a categoria ‘determinantes’ está associada à ideia de causalismo simples e, ainda, como a compreensão da categoria ‘determinação’ em Marx se afasta completamente da ideia de ‘relações determinísticas’. Assim, este artigo se apresenta estruturado em três seções. Na primeira seção se questiona como se desenvolveu o debate sobre ‘Determinantes sociais’ ou ‘Determinação social da saúde’ no campo da saúde coletiva. Na segunda seção, enfatiza-se à categoria ‘determinação’ na tese de doutoramento de Marx com a finalidade de demonstrar os pressupostos do sistema filosófico epicurista nos quais essa categoria está assentada em contraponto aos pressupostos do sistema democrítico que encerra a categoria ‘determinantes’. Por fim, a terceira seção apresenta breves considerações finais sobre este debate.
A presente pesquisa objetiva analisar a relação da tecnologia social (TS) com o Programa Mulheres Mil (PMM) elencando as similaridades com o conceito de TS e as contradições que os … A presente pesquisa objetiva analisar a relação da tecnologia social (TS) com o Programa Mulheres Mil (PMM) elencando as similaridades com o conceito de TS e as contradições que os envolvem. Refere-se a uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, documental e descritivo. Os resultados apontam que o PMM precisa ser reformulado para ser uma TS, pois algumas ações e direcionamentos no início dessa iniciativa, como a participação ativa das mulheres na construção do projeto e a respectiva avaliação, se relacionaram sobremaneira com as características da TS, mas ainda necessitariam de ajustes para haver o envolvimento delas na criação plena do PMM. Por outro lado, ambos apresentam no conceito uma resposta a um problema social por meio da valorização do saber local, se relacionam com a economia solidária, com autogestão, de baixo custo epodem ser replicáveis. Portanto, o PMM pode ser considerado um precursor para as tecnologias sociais pois utiliza de um tipo de formação profissional para disseminar conhecimento e posteriormente, esse conhecimento apreendido pelas mulheres em situação de vulnerabilidade social pode ser aplicado no desenvolvemimento de TS. Ou seja, na TS o processo é mais importante do que o artefato em si, com a democratização do viés tecnológico participativo de vários trabalhadores, ou seja, com as mulheres vulneráveis e a adaptação ao território onde vivem para reaplicar e ter autonomia com a TS apreendida.
A partir de um estudo empírico da relação de jovens universitários com o mercado de criptomoedas, este artigo busca contribuir para a investigação deste novo tema de pesquisa da Sociologia … A partir de um estudo empírico da relação de jovens universitários com o mercado de criptomoedas, este artigo busca contribuir para a investigação deste novo tema de pesquisa da Sociologia Econômica. Primeiramente, a literatura é analisada para caracterizar as criptomoedas em seus aspectos técnico-operacionais, históricos, econômicos e sociológicos. Depois, são apresentados os resultados da pesquisa empírica. Os dados quantitativos mostram a maior proporção de homens cisgênero, heterossexuais, de cursos da área das ciências exatas e com posicionamento político à direita entre os que já investiram em criptomoedas do que entre os que nunca o fizeram. Já os dados qualitativos permitiram a criação de três tipos ideais de investidores, caracterizados a partir dos sentidos atribuídos ao investimento e das relações de confiança estabelecidas: os criptoevangelistas, os investidores tradicionais e os investidores de hype.
Este artigo aprofunda a análise das intersecções entre consumo, espetáculo e alienação, incorporando a filosofia da dádiva de Jacques T. Godbout e Alain Caille para dialogar com as contribuições clássicas … Este artigo aprofunda a análise das intersecções entre consumo, espetáculo e alienação, incorporando a filosofia da dádiva de Jacques T. Godbout e Alain Caille para dialogar com as contribuições clássicas de Zygmunt Bauman, Guy Debord e Marcel Mauss. Além dessa articulação teórica, o texto dialoga com novos tipos de sociabilidades digitais (crowdfunding, software livre, bancos comunitários e agroecologia), ilustrando como lógicas de reciprocidade persistem e constituem alternativas às formas hegemônicas de mercantilização e espetacularização. Metodologicamente, adota-se um percurso bibliográfico‑analítico, apoiado em autores contemporâneos para articular a crítica social à densidade filosófica exigida. Conclui‑se que a revalorização da reciprocidade, enquanto princípio organizador da vida social, pode inspirar políticas públicas orientadas à solidariedade e oferecer horizontes de resistência ao consumismo e à reificação.
O artigo analisou criticamente o mito do self-made man e sua ressignificação no contexto neoliberal, onde ele é transformado na figura do 'empreendedor de si mesmo'. Essa narrativa, enraizada na … O artigo analisou criticamente o mito do self-made man e sua ressignificação no contexto neoliberal, onde ele é transformado na figura do 'empreendedor de si mesmo'. Essa narrativa, enraizada na ética protestante e consolidada como símbolo de mérito individual, é utilizada como ferramenta ideológica para mascarar desigualdades estruturais e legitimar a precarização do trabalho. Por meio de revisão bibliográfica, destaca-se como o neoliberalismo desloca a responsabilidade pelo sucesso ou fracasso para o indivíduo, ocultando as condições materiais que limitam a mobilidade social. Discursos de autossuperação, amplificados por influenciadores digitais e coaches motivacionais, contribuem para a internalização da lógica de mercado, gerando ansiedade, culpa e alienação. O estudo conclui que o self-made man não apenas despolitiza as relações laborais, mas também enfraquece resistências coletivas, ao fragmentar os trabalhadores e promover soluções individualistas para problemas estruturais. Propõe-se, assim, a desconstrução desse mito como passo essencial para desafiar a hegemonia neoliberal e fomentar alternativas coletivas que combatam a precarização e promovam justiça social.
O artigo examina criticamente a construção do "homem econômico" na teoria econômica, contrapondo os pressupostos do individualismo metodológico à perspectiva da cooperação social. Inicialmente, analisa a figura do agente racional … O artigo examina criticamente a construção do "homem econômico" na teoria econômica, contrapondo os pressupostos do individualismo metodológico à perspectiva da cooperação social. Inicialmente, analisa a figura do agente racional e maximizador de utilidade, dominante na microeconomia neoclássica, e aponta suas limitações empíricas frente à crise ambiental e social contemporânea. Em seguida, resgata a visão de Adam Smith, mostrando que seu pensamento original enfatizava a interdependência social, e não o egoísmo absoluto. O trabalho demonstra como, com o advento do utilitarismo e do marginalismo, a figura do agente econômico foi distorcida para sustentar um modelo concorrencial e mercantilista. Diversas críticas heterodoxas são apresentadas, revelando que o comportamento humano é plural, moldado por fatores sociais, culturais e situacionais, e não apenas pela maximização do interesse próprio. Defende-se, assim, a necessidade de superar o reducionismo neoclássico, reconhecendo a complexidade social e as dinâmicas de cooperação na formulação de políticas públicas e modelos econômicos mais sustentáveis.
Em seu último Curso no Collège de France, entre janeiro e março de 1984, Michel Foucault pronuncia A Coragem da Verdade. De certa forma, encerra-se uma trilogia importante formada pela … Em seu último Curso no Collège de France, entre janeiro e março de 1984, Michel Foucault pronuncia A Coragem da Verdade. De certa forma, encerra-se uma trilogia importante formada pela Hermenêutica do Sujeito, seguida pelo Governo de Si e dos Outros. Mais uma vez a questão da governamentalização se une ao cuidado de si ao dizer a verdade sobre si, para configurar uma longa história filosófica que tem origem nos pré-socráticos e foi concluída nos primeiros séculos desta era, especialmente a partir da contraposição entre práticas cínicas e as cristãs. Por meio da recuperação dessa trajetória, com ênfase nesse último Curso, este artigo celebra as contribuições de um dos mais prestigiados filósofos contemporâneos, especialmente sobre a Ética, tão cara e fundamental, podendo ser uma ferramenta para as práticas docentes da atualidade. Palavras-chave: Parrhesía. Ética. Cuidado de Si. Governo. Governamentalidade.
Objetivo: analisar os impactos da implementação da semana de quatro dias no Brasil, considerando a influência dos contratos relacionais e transacionais na adoção desse modelo. Estado da arte: a redução … Objetivo: analisar os impactos da implementação da semana de quatro dias no Brasil, considerando a influência dos contratos relacionais e transacionais na adoção desse modelo. Estado da arte: a redução da jornada de trabalho tem sido debatida globalmente, com evidências de benefícios para o bem-estar dos trabalhadores, mas também há desafios relacionados à produtividade e sustentabilidade organizacional. Escopo: foi realizada pesquisa mista baseada em um piloto com dezenove empresas brasileiras, combinando questionários quantitativos com funcionários e entrevistas qualitativas com líderes empresariais. Originalidade: o estudo conecta a teoria dos contratos relacionais à adoção de novos arranjos de trabalho, destacando o papel de uma governança baseada em confiança, cooperação e objetivos compartilhados na viabilidade da semana de quatro dias. Impactos: os achados indicam que empresas com contratos relacionais registraram maior engajamento e bem-estar dos funcionários sem perda de produtividade, e forneceram insights para organizações e formuladores de políticas.
O texto tem como objetivo abordar características das moedas sociais, instrumento que tem adquirido considerável espaço no Brasil nos últimos anos. No contexto de crescimento das moedas sociais, é tarefa … O texto tem como objetivo abordar características das moedas sociais, instrumento que tem adquirido considerável espaço no Brasil nos últimos anos. No contexto de crescimento das moedas sociais, é tarefa significativa trazer à luz aspectos e considerações sobre a economia solidária, bem como se mostra necessário realçar a função nevrálgica que desempenham moedas sociais e bancos comunitários no combate à exclusão financeira. Entretanto, é dever que cabe a esta pesquisa tecer críticas e salientar que bancos comunitários e moedas sociais não se mostraram capazes de subverter a lógica do dinheiro imposta por um capitalismo cada vez mais financeirizado. O caso da Moeda Social Arariboia se revela, então, um exemplo adequado para exibir as limitações inerentes a moedas sociais e bancos comunitários, que têm se transformado, gradativamente, em mecanismos de política de transferência de renda.
Solução de Dois Estados é uma obra literária contemporânea que capta a intolerância presente na sociedade brasileira. Em meio à polarização política observada no Brasil na última década, Michel Laub … Solução de Dois Estados é uma obra literária contemporânea que capta a intolerância presente na sociedade brasileira. Em meio à polarização política observada no Brasil na última década, Michel Laub escreve uma trama sobre dois irmãos que não conseguem chegar a um entendimento, retratando um relacionamento marcado por ressentimento, violência e ódio. Neste trabalho, pretendemos observar como a obra de Laub provoca um efeito de realidade em sua leitura, fenômeno que parece decorrer de duas estratégias distintas: 1) sua estrutura híbrida, na qual nos apoiamos em Krysinski ([2004] 2012) quanto ao hibridismo na literatura; e 2) a presença de repetições pertencentes a um realismo traumático, entendido a partir de Foster ([1996] 2005). Para os conceitos de efeito de realidade, nos apoiamos em Barthes (1972) e Rancière (2010). Quanto à metodologia empregada na análise do hibridismo, classificamos onze fragmentos do livro, que variam quanto aos estilos e gêneros textuais empregados. Para a análise do realismo traumático presente na obra, destacamos alguns trechos contendo repetições que retomam traumas nas falas dos personagens principais. Verificamos que a obra produz um efeito de realidade, o que ocorre principalmente a partir da hibridação entre texto ficcional e não ficcional, bem como da presença constante de repetições traumáticas ao longo da trama.
The decolonization of the feminine refers to the analysis and transformation of the hierarchies of power and knowledge that have historically marginalized and oppressed women. This process involves questioning the … The decolonization of the feminine refers to the analysis and transformation of the hierarchies of power and knowledge that have historically marginalized and oppressed women. This process involves questioning the Eurocentric and patriarchal models that shape the conceptions of gender, body, sexuality, and identity, in addition to seeking alternatives that recognize and value the diversity of feminine experiences in different sociocultural contexts. This article adopts a qualitative approach, using bibliographic research as an analysis tool to shed light on the possibility of a society in which the feminine is recognized and respected in its essence. Based on Jungian and Transpersonal psychology, the potentialities and challenges of inhabiting a female body, regardless of biological gender, are explored. The article proposes a reflection on the characteristics of introspection, feeling, and creativity, understood as a power of transformation and self-regulation, accessible to all people who allow themselves to deepen their self-awareness. Authors such as Bolen (2003), Estes (1992), Jung (1964), Owen (1994), and Woolger (1994) will be presented, providing theoretical support for the proposal of this article to promote women's autonomy so that they can have a more balanced life, awakening feminine consciousness and contributing to a more just and happy society. The guiding question of the research is: but why expand feminine consciousness? In our culture, the masculine principle is often overvalued while the feminine is associated with sensitivity, love and childlikeness and is therefore underestimated. Expanding feminine consciousness is essential to recover the creative and creative potential that exists in all of us, and thus promote internal and collective balance.
Marcos Nalli | Revista Ideação
Argumento que o tema da soberania e do poder soberano merece um olhar mais atento dos leitores, comentadores e estudiosos do pensamento de Michel Foucault. A se considerar sua produção … Argumento que o tema da soberania e do poder soberano merece um olhar mais atento dos leitores, comentadores e estudiosos do pensamento de Michel Foucault. A se considerar sua produção teórica – livros e cursos – a partir dos anos de 1970, é possível sustentar que o poder soberano não é apenas um tipo de poder do qual Foucault quer distância e que apenas se volta a ele para estabelecer, por contraposição, sua leitura dos poderes, no caso, a disciplina, a biopolítica e o governo (ou governamentalidade, como preferem alguns de seus leitores e comentadores). Justamente pelo exercício da contraposição, é possível notar a interpretação foucaultiana sobre a soberania se constituindo como que por perspectiva fornecendo sutis diferenciações geralmente não notadas numa sinopse. Para dar conta da proposta, busco apresentar alguns exemplos das leituras foucaultianas sobre o poder soberano, buscando evidenciar suas peculiaridades.
Este artigo propõe uma avaliação das diretrizes do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) "Mais Gestão" na esfera socioambiental, direcionado a associações e cooperativas da agricultura familiar. Utilizando … Este artigo propõe uma avaliação das diretrizes do programa de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) "Mais Gestão" na esfera socioambiental, direcionado a associações e cooperativas da agricultura familiar. Utilizando os conceitos weberianos de racionalidade como base, o estudo emprega categorias analíticas inspiradas em Joyce Rothschild-Whitt (1979) e Maurício Serva (1997). A análise avalia a proximidade das orientações presentes no manual do programa com as racionalidades instrumental e substantiva. Concluímos, por meio dessa análise, que as orientações oscilam entre a racionalidade instrumental e a substantiva, indicando a viabilidade da coexistência dessas duas racionalidades no contexto conceitual e orientador das ações do programa.
Este artigo analisa as estratégias adotadas pelo Banco da Amazônia no apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na cidade de Maués, Amazonas. O objetivo principal é compreender como essas … Este artigo analisa as estratégias adotadas pelo Banco da Amazônia no apoio às Micro e Pequenas Empresas (MPEs) na cidade de Maués, Amazonas. O objetivo principal é compreender como essas ações contribuem para o desenvolvimento econômico local, especialmente considerando os desafios enfrentados pelas MPEs na obtenção de crédito. A metodologia utilizada combinou pesquisa bibliográfica, documental e estudo de caso, com abordagem qualitativa e quantitativa. A investigação revelou que o acesso ao crédito ainda é um obstáculo significativo, principalmente devido à burocracia e à falta de organização documental das empresas. No entanto, os programas de financiamento, como o FNO - Amazônia Giro MPE e o Amazônia Giro Essencial, têm se mostrado eficazes na promoção de capital de giro, expansão e modernização dos negócios. Dados obtidos indicam um aumento expressivo no volume de financiamentos contratados entre 2023 e 2024, evidenciando o impacto positivo das estratégias do BASA. Ainda assim, há a necessidade de maior orientação técnica para que os empresários consigam cumprir os requisitos exigidos, como a apresentação de planos de negócios e demonstrações financeiras. Conclui-se que, embora existam avanços significativos, o aperfeiçoamento das estratégias e a ampliação da inclusão financeira são essenciais para fortalecer o setor empresarial em Maués. A pesquisa contribui para o entendimento das barreiras e potencialidades do crédito às MPEs, servindo como base para ações de capacitação, formalização e crescimento sustentável na região amazônica.
O artigo analisa os impactos da reforma trabalhista de 2017 sobre o custeio sindical no Brasil, que tornou facultativa a contribuição sindical antes obrigatória. O objetivo é compreender como essa … O artigo analisa os impactos da reforma trabalhista de 2017 sobre o custeio sindical no Brasil, que tornou facultativa a contribuição sindical antes obrigatória. O objetivo é compreender como essa mudança legislativa afetou a sustentabilidade financeira das entidades sindicais. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo, desenvolvido por meio de levantamento bibliográfico em publicações acadêmicas recentes. Os resultados indicam que a drástica redução na arrecadação comprometeu a capacidade de funcionamento e de representação dos sindicatos, exigindo a adoção de novas estratégias de financiamento. Apesar de avanços jurídicos recentes que flexibilizam a cobrança de algumas contribuições, os desafios para a manutenção e o fortalecimento da atuação sindical permanecem significativos.
A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de equidade racial nas empresas brasileiras, com ênfase na promoção da diversidade, inclusão e enfrentamento do racismo estrutural no ambiente corporativo. … A presente pesquisa tem como objetivo analisar as práticas de equidade racial nas empresas brasileiras, com ênfase na promoção da diversidade, inclusão e enfrentamento do racismo estrutural no ambiente corporativo. Parte-se do entendimento de que, apesar dos avanços legais e institucionais, como o Estatuto da Igualdade Racial e as políticas de cotas, a presença de pessoas negras em cargos de liderança ainda é bastante limitada, refletindo desigualdades históricas e estruturais. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa e bibliográfica, fundamentada em autores como Silvio Almeida, Sueli Carneiro, Kabengele Munanga e Djamila Ribeiro, além de dados de instituições como o IBGE, IPEA e McKinsey & Company. Também foram analisadas iniciativas emblemáticas, como o programa de trainee exclusivo para pessoas negras da empresa Magazine Luiza, destacando os desafios e avanços na implementação de políticas afirmativas no setor privado. Os resultados apontam que muitas empresas ainda enfrentam barreiras para efetivar uma gestão da diversidade racial verdadeiramente transformadora. A inclusão racial tende a ser tratada de forma superficial, muitas vezes limitada a campanhas de marketing e não a mudanças estruturais na cultura organizacional. Contudo, organizações que investem em ações concretas de inclusão como programas de formação, metas de representatividade, comitês internos e ações de sensibilização têm demonstrado ganhos não apenas sociais, mas também econômicos e reputacionais. Conclui-se que a equidade racial nas empresas brasileiras requer mais do que boas intenções: exige comprometimento institucional, revisão de práticas de gestão e o reconhecimento do racismo como um problema organizacional. Somente assim será possível avançar na construção de ambientes corporativos mais justos, inclusivos e representativos da diversidade da sociedade brasileira.
En este artículo, presentamos los resultados del análisis de las prácticas discursivas de trabajadoras de la política de asistencia social sobre la implementación de la principal legislación que regula las … En este artículo, presentamos los resultados del análisis de las prácticas discursivas de trabajadoras de la política de asistencia social sobre la implementación de la principal legislación que regula las alianzas público-privadas en Brasil, el Marco Regulatorio de las Organizaciones de la Sociedad Civil. La investigación, basada en Psicología Social con enfoque construccionista, se llevó a cabo mediante cuatro entrevistas semiestructuradas. A partir del análisis de las prácticas discursivas de las trabajadoras fue posible notar que, a nivel micro-social, no existe una única forma de entender una legislación o una política pública, sino una diversidad de formas que se significan y resignifican a partir del día a día de cada trabajador, del rol que ocupan, de la formación personal, entre otros factores. De este modo, una misma regulación puede ser significada de múltiples maneras, así como son múltiples los efectos que produce en diferentes contextos, grupos sociales y personas.
O conflito organizacional é um fenómeno inerente à convivência profissional, podendo manifestar-se como obstáculo à produtividade ou como catalisador de mudança e crescimento. Este artigo propõe uma abordagem multidimensional do … O conflito organizacional é um fenómeno inerente à convivência profissional, podendo manifestar-se como obstáculo à produtividade ou como catalisador de mudança e crescimento. Este artigo propõe uma abordagem multidimensional do conflito, analisando a sua perceção como ameaça ou como oportunidade para os trabalhadores, com base numa revisão teórica e numa análise empírica realizada através de inquérito aplicado a 251 colaboradores de diferentes setores. A investigação revela que, embora o conflito seja frequentemente associado a tensões e dificuldades, também pode promover competências interpessoais, reflexão crítica e inovação organizacional. A compreensão desta dualidade permite que gestores e equipas desenvolvam estratégias mais eficazes de prevenção e resolução de conflitos, favorecendo ambientes de trabalho mais saudáveis e produtivos.
O presente estudo teve tem como objetivo analisar as percepções dos instrutores/professores sobre o trabalho realizado na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema (EPES), no Rio de Janeiro, investigando … O presente estudo teve tem como objetivo analisar as percepções dos instrutores/professores sobre o trabalho realizado na Escola de Programação e Empreendedorismo de Saquarema (EPES), no Rio de Janeiro, investigando o conteúdo proposto, a metodologia utilizada, o trabalho colaborativo e como suas experiências e práticas influenciam a formação e o sucesso dos alunos. Utilizou-se a pesquisa de campo, com entrevistas semiestruturadas sobre temas importantes, incluindo a formação docente, as estratégias de planejamento, as metodologias empregadas nas aulas, o processo de inclusão de alunos com diferentes necessidades e o trabalho colaborativo entre os educadores, com apoio dos coordenadores. Os dados coletados foram tabulados e analisados, permitindo uma compreensão aprofundada das dinâmicas de ensino e aprendizado no programa proposto pela EPES. Este processo de análise envolveu a identificação de padrões e desafios enfrentados pelos professores/instrutores, bem como as boas práticas implementadas em sala de aula que podem ser socializadas com outros programas.
Este artigo tem como objetivo analisar a desproteção às famílias monoparentais que, em que pese estejam em situação de fragilidade socioeconômica, devido ao critério de renda estabelecido na legislação, não … Este artigo tem como objetivo analisar a desproteção às famílias monoparentais que, em que pese estejam em situação de fragilidade socioeconômica, devido ao critério de renda estabelecido na legislação, não se enquadram nos requisitos para a concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), bem como investigar possíveis formas de solucionar esta problemática. Inicialmente, analisa-se o conceito de família monoparental e, por meio de dados estatísticos, identifica-se o perfil das pessoas que compõem essa modalidade de arranjo familiar: sobretudo, mulheres. Em um segundo momento, os objetivos da Assistência Social são analisados, bem como sua compreensão como direito fundamental aos indivíduos que estão em situação de risco social. Por fim, a possibilidade de concessão do BPC para famílias monoparentais é analisada, especialmente levando-se em consideração o critério de renda exigido pela legislação, o qual não é preenchido em muitos casos e, por isso, cabe ao Poder Judiciário permitir – ou não – a flexibilização desse critério. A pesquisa é de cunho bibliográfico e objetiva responder ao problema: “é possível, como medida de garantir a dignidade da pessoa humana, conceder o BPC/LOAS a famílias monoparentais que se encontram em situação de vulnerabilidade, mas que não preenchem o requisito de renda per capita exigido pela legislação previdenciária?”.
O presente artigo pretende investigar dados gerados a partir de relatos de alunas e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro, reunidos em um documentário … O presente artigo pretende investigar dados gerados a partir de relatos de alunas e professoras de uma escola da rede pública estadual do Rio de Janeiro, reunidos em um documentário de média-metragem produzido por um grupo de estudantes da 3ª série do Ensino Médio da mesma escola. As narrativas estão centradas na temática de discriminação de gênero e sexualidade no contexto escolar. Serão examinadas as noções de identidade, emoções e afetos nas diferentes situações comunicativas relatadas, utilizando embasamento teórico da ciência linguística e da psicologia social. O estudo considera o contexto de produção e efeitos de sentidos construídos na linguagem, ao analisar a postura engajada do grupo que produz o filme, no processo de elaboração e execução desse projeto coletivo. Buscamos compreender a noção de “collectividual”, elaborada por Stetsenko (2013) nessa prática social e pedagógica crítica, no âmbito da Teoria da Atividade Sócio-Histórico-Cultural (TASHC), iniciada por Vygotsky (1930; 1934).
A clínica e a teoria psicanalíticas evidenciam como as vivências corporais se constituem como fundamento primordial da constituição subjetiva. A partir das interações com o outro humano, desenvolvemos um corpo … A clínica e a teoria psicanalíticas evidenciam como as vivências corporais se constituem como fundamento primordial da constituição subjetiva. A partir das interações com o outro humano, desenvolvemos um corpo marcado pela erogeneidade que vai além do meramente biológico, manifestando o desejo, as pulsões e todo o campo representativo. Na contemporaneidade, observamos comportamentos como a incessante procura pela estética perfeita, a obsessão pelo rendimento físico otimizado e a constante necessidade de aprovação pelo outro – manifestos em procedimentos cirúrgicos estéticos, na prática exagerada de exercícios e no uso compulsivo das plataformas digitais – que sinalizam vulnerabilidades narcísicas e a forte presença do ego ideal nas dinâmicas subjetivas e nas relações pessoais e sociais. Este trabalho analisa como as formas atuais de alienação e de sofrimento psíquico se originam em falhas nas primeiras relações objetais, que comprometem os processos de organização da economia psicossomática, capaz de enfrentar demandas e expectativas tanto internas quanto externas. Esses sofrimentos intensificam-se no contexto da presença marcante dos recursos digitais e das redes sociais, onde o indivíduo persegue incessantemente o reconhecimento do outro como forma de confirmação de sua própria existência.
O presente trabalho decorre de um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as aproximações e distanciamentos que se expressam em tempos diferentes de inserção profissional docente, no … O presente trabalho decorre de um recorte de uma pesquisa que teve por objetivo analisar as aproximações e distanciamentos que se expressam em tempos diferentes de inserção profissional docente, no ensino da alfabetização, a partir de memórias de professores experientes. Metodologicamente, considerou o caminho de entrevistaconversa de Bragança (2018), com suporte de eixos temáticos disparadores que favoreceram a construção de narrativas. Participaram da pesquisa quatro professores com 10, 13, 15 e 25 anos de atuação no magistério em turmas de alfabetização. Os achados apontam para tensões no período de inserção profissional tais como: questões comunitárias e estruturais, tipo de abordagem de alfabetização e turmas multietárias; e, no tocante às estratégias mobilizadas pelas professoras, foi possível identificar a potência da troca entre pares, especialização e registro de suas práticas para o enfrentamento das tensões que permeiam o início na profissão.
Abstract: This study reflects on the three moments of post-independence Mozambican politics, evoking the main crises that dictated the end of the Third Republic. Namely: the First Samorian Republic characterized … Abstract: This study reflects on the three moments of post-independence Mozambican politics, evoking the main crises that dictated the end of the Third Republic. Namely: the First Samorian Republic characterized by the Single-Party System (1975-1986); the Second Multi-Party Republic (1990-1994); and the Third Republic (1994 to the present day), which characterizes the crisis of the party-State. The analysis is based on the main literature that focuses on this subject. It is concluded that the end of the Third Republic is the result of a set of causes internal and external to the Frelimo party, which is the party that governs the country. Internally: There is a growing divisionism among its main members, demonstrated in this study in excerpts from letters, which reveals the failure of internal democracy. Externally: There is a drop in confidence, the demonstrations called by Venâncio Mondlane, unemployment, lack of access to quality education, an increase in the number of voices criticizing the government's management, and mainly the rise of opposition parties that mobilize masses that until 5 years ago were unknown to the people. However, it is anticipated that possible survival in the coming years depends on the ability to correct the current problems.
Nas últimas décadas, houve um aumento substancial no impacto social dos meios de comunicação em Moçambique, impulsionado pela expansão da mídia impressa, rádio e televisão, bem como pelo advento de … Nas últimas décadas, houve um aumento substancial no impacto social dos meios de comunicação em Moçambique, impulsionado pela expansão da mídia impressa, rádio e televisão, bem como pelo advento de novas tecnologias de comunicação, como a Internet. Esta pesquisa investiga o papel dos meios de comunicação de massa, analisando como eles influenciam a sociedade moçambicana. A liberdade de imprensa, discutida no estudo, aparece como um fator chave que pode moldar a opinião pública e a vida social, especialmente em um contexto onde a informação está constantemente disponível e pouco questionada devido ao ritmo acelerado do cotidiano. A metodologia utilizada foi qualitativa e bibliográfica, o que permitiu uma análise aprofundada dos desafios enfrentados pelos jornalistas no país. Conclui-se que a prática jornalística em Moçambique é frequentemente marcada por situações de assédio e intimidação, especialmente vindas de figuras políticas e empresariais, que se sentem afetadas pelas matérias divulgadas. Palavras-chave: meios de comunicação de massa; liberdade de imprensa; sociedade; influência. Abstract In recent decades, there has been a substantial increase in the social impact of the media in Mozambique, driven by the expansion of print media, radio, and television, as well as the advent of new communication technologies such as the Internet. This research investigates the role of mass media, analyzing how they influence Mozambican society. The freedom of the press, discussed in the study, emerges as a key factor that can shape public opinion and social life, especially in a context where information is constantly available and little questioned due to the fast-paced nature of daily life. The methodology used was qualitative and bibliographic, allowing for an in-depth analysis of the challenges faced by journalists in the country. It concludes that journalistic practice in Mozambique is often marked by situations of harassment and intimidation, particularly from political and business figures who feel affected by the published stories. Keywords: mass media; freedom of the press; society; influence.
O artigo discorre sobre a intervencao do Estado nas relacoes trabalhistas face as novas exigencias constitucionais. O artigo discorre sobre a intervencao do Estado nas relacoes trabalhistas face as novas exigencias constitucionais.