Arts and Humanities Literature and Literary Theory

Linguistics and Education Research

Description

This cluster of papers covers a wide range of topics related to discourse analysis, literacy studies, and language education. It includes discussions on textual production, the Bakhtin Circle, critical reading, multiliteracies, social discourse, rhetoric, and various educational practices. The papers explore the intersection of language, society, and education, providing valuable insights into these fields.

Keywords

Discourse Analysis; Literacy; Textual Production; Bakhtin Circle; Critical Reading; Multiliteracies; Language Education; Social Discourse; Rhetoric; Educational Practices

I magens sao importantes recursos para a comunicacao de ideias cientificas. No entanto, alem da indiscutivel importância como recursos para a visualizacao, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos cientificos, … I magens sao importantes recursos para a comunicacao de ideias cientificas. No entanto, alem da indiscutivel importância como recursos para a visualizacao, contribuindo para a inteligibilidade de diversos textos cientificos, as imagens tambem desempenham um papel fundamental na constituicao das ideias cientificas e na sua conceitualizacao. Essas questoes tem sido objeto de um crescente conjunto de inve s t i g acoes no campo da educacao em ciencias que, mesmo organizado a p a rtir de quadros teorico-metodologicos tao distintos quanto a semiotica social, a psicologia cognitiva e os estudos culturais entre o u t ros, compartilha o interesse de melhor compreender as re l a c o e s e n t re imagens, conhecimento cientifico e ensino de ciencias (1). Exemplos de resultados desses estudos incluem a ideia de que imagens sao mais facilmente lembradas do que suas corre s p o n d e n t e s re p resentacoes verbais (2-5) e o efeito positivo de ilustracoes na a p rendizagem dos alunos (2, 3, 6, 7). Ainda, extensas revisoes da literatura educacional documentaram investigacoes acerca do papel da imagem na aprendizagem (8-10), entre eles, modelos que analisam texto, imagem e suas inter-relacoes (11); analises das e x p e c t a t i vas de autores e leitores acerca da imagem (12). Im a g e n s tambem foram analisadas no contexto da legibilidade de livro s didaticos (13) e de uma comparacao entre apresentacoes em papel e tela de computador (14). Analises de imagens em livros didaticos, de leituras de imagens por estudantes e de usos em sala de aula tambem foram investigadas, a partir de um quadro teorico da semiotica social (15), re velando engajamentos culturais, afetivos e esteticos (16, 17). Ou t ros estudos incluem dados sobre a va l o r i z acao pelos pro f e s s o res sobre as imagens no livro como criterio para escolha dos mesmos (18) e analises do potencial didatico e dos limites da imagem como facilitadoras da aprendizagem do ponto de vista cognitivo (19). Neste trabalho, realizado ao longo de dois anos por uma equipe de professores e pesquisadores em educacao em ciencias, foram exploradas questoes relativas a natureza hibrida, do ponto de vista semiotico, dos textos cientificos (20), visando a uma melhor compreensao e avaliacao da natureza das demandas desses textos, das suas possibilidades de leitura, critica e utilizacao por professores e alunos em sala de aula e do seu papel em contextos de divulgacao cientifica.
Toda semiótica é semiótica multimídiática e todo letramento é letramento multimidiático. A análise da semiótica multimidiática me levou a refazer algumas perguntas antigas de maneiras novas e a começar a … Toda semiótica é semiótica multimídiática e todo letramento é letramento multimidiático. A análise da semiótica multimidiática me levou a refazer algumas perguntas antigas de maneiras novas e a começar a olhar para a história da escrita, do desenho, do cálculo e da mostra visual de imagens em uma perspectiva diferente. Faz um bom tempo que as tecnologias do letramento não são tão simples quanto a caneta, a tinta e o papel. E na era da imprensa, assim como antes dela, o letramento raramente esteve atrelado de forma estrita ao texto escrito. Muitos dos gêneros do letramento, do artigo da revista popular ao relatório de pesquisa científica, combinam imagens visuais e texto impresso em formas que tornam as referências entre eles essenciais para entendê-los do modo como o fazem seus leitores e autores regulares. Nenhuma tecnologia é uma ilha. Conforme nossas tecnologias se tornam mais complexas, elas se tornam situadas em redes mais amplas e longas de outras tecnologias e de outras práticas culturais.
Considerando o crescente interesse nas pesquisas qualitativas na área de Enfermagem, acreditase ser importante o conhecimento de diferentes formas de análise existentes. Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão … Considerando o crescente interesse nas pesquisas qualitativas na área de Enfermagem, acreditase ser importante o conhecimento de diferentes formas de análise existentes. Este artigo tem como objetivo fazer uma reflexão sobre dois tipos de análise utilizada freqüentemente na pesquisa qualitativa, algumas vezes confundidas. Apresenta-se uma fundamentação teórica da Análise de Discurso e da Análise de Conteúdo e se expõe as diferenças entre estas duas formas de análise. A principal diferença é que a Análise de Discurso trabalha com o sentido do discurso e a Análise de Conteúdo com o conteúdo do texto. A opção teórica da Análise de Discurso abordada neste estudo recai sobre a linha francesa, que tem como seu precursor Michel Pêcheux e na Análise de Conteúdo enfoca-se Laurence Bardin.
A Revista Filologia e Linguística Portuguesa é uma publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Inclui estudos em Filologia e Linguística, com … A Revista Filologia e Linguística Portuguesa é uma publicação da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP). Inclui estudos em Filologia e Linguística, com atenção ao seu valor para as investigações sobre a linguagem em geral e a língua portuguesa em particular. Os trabalhos cobrem linhas diversas, como a crítica textual, a paleografia, a codicologia, a linguística histórica, os estudos gramaticais, a análise do discurso e a historiografia linguística. A Revista oferece acesso aberto irrestrito a todo o conteúdo publicado desde 1997.
Busca recuperar a evolução dos conceitos de letramento e alfabetização ao longo das duas últimas décadas, identificando, nesse período, um movimento de progressiva invenção da palavra e do conceito de … Busca recuperar a evolução dos conceitos de letramento e alfabetização ao longo das duas últimas décadas, identificando, nesse período, um movimento de progressiva invenção da palavra e do conceito de letramento e concomitante desinvenção da alfabetização, entendida como a perda de especificidade desse processo, o que vem tendo como conseqüência uma nova modalidade de fracasso escolar: o precário nível de domínio da língua escrita em ciclos ou séries em que esse domínio já deveria ter sido alcançado. Discutem-se as causas dessa perda de especificidade do processo de alfabetização, e propõe-se uma distinção entre alfabetização e letramento que preserve a peculiaridade de cada um desses processos, ao mesmo tempo em que se afirma sua indissociabilidade e interdependência. Caracteriza-se o momento atual como sendo de tentativas de reinvenção da alfabetização, considerada necessária desde que entendida não como a volta a paradigmas do passado, mas como recuperação da especificidade da alfabetização em suas múltiplas facetas, e sua integração com o processo de letramento.
O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa … O artigo, resultado de pesquisa qualitativa de dissertações e relatos de mestres que utilizaram a análise textual discursiva como ferramenta analítica, descreve a análise textual discursiva como procedimento de pesquisa que permite quatro reconstruções concomitantes: 1. do entendimento de ciência e de seus caminhos de produção; 2. do objeto da pesquisa e de sua compreensão; 3. da competência de produção escrita; 4. do sujeito pesquisador. Argumenta-se que a análise textual discursiva cria espaços de reconstrução, envolvendo-se nisto diversificados elementos, especialmente a compreensão da produção de significados sobre os fenômenos investigados e a transformação do pesquisador.
Este trabalho focaliza a análise microgenética enquanto abordagem metodológica que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos e que é distinta de formas de análise de microeventos … Este trabalho focaliza a análise microgenética enquanto abordagem metodológica que está inscrita numa interpretação histórico-cultural e semiótica dos processos humanos e que é distinta de formas de análise de microeventos ligadas a outros aportes teóricos. O propósito é caracterizar, dentro da matriz histórico-cultural, a vertente dessa abordagem que articula o nível microgenético das interações sociais com o exame do funcionamento dialógico-discursivo, salientando, ainda, as propostas de vinculação com as proposições do paradigma semiótico-indiciário. É salientado o caráter promissor de tais tendências para a investigação da constituição do sujeito, pois elas permitem adensar o estudo dos processos intersubjetivos e expandem as possibilidades de vincular minúcias e indícios de episódios específicos a condições macrossociais, relativas às práticas sociais.
A grande maioria desses estudos usa a palavra infor malmente, como 'ambiente circunstante', 'condições', 'situação' ou A grande maioria desses estudos usa a palavra infor malmente, como 'ambiente circunstante', 'condições', 'situação' ou
Acknowledgements 1. Introduction Overview of chapters Discourse analysis 2. Involvement in discourse Involvement Sound and sense in discourse Involvement strategies Scenes and music in creating involvement 3. Repetition in conversation: … Acknowledgements 1. Introduction Overview of chapters Discourse analysis 2. Involvement in discourse Involvement Sound and sense in discourse Involvement strategies Scenes and music in creating involvement 3. Repetition in conversation: toward a poetics of talk Theoretical implications of repetition Repetition in discourse Functions of repetition in conversation Repetition and variation in conversation Examples of functions of repetition The range of repetition in a segment of conversation Individual and cultural differences Other genres The automaticity of repetition The drive to imitate Conclusion 4. 'Oh talking voice that is so sweet': constructing dialogue in conversation Reported speech and dialogue Dialogue in storytelling Reported criticism in conversation Reported speech is constructed dialogue Constructed dialogue in a conversational narrative Modern Greek stories Brazilian narrative Dialogue in writers' conversation Conclusion 5. Imagining worlds: imagery and detail in conversation and other genres The role of details and images in creating involvement Details in conversation Images and details in narrative Nonnarrative or quasinarrative conversational discourse Rapport through telling details The intimacy of details Spoken literary discourse Written discourse High-involvement writing When details don't work or work for ill Conclusion 6. Involvement strategies in consort: literary non-fiction and political oratory Thinking with feeling Literary non-fiction Speaking and writing with involvement Involvement in political oratory Conclusion 7. Afterword: toward a humanistic linguistics Appendix I. Sources of examples Appendix II. Transcription conventions Notes List of references Author index Subject index.
O presente artigo foca a construção de uma perspectiva discursiva à luz das insuficiências do trabalho desenvolvido pela Análise do Conteúdo. Seus objetivos giram em torno de duas questões centrais: … O presente artigo foca a construção de uma perspectiva discursiva à luz das insuficiências do trabalho desenvolvido pela Análise do Conteúdo. Seus objetivos giram em torno de duas questões centrais: "A que insuficiências uma perspectiva discursiva procurou responder?"; e "Em que sentido as práticas da Análise de Conteúdo contribuíram para as reflexões desenvolvidas por uma abordagem discursiva". Como conclusão, indica-se a pertinência de um debate sobre a problemática relação existente entre texto e contexto.
Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir … Neste artigo são apresentados e discutidos alguns importantes conceitos da teoria do discurso de Michel Foucault, especialmente os conceitos de enunciado, prática discursiva, sujeito e heterogeneidade do discurso. A partir do referencial foucaultiano, explicita-se a íntima relação entre discurso e poder, bem como as várias e complexas formas de investigar as "coisas ditas". O objetivo é mostrar a produtiva contribuição desse referencial teórico e metodológico para as pesquisas em educação, nas quais que se pretende "analisar discursos".
PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Traducao Celina Olga de Souza. Sao Paulo: Editora 34, 2008. PETIT, Michele. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Traducao Celina Olga de Souza. Sao Paulo: Editora 34, 2008.
Apesar de ter sido publicado em 1992, o que poderia significar que já estivesse ultrapassado, este livro aborda uma questão ainda pouco difundida entre os lingüistas brasileiros, e aponta para … Apesar de ter sido publicado em 1992, o que poderia significar que já estivesse ultrapassado, este livro aborda uma questão ainda pouco difundida entre os lingüistas brasileiros, e aponta para uma implicação séria entre a teoria e a análise gramatical, que também tem recebido um tratamento descuidado na tradição lingüística brasileira.
Este texto tem por tema um estudo da constituicao da interdiscursividade e da intertextualidade, levando-se em conta as nocoes de polifonia (BAKHTIN, 1982), intertextualide (KRISTEVA, 1981), heterogeneidade constitutiva e a … Este texto tem por tema um estudo da constituicao da interdiscursividade e da intertextualidade, levando-se em conta as nocoes de polifonia (BAKHTIN, 1982), intertextualide (KRISTEVA, 1981), heterogeneidade constitutiva e a heterogeneidade mostrada (AUTHIER-REVUZ, 1982). Para o desenvolvimentoda pesquisa foram selecionados textos em que ocorre a interdiscursividade, por meio da heterogeneidade constitutiva (Tragedia brasileira de Manuel Bandeira e Juca de Chico Buarquede Holanda); e a intertextualidade, por meio da heterogeneidade mostrada marcada (Bom conselho de Chico Buarque de Holandae Proverbios)e da heterogeneidade mostrada nao marcada (Queixa de Caetano Veloso e Cantiga de amor de Afonso Fernandes).
O tema “Pensamento e Linguagem” vem sendo discutido, principalmente nas ultimas decadas, por estudiosos de diversas areas. O tema “Pensamento e Linguagem” vem sendo discutido, principalmente nas ultimas decadas, por estudiosos de diversas areas.
Nesta entrevista a dois pesquisadores do ITESI/CNPq, grupo de pesquisa vinculado à Universidade de Pernambuco, a professora Roxane Rojo discorre sobre o termo Multiletramentos e sua relevância nos espaços escolares. … Nesta entrevista a dois pesquisadores do ITESI/CNPq, grupo de pesquisa vinculado à Universidade de Pernambuco, a professora Roxane Rojo discorre sobre o termo Multiletramentos e sua relevância nos espaços escolares. Ela ainda apresenta o conceito e a origem desse termo e discute questões relacionadas à ressignificação do ensino, à inserção das tecnologias digitais e aos materiais didáticos (ODAS e Protótipos), entre outros temas voltados aos letramentos e aos novos letramentos.
Este artigo traz à discussão duas perspectivas de análise discursiva que propomos como complementares e interdependentes: a visão biopolítica e o olhar semântico-polifônico. Nossa proposta constitui-se uma experiência de aproximação, … Este artigo traz à discussão duas perspectivas de análise discursiva que propomos como complementares e interdependentes: a visão biopolítica e o olhar semântico-polifônico. Nossa proposta constitui-se uma experiência de aproximação, guardadas as diferenças teóricas, da Filosofia e da Semântica Linguística aplicadas à Educação. Dado o contexto educacional do Brasil frente à implementação da Base Nacional Comum Curricular, elaboramos uma análise biopolítica e semântico-polifônica dos objetivos da BNCC. Começamos por examinar o documento no contexto biopolítico educacional e, na sequência, submetemos os enunciados que expressam seus objetivos no documento à descrição polifônica do sentido. Ambos os eixos de análise visam pôr à mostra o que está pressuposto e, portanto, não explicitado no discurso da BNCC. Ao fim, pensamos ter demonstrado como esses dois referenciais podem ser usados de forma integrada, para alertar sobre a necessidade de uma leitura e a consequente compreensão que transcenda os limites do texto manifesto e busque os ditos mais ou menos velados de um documento de importância substancial para a educação no Brasil contemporâneo.
Este ensaio problematiza o tratamento dado pela escola à literatura infantil, criticando algumas práticas com o texto literário em sala de aula, ao mesmo tempo que chama a atenção para … Este ensaio problematiza o tratamento dado pela escola à literatura infantil, criticando algumas práticas com o texto literário em sala de aula, ao mesmo tempo que chama a atenção para outras possibilidades de abordagem, baseadas em práticas que incitem a imaginação e criatividade das crianças, através de metodologias que as levem a conhecer mais atentamente a sua realidade e favoreçam a sua emancipação pessoal.
O presente artigo tem como objetivo investigar como a realidade social se transforma em elementos estéticos na estrutura e na forma das personagens e do enredo do conto A caligrafia … O presente artigo tem como objetivo investigar como a realidade social se transforma em elementos estéticos na estrutura e na forma das personagens e do enredo do conto A caligrafia de Deus, do autor Márcio Souza. Para tanto, a análise parte da correlação estabelecida entre Literatura e Sociedade, por Candido (2006), observando, no texto literário, através do estudo das personagens femininas, o estabelecimento da mulher como indivíduo subalterno devido a influências concretas de fatores socioculturais. Ademais, é evidenciada a imposição da cultura do colonizador, que silencia e subalterniza a identidade cultural do sujeito excluído. Por meio desse estudo, conclui-se, por fim, que a condição de subalternidade existente no meio social é elemento estruturante do conto analisado e sua atuação na forma da obra acontece, não com fins meramente ilustrativos, mas a nível explicativo.
Mara Lisa Alves | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura
Helder Macedo reuniu seus poemas sob o título Poemas novos e velhos, na ordem inversa em que os “poemas velhos” foram produzidos, de modo que os “novos” são os primeiros … Helder Macedo reuniu seus poemas sob o título Poemas novos e velhos, na ordem inversa em que os “poemas velhos” foram produzidos, de modo que os “novos” são os primeiros a figurarem na coletânea. Tal disposição incomum obedeceu a uma rigorosa intenção que predispõe o leitor a duvidar das origens e a encontrar, mediante a recorrência de temas, motivos e de uma seleção vocabular insistentemente reutilizada, um rigor de pensamento e uma coerência semântica que denotam a “fidelidade essencial” de um poeta que procurou e encontrou suas palavras. Um leque de referências textuais e musicais entram na composição dos poemas, como citações transformadas. A leitura que aqui se pretende é surpreender as metamorfoses das alusões, citações e estruturas musicais na produção poética de Helder Macedo que harmoniza, em dicção nova e original, os velhos temas: vida, morte, amor e canto.
Teresa Cristina Cerdeira | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura
Autor que atravessa variados gêneros de escrita, tais como a poesia, o ensaio e o romance, Helder Macedo sabe mesclar com rigor essas interrelações sem se deixar cair em armadilhas … Autor que atravessa variados gêneros de escrita, tais como a poesia, o ensaio e o romance, Helder Macedo sabe mesclar com rigor essas interrelações sem se deixar cair em armadilhas que ignorem as fronteiras – certamente permeáveis e fluidas – de cada um desses campos cujas idiossincrasias são inalienáveis. Privilegiando aqui o seu trabalho de ficcionista, o narrador figura como elemento central para acentuar modos e experiências escriturais diversas que mantêm, contudo, uma relação autorreferencial e autobiográfica a não desprezar.
Maria Lúcia Dal Farra | ITINERÁRIOS – Revista de Literatura
Apresentamos leitura crítica de O Romance Possível (2015) de Helder Macedo, longo poema publicado em Lisboa pela Editorial Presença. Observa-se a emergência de um narrador “desapiedado” e a intencional recusa … Apresentamos leitura crítica de O Romance Possível (2015) de Helder Macedo, longo poema publicado em Lisboa pela Editorial Presença. Observa-se a emergência de um narrador “desapiedado” e a intencional recusa do autor às exigências do mercado cultural, que busca “platitudes” como facilidade de compreensão e rapidez de leitura. O romance, ao desorientar o leitor e remeter a outras obras, estabelece um diálogo com Bernardim Ribeiro, especialmente seu “Romance”, tema de estudo prévio do autor. A obra de Macedo é apresentada como estando “em construção”, caracterizada por espaços e tempos simultâneos e contraditórios que geram um “efeito alucinógeno”. Essa abordagem é conectada aos “modos literários da alucinação”, onde o fantástico incide sobre os “processos mentais de quem vê o que não pode ‘estar lá’”. A narrativa é descrita como uma “conversa da ficção consigo mesma”, sem compromisso com a verossimilhança. A fluidez temporal e a “linguagem desconhecida” refletem a instabilidade da contemporaneidade.
Este estudo analisou as contribuições da Instrução por Pares integrada com microaprendizagem mediada por aplicativo de mensagem instantânea no ensino de estrangeirismos em inglês para estudantes da Educação de Jovens … Este estudo analisou as contribuições da Instrução por Pares integrada com microaprendizagem mediada por aplicativo de mensagem instantânea no ensino de estrangeirismos em inglês para estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A pesquisa, de abordagem qualitativa, exploratória e participativa, foi realizada em março de 2025 em uma escola estadual de Minas Gerais, envolvendo 19 estudantes do 2º ano do Ensino Médio e a professora regente. Os procedimentos metodológicos incluíram questionários, observação participante, registros no diário de campo e interações no aplicativo de mensagem instantânea. Implementamos uma sequência didática estruturada em quatro encontros presenciais e microatividades remotas ao longo de sete dias, utilizando vídeos curtos, infográficos, quizzes não interativos e interativos para reforçar conteúdos e estimular a participação. Os resultados apontaram maior motivação, engajamento, colaboração e melhor compreensão dos estrangeirismos. A integração da microaprendizagem e do aplicativo de mensagem instantânea mostrou potencial para fortalecer o ensino de inglês e tornar a educação da EJA mais acessível e contextualizada. Futuras pesquisas podem ampliar essa abordagem e explorar conexões com inteligência artificial.
Este estudo tem como objetivo geral analisar as influências da gamificação na aprendizagem da língua espanhola, no que concerne à mobilização de Estratégias de Aprendizagem. Pretendemos ainda descrever a mobilização … Este estudo tem como objetivo geral analisar as influências da gamificação na aprendizagem da língua espanhola, no que concerne à mobilização de Estratégias de Aprendizagem. Pretendemos ainda descrever a mobilização de Estratégias de Aprendizagem (Oxford, 1990) no processo de aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediado pela gamificação e investigar a emergência de estratégias cognitivas e metacognitivas (Oxford, 1990) na aprendizagem da pronúncia da língua espanhola mediada pela gamificação. Nos fundamentamos nos pressupostos teóricos da Teoria da Complexidade (Morin, 2015) e adotamos a concepção de língua como um Sistema Adaptativo Complexo (SAC), com base nos estudos de Larsen-Freeman (1997) e Paiva (2014). Utilizamos, também, o inventário de estratégias de aprendizagem, de Oxford (1990), e os estudos de Busarello (2016), que define a gamificação como o uso de jogos em ambientes em que a sua utilização não é habitual. Realizamos uma pesquisa qualitativa, descritiva e etnográfica, por meio da criação e aplicação de atividades nas plataformas de gamificação Genially e Flippity e da observação da aprendizagem e desenvolvimento da pronúncia da língua espanhola dos participantes da pesquisa. Os resultados obtidos indicam que os jogos digitais voltados para a aprendizagem, em ambas as plataformas de gamificação, podem contribuir com o desenvolvimento da pronúncia do aprendiz de espanhol como língua adicional e que os aprendizes mobilizam Estratégias de Aprendizagem que envolvem a repetição e a prática formal de sons e sistemas ortográficos por meio da recombinação, da prática espontânea e da compreensão da ideia principal, relacionando os jogos com os conteúdos já conhecidos, identificando o propósito das atividades e estabelecendo o momento propício para a prática da pronúncia da língua.
This article aims to analyze the cover of the POP-SE Magazine, published in 2019, in which Pablo Vittar is the main character in two versions: man and woman. The cover … This article aims to analyze the cover of the POP-SE Magazine, published in 2019, in which Pablo Vittar is the main character in two versions: man and woman. The cover summarizes current identity studies by representing the same individual with multiple identities. The question is: is Pablo masculine or feminine? The institutionally constituted binary is questioned, as a characteristic of the global world in which there is now space, or still a space for questioning, but with more opportunities and representation. The research goes beyond linguistic description, ‘Pablo, or the Pablo’ goes through the discursive processes of identities. The text has a theoretical and methodological nature based on the concepts of discourse, social identities, otherness, non-fixity and non-binarism, dialoguing with concepts of body, subject, ideology, institutionalized memory and discursive memory in the theoretical assumptions of Discourse Analysis.
This article proposes an analysis of non-binary language from the perspective of Discourse Analysis (DA), focusing on the production of meanings in linguistic practices and the way language represents, excludes … This article proposes an analysis of non-binary language from the perspective of Discourse Analysis (DA), focusing on the production of meanings in linguistic practices and the way language represents, excludes or silences subjects in society. Based on authors such as Michel Pêcheux, Eni Orlandi, Maingueneau and Krieg-Planque, the text discusses how discourses shape identities and ideologies, especially in the field of language and Portuguese teaching. The work is based on two institutional discourses: Bill No. 511/2021 of the State of Mato Grosso and Law No. 3.006/2021 of the municipality of Sinop, both prohibiting the use of so-called “neutral language” in educational institutions. The analysis shows how these laws reveal an attempt to crystallize a fixed model of language and exclude non-binary identities from the educational and social space, through mechanisms of power and silencing. Using the main concepts of DA — such as subject, discursive formations, conditions of production, interdiscourse, memory, silence and ideology —, the author demonstrates how institutional discourse acts in the construction of meanings that marginalize the different. The role of silence as a constitutive element of discourse and as a form of symbolic exclusion of subjects who do not fit into binary gender norms is highlighted. In the end, the article argues that language is alive and in constant transformation, and that prohibiting the use of inclusive forms does not prevent its existence or evolution. It reinforces that respect for linguistic diversity must be part of a democratic society, and that it is necessary to look at language with sensitivity to social transformations and the meanings it produces.
Com a aprovação das leis 10.639/2003 (ensino de história e cultura afro-brasileira) e 12.711/2012 (cotas), a discussão racial no Brasil assumiu novos contornos. Neste artigo, analisamos o período entre 2003 … Com a aprovação das leis 10.639/2003 (ensino de história e cultura afro-brasileira) e 12.711/2012 (cotas), a discussão racial no Brasil assumiu novos contornos. Neste artigo, analisamos o período entre 2003 e 2023, sugerindo que houve nessas décadas a consolidação de um novo sistema literário de mulheres negras no Brasil. Pretendemos, com isso, contribuir para a compreensão da literatura contemporânea do país sob a perspectiva de raça e gênero, explorando a hipótese de que tais avanços sociais culminaram na consolidação de um novo sistema literário composto por mulheres negras. A partir do portal LiterAfro, utilizamos o método quantitativo para construir uma base de dados a respeito da produção de autoras negras nas duas primeiras décadas do século XXI. Nosso estudo segue a tradição teórica da decolonialidade, sustentando-se também na crítica literária afro-brasileira e nos estudos interseccionais.
Este artigo toma como ponto de partida o conceito de aetonormatividade (a normatividade adulta pertinente ao discurso da literatura infantil e juvenil), cunhado por Maria Nikolajeva (2010), na tentativa de … Este artigo toma como ponto de partida o conceito de aetonormatividade (a normatividade adulta pertinente ao discurso da literatura infantil e juvenil), cunhado por Maria Nikolajeva (2010), na tentativa de unificar as teorias da crítica da literatura infantil e juvenil, cada vez mais orientadas para o poder nas últimas décadas. Reconhecendo a utilidade deste conceito, mas cautelosa com o fato de que ele poderia implicar uma transferência fácil da teoria do poder “adulto” para o estudo da literatura infantil e juvenil, argumento que um sistema de crítica da literatura infantil e juvenil centrado na aetonormatividade precisa crucialmente reconceitualizar a noção de “poder” que está no seu cerne. Qualquer ligação automática entre a normatividade adulta e o “poder” adulto seria, portanto, questionada e criticada. Proponho uma primeira divisão conceitual de “poder” em “autoridade” e “capacidade”, e uma consequente redistribuição desses dois conceitos para as partes adulto e criança/jovem no livro infantil ou juvenil. Em seguida, investigo as implicações críticas e metacríticas de uma sutileza crescente no uso e tratamento do conceito de poder quando nos referirmos ao complexo meio do texto infantil ou juvenil, no quadro teórico de uma crítica da literatura infantil e juvenil centrada na aetonormatividade.
O presente artigo analisa o conto O Cemitério, do escritor brasileiro Lima Barreto, de fortuna crítica escassa, à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC). Como lastro teórico comparativo, desenvolveu-se … O presente artigo analisa o conto O Cemitério, do escritor brasileiro Lima Barreto, de fortuna crítica escassa, à luz da Análise de Discurso Crítica (ADC). Como lastro teórico comparativo, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa amparada em procedimentos bibliográficos e no modelo tridimensional de análise, criado pelo linguista britânico Norman Fairclough. Na fundamentação do trabalho, tem-se autores como: Lilia Moritz Schwarcz (2010), Patrick Charaedeau e Dominique Maingueneau (2020), Viviane de Melo Resende e Viviane Ramalho (2019) e, evidentemente, Norman Fairclough (2001). O resultado desse percurso analítico revela que o conto barretiano apresenta numerosas críticas e denúncias sociais voltadas à época em que foi escrito: o começo da Primeira República no Brasil.
O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de leitura e discussão do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, como ferramenta pedagógica em turmas do 2º … O presente artigo apresenta uma proposta pedagógica de leitura e discussão do romance O crime do Cais do Valongo, de Eliana Alves Cruz, como ferramenta pedagógica em turmas do 2º ano do Ensino Médio, com o objetivo de estimular reflexões críticas sobre memória, racismo e diáspora africana. Fundamentado nos princípios da Lei 10.639/03 e partindo da discussão que tem como cerne a memória, o estudo propõe uma abordagem interdisciplinar que relaciona literatura, história e geografia, promovendo a valorização de narrativas silenciadas pela historiografia colonialista. A metodologia adotada nesta proposta incluiu atividades como rodas de leitura, produção de textos criativos e uma saída de campo pela região do Cais do Valongo, explorando a memória histórica de espaços relacionados à escravização no Rio de Janeiro.
A prática da leitura e da contação de histórias para crianças e a observação das expressões infantis sobre a beleza suscitaram hipóteses sobre a relação entre os contos de fadas … A prática da leitura e da contação de histórias para crianças e a observação das expressões infantis sobre a beleza suscitaram hipóteses sobre a relação entre os contos de fadas e a beleza feminina. Como a beleza pode ser representada em uma perspectiva étnico-racial na literatura infantojuvenil? Em uma concepção antirracista da literatura infantojuvenil, esse estudo visa analisar a estrutura narrativa do conto de origem africana “Oxum e seu mistério”, publicado no livro Omo-Oba História de Princesas, da escritora Kiusam de Oliveira, ilustrado por Josias Marinho, em diálogo com o conto de fadas “Branca de Neve”, dos irmãos Grimm. Além de comparar o conceito de beleza presente nesses contos, sob diferentes perspectivas, a análise também apresenta outro paradigma de princesa para ampliar o imaginário infantojuvenil.
O estudo das “Formas e manejos de como conduzir uma Comunicação Buco-sinusal”, é um tema de extrema relevância, pois, se trata de uma complicação, rotineira no dia a dia clínico … O estudo das “Formas e manejos de como conduzir uma Comunicação Buco-sinusal”, é um tema de extrema relevância, pois, se trata de uma complicação, rotineira no dia a dia clínico odontológico, onde, após a exodontia de elementos posteriores, ocorre uma comunicação direta entre a cavidade oral e o seio maxilar presente na face, ocasionando, consequentemente, sequelas como sinusite pós-operatória ou formação de fístula crônica. Sendo assim, “como planejar exodontias de elementos superiores posteriores para prevenir a comunicação e caso ocorra como identificar, diagnosticar e tratar uma Comunicação Buco-sinusal?”, diante do questionamento, a presente pesquisa tem como objetivo geral: analisar quando é necessário intervir e quais as principais formas de reparo de tal complicação, e tem como objetivo específico: estudar as variações de comunicação, avaliar se há necessidade de realizar um reparo, evidenciar as formas de diagnóstico e quais tipos de reparos o Cirurgião-dentista-C.D pode lançar mão. Metodologia: foi realizado uma revisão de literatura na base da SciElo, PubMed, UNESP, Google acadêmico, RevOdonto e algumas bibliografias, a fim de reunir as principais formas de intervenção. Diante do exposto e, partindo do ponto de vista que a Comunicação Buco-sinusal é uma intercorrência, o resultado obtido de tal pesquisa foi a compilação informações capazes de habilitar o Cirurgião-dentista a certificar, visualizar, diagnosticar, tratar ou, se necessário, encaminhar tal situação.
Clarice Lispector consagrou-se como uma das maiores escritoras da língua portuguesa, em virtude da sua escrita inovadora e singular que faz uso de recursos estilísticos como a fragmentação narrativa e … Clarice Lispector consagrou-se como uma das maiores escritoras da língua portuguesa, em virtude da sua escrita inovadora e singular que faz uso de recursos estilísticos como a fragmentação narrativa e metáforas inusitadas, a qual também pode ser encontrada em sua literatura destinada ao público mirim, infelizmente pouco divulgada. Diante disso, este artigo objetiva aprofundar os estudos de suas cinco obras infantis, dentre as quais : O mistério do coelho pensante, Quase de verdade, A vida íntima de Laura e Como nasceram as estrelas, com intuito de realizar um paralelo entre os narradores de seus livros e de uma minuciosa investigação bibliográfica baseada na leitura de livros, artigos e estudos sobre a Literatura Infantil e a atitude do narrador, a fim de comparar e identificar a maneira como o narrador estimula as reflexões do pequeno leitor. Para aprofundar este estudo, foram utilizados os argumentos teóricos de Nelly Novaes Coelho, Maria José Palo, Eni P. Orlandi e de Nádia Battella Gotlib, sendo esta última essencial para esclarecer questões relacionadas ao narrador clariciano, por ser uma das principais especialistas na obra da escritora ucraniana, naturalizada brasileira. Após esta pesquisa, pretendemos chegar a algumas conclusões sobre qual tipo de narrador se manifesta com mais frequência em sua Literatura Infantil ou Infantojuvenil, bem como sobre questões importantes do cotidiano, levantadas em suas obras.
All spoken language is full of cultural elements historically constructed, which directly influence the way of acting and relating to the people who use it. This research aimed to understand … All spoken language is full of cultural elements historically constructed, which directly influence the way of acting and relating to the people who use it. This research aimed to understand the importance of traditional cultural practices in English teaching language in EJA 4th stage classes at EMEF São João Batista. As far as the concerned methodological procedures, this research adopts a qualitative approach and is initially characterized as bibliographic and documentary that lists the teaching of the English Language in the context of EJA and in Cametá, namely, the Base Nacional Comum Curricular, the Plano Municipal de Educação – Decennial 2015-2024 and the Documento Curricular do Município de Cametá. As for field research, it consisted of a case study developed with two EJA classes based on the application of a semi-structured questionnaire and the execution of an activity based on the short story “The Oval Portrait” by Edgar Allan Poe. From the story worked on and the analysis of the questionnaires, the students' difficulties in learning the English language were perceived. However, regarding traditional cultural practices, the discussions proved to be quite enriching and promising in terms of promoting intercultural teaching that awaken in students respect and understanding of different cultures without imprisoning or devaluation their own culture.
Os sentidos das palavras podem ser estudados a partir dos dicionários, uma vez que tais instrumentos linguísticos legitimam sentidos que circulam na formação social em determinado período sócio-histórico. Situados na … Os sentidos das palavras podem ser estudados a partir dos dicionários, uma vez que tais instrumentos linguísticos legitimam sentidos que circulam na formação social em determinado período sócio-histórico. Situados na Análise do Discurso Materialista em articulação com a História das Ideias Linguísticas, este trabalho tem como objetivo analisar, a partir das definições dos verbetes de dicionário, os sentidos em torno de palavras do campo semântico étnico-racial, observando como o sujeito lexicógrafo materializa e atualiza sentidos sobre sujeitos negros e seus espaços de vida. Para tanto, por meio da análise de verbetes de dicionários escolares contemporâneos de Língua Portuguesa, buscou-se compreender os processos discursivos em jogo nas definições desses verbetes. Assim, foi possível constatar que os dicionários legitimam discursos socialmente construídos, os quais classificam e hierarquizam sujeitos e seus espaços de vida.
A linguagem comunica sentimentos, conhecimento, ideias e é perpassada pela experiência daquele que a produz, portanto, é associada à cognição do indivíduo. Assim, o significado é gerado por meio da … A linguagem comunica sentimentos, conhecimento, ideias e é perpassada pela experiência daquele que a produz, portanto, é associada à cognição do indivíduo. Assim, o significado é gerado por meio da interação do corpo com o ambiente como pressupõe a Semântica Cognitiva. A partir dessa ótica que a presente pesquisa desenvolve seu objetivo: a análise de relatos de experiência presentes no e-book Políticas de Iniciação à docência no IEL/UFCAT: saberes, práticas e experiências no Programa Residência Pedagógica (2022). Sob os pressupostos de esquemas de movimento e categorias de nível básico foram analisados, extraídos e categorizados, nos Quadros 1, 2 e 3, os excertos do corpus. Esta pesquisa é qualitativa uma vez que é interpretativa, descritiva e analítica. Para a escolha dos relatos consideramos o curso de formação dos autores/residentes. Por fim, evidenciando a produção dos residentes pudemos constatar, por meio dos excertos, que a importância do programa e quais processos vivenciados nele permitem ao discente, e a nós, concluir a sua relevância no processo de formação docente.
O objetivo desta reflexão é analisar o uso da literatura infantil como instrumento metodológico em pesquisas realizadas com crianças, mais especificamente, estudos envolvendo crianças e relações raciais. Realizou-se uma pesquisa … O objetivo desta reflexão é analisar o uso da literatura infantil como instrumento metodológico em pesquisas realizadas com crianças, mais especificamente, estudos envolvendo crianças e relações raciais. Realizou-se uma pesquisa qualitativa, de base bibliográfica, a partir da análise de teses e dissertações da BDTD/ibict. O referencial adotado envolve campos da Sociologia da Infância e das Relações Raciais. A partir das investigações analisadas, as quais produziram pesquisas com crianças, tendo a literatura infantil como instrumento mediador de oficinas e das intervenções realizadas, pudemos perceber o quão importante é a realização de estudos que visam alcançar as crianças, ouvi-las, considerar suas perspectivas e emoções relacionadas à temática das relações raciais.
The text discusses the relationship between language, ideology and domination, questioning traditional concepts of linguistics, such as the language x speech split and the motto “one nation, one language, one … The text discusses the relationship between language, ideology and domination, questioning traditional concepts of linguistics, such as the language x speech split and the motto “one nation, one language, one culture”. Through authors such as Saramago, Pratt and Rajagopalan, it explores how linguistic ideologies shape homogeneous visions of community, obscuring the real practices of speakers. It proposes a critical review of linguistic categories to encompass heterogeneity and sociocultural contexts. The metaphor of blindness, inspired by Saramago and the film They Live, illustrates how ideologies distort the perception of reality. Finally, it suggests that language not only represents, but constitutes reality, requiring an ethical and political perspective.
O projeto de extensão do GP LACELI (CNPq/UFRPE) criou um espaço de formação docente voltado à reflexão crítica, abordando temas como Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006) e argumentação escolar … O projeto de extensão do GP LACELI (CNPq/UFRPE) criou um espaço de formação docente voltado à reflexão crítica, abordando temas como Linguística Aplicada Crítica (MOITA LOPES, 2006) e argumentação escolar e acadêmica (LARRÉ, 2017; LIBERALI, 2013). Utilizando metodologias ativas, como leituras dialogadas, seminários e um minicurso, promoveu a troca de experiências e o fortalecimento da autonomia intelectual dos participantes. A culminância em formato de minicurso permitiu divulgar produções acadêmicas e discutir práticas pedagógicas inovadoras no ensino de línguas e argumentação escolar. O projeto atingiu seus objetivos ao oferecer uma formação teórica e prática relevante, destacada pelos participantes como aplicável às suas realidades. O sucesso das ações reforça a importância da formação continuada e o compromisso do grupo com uma educação crítica e inclusiva.
This article aims to present and analyze the results of a didactic proposal already implemented, focused on improving formal orality through work with the seminar genre. The proposal was developed … This article aims to present and analyze the results of a didactic proposal already implemented, focused on improving formal orality through work with the seminar genre. The proposal was developed with 9th-grade students from a public elementary school in Belém (PA), within the framework of an ethnographic, qualitative, exploratory, and applied research. Based on authors such as Dolz and Schneuwly (2004), Marcuschi (2007), and Chaves (2008), the study discusses the importance of promoting a systematic approach to teaching orality, which is often relegated to a secondary role compared to writing. The article also presents a didactic sequence with stages and activities aimed at the production and analysis of the seminar genre, culminating in oral presentations in a school context. The findings indicate that, for the consolidation of students’ communicative competence, the teaching of orality must be planned, assessed, and systematically and meaningfully integrated into the school curriculum.
O presente artigo tem como objetivo compreender quais são os possíveis impactos da marginalização social em enunciados e interações discursivas de pessoas em situação de rua, com destaque para a … O presente artigo tem como objetivo compreender quais são os possíveis impactos da marginalização social em enunciados e interações discursivas de pessoas em situação de rua, com destaque para a denominada “falta de escuta”. O corpus analisado é composto pelas transcrições de depoimentos de pessoas em situação de rua, registrados em forma de vídeo pela ONG SP Invisível. A análise foi pautada no método sociológico apresentado por Volóchinov em Marxismo e Filosofia da Linguagem: Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem, enquanto as transcrições foram feitas de acordo com as normas do Projeto NURC, que permitem o registro de aspectos verbais e extraverbais dos enunciados. Os resultados apontam que a marginalização social e a menor ocorrência de interações discursivas não prejudicam o endereçamento e a inscrição do locutor em seu enunciado, bem como a organização do conteúdo temático e da construção composicional.
Objective: This study aimed to analyze how the Curricular Reference Document for Mato Grosso: final years of elementary education (2018) guides the teaching of literature and the development of readers … Objective: This study aimed to analyze how the Curricular Reference Document for Mato Grosso: final years of elementary education (2018) guides the teaching of literature and the development of readers in the second cycle of elementary education. Theoretical Framework: The theoretical foundation was based on the contributions of Antonio Candido (2011), Marcel Álvaro de Amorim and Victor Alexandre Garcia Souto (2020), and Michely Tais Brito Sousa et al. (2023) to comprehend the context of literary education and its significance. Method: This basic research employed qualitative documentary analysis combined with a bibliographical review on the topic, adhering to the perspective of Menga Lüdke and Marli André (1986). Results and Discussion: It was observed that the DRC-MT values literature but still lacks specific guidelines for addressing local particularities related to literary manifestations in Mato Grosso. Research Implications: The study found an absence of mentions of indigenous literature and specific indigenous languages of the state, in addition to insufficient focus on the cross-cultural exchange stemming from border areas with Spanish-speaking countries. Originality/Value: The relevance and value of this research are evidenced by its contributions to studies on literature and education, given the limited publications concerning the Curricular Reference Document for Mato Grosso: final years of elementary education.
Este artigo apresentou uma proposta de letramento literário a partir do conto Uma escuridão bonita, do escritor angolano Ondjaki, tendo como fundamentação teórica as abordagens metodológicas organizadas por Rildo Cosson … Este artigo apresentou uma proposta de letramento literário a partir do conto Uma escuridão bonita, do escritor angolano Ondjaki, tendo como fundamentação teórica as abordagens metodológicas organizadas por Rildo Cosson no livro Letramento literário: teoria e prática, de 2014. A sugestão de trabalho apresentada aqui visa tirar o discente da condição de leitor passivo, aquele que apenas recebe informações por meio da leitura, para alçá-lo à posição de explorador, cuja função é investigar as potencialidades apresentadas pelo texto literário para, dessa forma, compreender as possibilidades de sentido que tem a narrativa para si, para os seus pares e para a sociedade na qual está inserido. Seguindo as etapas do modelo sugerido por Cosson, e efetuando as adequações necessárias, a proposta apresentada aqui está dividida em cinco partes sequenciais: motivação, introdução, leitura, interpretação e expansão.
ABSTRACT This study aims to explore the intricate nuances of textual genres, with the aim of revealing the didactic strategies that can be implemented in order to promote the practice … ABSTRACT This study aims to explore the intricate nuances of textual genres, with the aim of revealing the didactic strategies that can be implemented in order to promote the practice of textual production in the context of Elementary School II. Much has been said about textual genres in schools, educational training, official educational institutions, as well as in the PCNs (National Curricular Parameters) and the BNCC (Common National Curricular Base). Written text has become very relevant in academic and professional institutions. But how can we motivate students to produce good texts? The general objective of this study is to determine the didactic strategies to promote the practice of text production in the classroom in Elementary School II, with the population being teachers from the Dom Milton Correa Pereira State School, located in the city of Manaus, Amazonas, Brazil. To achieve this objective, field research was necessary with ten teachers from the aforementioned school. A bibliographical research was also necessary in order to identify which didactic strategies theorists in the field of education propose for a more enjoyable text production. The theoretical basis of the research is based on the following theories: the Historical-Cultural Theory, the socio-interactionist method of the Russian psychologist and thinker Lev S. Vygotsky; the dialogic theory of the Russian philosopher Mikhail M. Bakhtin; and the critical theory of the Brazilian educator and philosopher Paulo R. Neves Freire. The approach used followed the collection of qualitative data, through observation and questionnaire application. The data analysis is exploratory and descriptive, since it seeks to describe, explore and understand didactic strategies that can be used in the academic field. Keywords: Textual genres. Textual production. Writing. Teaching strategies. Methodologies.
Este artigo aborda a mediação da imagem na literatura infantil na formação da criança pequena, dialogando sobre a importância da literatura desde a primeira infância, para entender como ela apreende … Este artigo aborda a mediação da imagem na literatura infantil na formação da criança pequena, dialogando sobre a importância da literatura desde a primeira infância, para entender como ela apreende a história contada por meio de ilustrações e associa o contexto ao mundo em que vive. Baseia-se em discussões teóricas de Agamben (2008), infância e linguagem, e Cândido (2002,2008), referente à experiências com literatura infantil com criança entre dez meses a três anos em uma creche. Aponta para o desenvolvimento global da criança relacionada a sua vivência-experiência com a literatura infantil quando mediada por imagens e pela ludicidade. Pode-se afirmar que a criança, como sujeito histórico, recria a obra ao trazer suas percepções e revelar sua identidade em novas formas de expressão.
Tendo em vista o laço estreito que une o poeta Mário de Andrade e a cidade de São Paulo, este trabalho propõe um passeio pelo rio Tietê, rio que cruza … Tendo em vista o laço estreito que une o poeta Mário de Andrade e a cidade de São Paulo, este trabalho propõe um passeio pelo rio Tietê, rio que cruza a cidade e a vida de Mário de Andrade, nosso navegante principal. O poeta cria com o Rio, compondo em Pauliceia Desvairada (1922) um hino nascente no poema Tietê. O mesmo rio desagua, ao final de sua vida, na Lira Paulistana (1945), especialmente com o poema o Meditação sobre o Tietê. Embarcamos nessa viagem, com início e fim nas águas, para destacar e comprovar a importância da cidade, sobretudo das sinuosas águas paulistanas, enquanto marcadoras de seu percurso poético em sua nascente, a afirmação como modernista e sua despedida.
Este ensaio procura analisar o processo de representação do Brasil em prólogos e epílogos de textos fundamentais da literatura brasileira, mostrando como se elaboram, nesse conjunto, tentativas de transformar em … Este ensaio procura analisar o processo de representação do Brasil em prólogos e epílogos de textos fundamentais da literatura brasileira, mostrando como se elaboram, nesse conjunto, tentativas de transformar em ficção cisões constitutivas do país, assim como soluções implícitas que revelam horizontes de expectativas e posicionamentos de classe dos autores. Analisaremos textos do período romântico (de Alencar e Gonçalves Dias), assim como do século XIX tardio (Machado de Assis e Euclides da Cunha), chegando a textos do século XX (Mário de Andrade) e encontraremos representações que constroem cenas de leitura e de confronto dramatizando cisões dentro das classes dominantes e entre tais classes e outros segmentos da sociedade. O objetivo último das análises é compreender como o problema da nação está transformado em questões eminentemente literárias nesses textos, que, por sua vez, podem nos ajudar a compreender o que significou a ideia de um projeto de formação nacional.
O objetivo deste texto é apresentar uma breve curadoria de contos de diferentes autores e variados subgêneros, que podem ser utilizados com alunos do Ensino Médio para promover o letramento … O objetivo deste texto é apresentar uma breve curadoria de contos de diferentes autores e variados subgêneros, que podem ser utilizados com alunos do Ensino Médio para promover o letramento literário e a ampliação do repertório de leitura literária dos discentes. Esta coletânea, no entanto, fruto de experiências empíricas em sala de aula na referida modalidade de ensino, não pretende descrever uma prática pedagógica específica ou fornecer uma orientação metodológica detalhada. Antes, com a reflexão teórica aqui proposta e a sugestão de obras, busca-se incentivar outros(as) professores(as) a (re)pensarem o lugar do texto literário nas aulas de literatura, conforme postulam os documentos oficiais que orientam a educação brasileira.
O presente artigo aborda a palavra literária como motivadora para a construção de diálogos e interações pessoais. “A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. … O presente artigo aborda a palavra literária como motivadora para a construção de diálogos e interações pessoais. “A palavra é uma espécie de ponte lançada entre mim e os outros. Se ela se apoia sobre mim numa extremidade, na outra apoia-se sobre o meu interlocutor. A palavra é o território comum do locutor e do interlocutor” (Bahktin, 2006, p. 115). Nossa proposta com este trabalho é construir um olhar investigativo sobre a força da palavra no texto literário e a consequente interação locutor/interlocutor que, conforme nossos estudos, pode ser responsável por transformações pessoais, culturais e sociais no contexto não apenas educacional, mas também – e, talvez, sobretudo – no extra educacional. Compreender a leitura literária de forma mais significativa e prazerosa, para além de decodificações e identificação de elementos da narrativa, é o ponto de partida para o desenvolvimento desta pesquisa. Concluímos que a palavra literária é, além de transformadora, um direito e uma necessidade premente. Para embasar esse estudo abordamos os pressupostos teóricos Mikhail Bakhtin (2006) e sua concepção de linguagem, Paulo Freire (1989) e o papel do sujeito leitor e Antonio Candido (1988) e sua defesa pelo direito à literatura – entre outros.
Introdução: Dentre as modalidades não farmacológicas de intervenção para idosos, o treino cognitivo apresenta-se como alternativa promissora para atenuar os efeitos do envelhecimento sobre a cognição. Objetivo: Descrever a prática … Introdução: Dentre as modalidades não farmacológicas de intervenção para idosos, o treino cognitivo apresenta-se como alternativa promissora para atenuar os efeitos do envelhecimento sobre a cognição. Objetivo: Descrever a prática de treino cognitivo no UNIAMA – Universidade do Adulto Maior, na UNISC. Descrição: Estudo descritivo, no qual foram adaptadas as tarefas do protocolo de treino cognitivo em lápis e papel com foco na estimulação de estratégias de atenção, memória e funções executivas. As pesquisadoras adaptaram os treinos que foram aplicados em um grupo de idosos, uma vez por semana. Resultados: As tarefas do treino foram distribuídas em 10 sessões previstas para serem administradas em até 90 minutos cada. Conclusão: Verificou-se que foi possível adaptar as tarefas do treino em lápis e papel para um grupo usando multimídia.
Os legados geracionais transmitidos pelos bisavôs fazem parte da memória familiar e contribuem para a vida cotidiana da família. Os bisavôs são vistos, pelas crianças, sob a perspectiva da geratividade … Os legados geracionais transmitidos pelos bisavôs fazem parte da memória familiar e contribuem para a vida cotidiana da família. Os bisavôs são vistos, pelas crianças, sob a perspectiva da geratividade e longevidade, qual seja, como anteriores e fundadores da família, como aqueles que fornecem a noção de temporalidade, de início e fim da vida. O objetivo do presente artigo foi analisar como é retratada a bisavosidade na literatura infantil brasileira contemporânea. Para tanto, foram coletados e analisados doze livros infantis brasileiros, nos quais a temática dos bisavós é retratada. Os resultados apontam para narrativas que enfatizam a questão da transmissão intergeracional, trazendo à luz legados de forma material, como objetos, e também como imateriais, que podem ser histórias, conselhos e até sentimentos.
O presente estudo tem o objetivo de mapear a produção acadêmica em dissertações e teses brasileiras, presentes na BDTD, que discutem o Desenvolvimento Humano, instigando reflexões acerca de quais elementos … O presente estudo tem o objetivo de mapear a produção acadêmica em dissertações e teses brasileiras, presentes na BDTD, que discutem o Desenvolvimento Humano, instigando reflexões acerca de quais elementos são fundamentais quando se pensa em Desenvolvimento Humano, especialmente articulado com a contemporaneidade. Para isso realizou-se uma revisão sistemática da literatura, na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), no período de 2019-2024, inserindo no campo de busca os termos “Desenvolvimento Humano”, mapeamento exclusivamente as pesquisas que contemplam a Área de Ciências Humanas do CNPq. Esta escolha se deu devido ao fato do quantitativo alto de estudos, portanto, após esta seleção, foram mapeadas 14 pesquisas, as quais foram analisadas seguindo a Análise de Conteúdo. Observou-se, nas pesquisas mapeadas uma preocupação com a qualidade de vida, bem-estar social e asseguridade de direitos. De igual modo, as pesquisas mapeadas evidenciam que o Desenvolvimento Humano se dá ao longo da vida, de forma processual, requerendo constantes aprendizagens. Assim, sugere-se que novos estudos sejam desenvolvidos, em diferentes espaços da sociedade, fortificando a construção de novos saberes e vivências.
Este artigo apresenta uma reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em como essas práticas podem contribuir para uma aprendizagem significativa. O objetivo do estudo … Este artigo apresenta uma reflexão sobre as práticas pedagógicas no ensino de Língua Portuguesa, com ênfase em como essas práticas podem contribuir para uma aprendizagem significativa. O objetivo do estudo é compreender a importância do ensino de Língua Portuguesa no desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para a formação de cidadãos críticos e reflexivos, bem como no estímulo à autonomia, raciocínio, imaginação, inter-relação de ideias, capacidade de interpretação e verbalização. A metodologia adotada é uma abordagem teórico-metodológica, baseada em pesquisa qualitativa de caráter bibliográfico. Diversos autores são analisados para contribuir com o desenvolvimento deste trabalho, e as informações obtidas são cuidadosamente examinadas para garantir uma abordagem segura e confiável trazendo informações fidedignas ao estudo. Os resultados demonstraram que o ensino de Língua Portuguesa teve um papel fundamental no desenvolvimento de habilidades e competências em todos os níveis de ensino. Os dados indicaram também que o professor desempenhou um papel central na utilização de metodologias e recursos variados, promovendo a construção de um conhecimento significativo. Fiva evidente que o ensino de Língua Portuguesa deve ser constantemente aprimorado para favorecer a aprendizagem ativa e crítica dos alunos, destacando a relevância da atuação docente na escolha de estratégias eficazes para o ensino da disciplina.
Maksander Pedrada Merlo | Editora e-Publicar eBooks
Este artigo propõe a classificação de marcas e mobilizadores da Primeira Pessoa do Singular e da Primeira Pessoa do Plural, utilizados para a construção de ethos, em uma escala retórica … Este artigo propõe a classificação de marcas e mobilizadores da Primeira Pessoa do Singular e da Primeira Pessoa do Plural, utilizados para a construção de ethos, em uma escala retórica gradativa, na modalidade escrita da língua portuguesa. Para o corpus, foram considerados recortes com ocorrências de primeira pessoa do discurso, presentes em 36 textos, publicados em seis dossiês de 2018, em revistas de cultura e literatura no Brasil e em Portugal. Para a análise, adotou-se a abordagem qualitativa, com uma perspectiva descritivo-interpretativa, sustentada em revisão bibliográfica, considerando estudos da Semântica, da Pragmática, da Retórica e de diferentes vertentes da Linguística. Nos textos analisados, foram identificadas sete marcas vinculadas à primeira pessoa do discurso para a construção de ethos e dez mobilizadores de ocorrência, que ancoram, gradativamente, o dito às imagens projetadas pelos produtores.
Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem experimental e interdisciplinar para o ensino da Lei de Hooke, por meio da construção e aplicação de um sistema massa-mola em turmas … Este artigo tem como objetivo apresentar uma abordagem experimental e interdisciplinar para o ensino da Lei de Hooke, por meio da construção e aplicação de um sistema massa-mola em turmas do 3º ano do ensino médio de uma escola pública em Palmeirais-PI. A atividade foi estruturada em três etapas pedagógicas: fundamentação teórica, experimentação prática com materiais de baixo custo e a análise dos dados obtidos. O experimento permitiu aos estudantes observar empiricamente que a relação de proporcionalidade entre a força aplicada e o deslocamento da massa depende da deformação elástica da mola, além de compreenderem o conceito de constante elástica no contexto da modelagem matemática com equações diferenciais. Os resultados evidenciam o potencial da prática investigativa no ensino de Física e Matemática, promovendo a aprendizagem significativa, o pensamento crítico e o protagonismo estudantil, conforme propõe a Base Nacional Comum Curricular. A proposta reforça a importância de estratégias ativas e contextualizadas para o ensino de conceitos fundamentais da ciência, favorecendo a articulação entre teoria e prática no ambiente escolar.
O ensino de língua na escola é permeado por uma série de desafios decorrentes de abismos existentes no nosso sistema educacional, que entre outros fatores, destaca-se a formação profissional, especialmente … O ensino de língua na escola é permeado por uma série de desafios decorrentes de abismos existentes no nosso sistema educacional, que entre outros fatores, destaca-se a formação profissional, especialmente no tocante a atuação do pedagogo, de formação generalista, responsável pelo ensino na primeira etapa da educação ensino fundamental. Neste sentido, discutir sobre aspectos inerentes ao processo de ensino como instrumentos balizadores, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC/2018), material didático, abordagens teóricas relacionadas ao ensino da língua como a Linguística Cognitiva (LC) e outros fatores que podem nortear a atuação pedagógica em sala de aula, torna-se fundamental para garantia de um ensino de qualidade. Assim, o presente estudo propõe uma reflexão sobre alguns questionamentos: O pedagogo tem na sua formação acesso ao conhecimento sobre as teorias linguísticas? Conhece e/ou poderia aplicar a abordagem da Linguística Cognitiva no seu fazer pedagógico? Tem acesso a formações que discutam sobre o tema? Consegue perceber como essa teoria pode estar presente na BNCC? O livro didático apresenta elementos e atividades respaldadas na LC? Este trabalho caracteriza-se como uma pesquisa de cunho teórico bibliográfico, de natureza exploratória, a partir da análise de uma unidade do livro didático intitulado “Buriti Plus Português 2º ano”, constituindo assim, uma abordagem qualitativa. O objetivo desta pesquisa é analisar e identificar elementos da LC, com foco na Gramática Corporificada, considerando o material didático como ferramenta importante no processo de ensino-aprendizagem. Foi possível concluir a urgente necessidade de repensar o ensino de língua materna na educação básica, sobretudo nos anos iniciais do ensino fundamental.
Ao refletirmos sobre o ensino da linguagem em sala de aula, é inevitável recorrer ao pensamento de Mikhail Bakhtin, que nos ensina que “todo enunciado possui uma forma relativamente estável, … Ao refletirmos sobre o ensino da linguagem em sala de aula, é inevitável recorrer ao pensamento de Mikhail Bakhtin, que nos ensina que “todo enunciado possui uma forma relativamente estável, que é determinada pela repetição e pela função social que desempenha em uma esfera específica da comunicação verbal” (Bakhtin, 2003, p. 262). O livro Práticas de linguagem e protagonismo juvenil ancora-se justamente nessa perspectiva: a de que os gêneros discursivos são mais do que formas de expressão — são formas de viver e (inter)agir no mundo. Dessa forma, são apresentadas aos leitores catorze oficinas pedagógicas, criadas por professores em formação, com base em experiências reais de estágio. Cada oficina tem como ponto de partida uma dificuldade didática concreta e propõe uma intervenção a partir do trabalho com gêneros discursivos diversos e atuais, que fazem parte da realidade escolar e extraescolar dos alunos, com enfoque no uso social da linguagem e na formação crítica destes. As oficinas propõem um trabalho a partir de gêneros discursivos que fazem parte do repertório extraescolar dos alunos, respeitando sua forma composicional, seu estilo e seu conteúdo temático, como propõe a teoria bakhtiniana. Em todas elas, o professor tem acesso à série a qual ela se destina, a carga horária, intervenção, prática de linguagem, campo de atuação e habilidades da BNCC, os materiais necessários e o passo a passo da aplicação. Por fim, são dadas sugestões de avaliação da aprendizagem do aluno e as referências para que os docentes possam se aprofundar melhor nas temáticas.